a Janota - '72

Post Reply

qual fica melhor?

actual
33
29%
tecto branco + Gas Burner
24
21%
tecto beije + BRM
57
50%

Total votes: 114

PutoMaluko

Post by PutoMaluko »

Eu acho q sou o unico q gosta do tecto branco :lol: mas BRM, sem duvida!
Image

nezz
★★

Post by nezz »

as BRM ganham, mas ainda não está decidido. mais uma vez obrigado :wink:
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Quaresma
✘✘✘✘✘

Post by Quaresma »

Deixa-a exatamente como estava no IIBBQ!!!

Aquela grade no tejadilho da-lhe charme mas o consumo vai subir...

:wink:

(tinhas a 2ª carrinha mais bonita do BBQ para quê inventar?? a 1ª era uma Westfalia verde que la andava :mrgreen: )
Tudo sabe melhor dentro duma Kombi...

Art_VW59

Post by Art_VW59 »

Para mim a carrinha está bem assim...
Votei na segunda porque gosto mais das jantes.
Qualquer uma que escolha sei que vai ser um projecto muito interessante.
Cumpts
have a nice trip with VW

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

nao mexia na cor.
rebaixava se fosse para andar em estrada; mas como esta "gigante" da sempre para ir a qq lado sem problema e pode ir aquelas praias refundidas que so de jipe
Teoria do Caos

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Olha q a côr da tua carrinha é um "old school" mild que fica muito bem...para não falar da suspensão "off road"! Comum interior custom classic arrazava! Abraços
Plastic cars sucks!

nezz
★★

Post by nezz »

voltamos agora ao início

a Janota é uma bay, modelo de '72 (ano de transição), que teve matrícula holandesa desde 31 de Janeiro de 1972. foi trazida para Portugal em 1983, sendo a sua matrícula de 11 de Agosto desse ano. este primeiro dono (em Portugal) vendeu-a em Outubro de 1987 ao senhor a quem a comprei. tinha 93487km

a Janota foi primeiro avistada por mim em Setembro de 2003, numa oficina/stand em Tremês, perto de Santarém. fiquei logo apaixonado pelas suas cores. falei com a Madalena desta minha paixão por pão-de-forma que vinha já desde a infância e destas conversas resultou a compra. fomos então ver melhor e estavamos na dúvida com esta (estava mais completa na altura - esta foto é de 2007)
ImageImage
mas como a Janota estava averbada como auto-vivenda, veio connosco

eram os últimos dias de Outubro e conduzi o meu primeiro VW a ar. era já de noite quando comecei a aventura de levá-la até Alcobaça. estava com algum receio por conduzir um veículo tão grande, mas correu tudo bem!

este era o seu estado
Image
Image
Image
Image
de notar as aplicações para levar um avançado, que já não existia.
[center]Image[/center]

pedrosplit
✘✘

Post by pedrosplit »

eu lembro dela neste estado, quando TENTEI falar com o teu pai para a comprar. pedi o teu telemovel e ele nao deu :)
passados uns dias volto a tua casa e a carrinha ja nao estava la. tempos mais tarde volto de novo e meu espanto estava toda arranjadinha.
posso dizer que nao estava muito ma para andar quando a vi na primeira vez
Teoria do Caos

nezz
★★

Post by nezz »

pois é, o meu pai é um pouco desconfiado!

antes do pequeno restauro, até estava boa para andar, só que a chapa não estava nas melhores condições. chapa não, fibra :evil: a quase toda a volta tinha cerca de 5-10cm, principalmente na frente, onde se encontrava já a desfazer.

ainda antes do restauro, a primeira grande viagem foi, claro está, a melhor combinação veículo/local em Portugal... Alentejo!Image foi no final de Março de 2004. 3 dias, cerca de 1000km, 100euros de gasolina (motor completamente desafinado) e muito boa disposição à mistura, resultaram numa grande viagem. aqui vão umas fotos
Image
o primeiro local onde dormi com a Janota - Barragem do Alqueva

aventurei-me por caminhos de terra
Image
Image
Image
tenho uma história desta última foto. neste caminho, passei por uma herdade onde tinham criação de porcos pretos. passei devagarinho para apreciar os ditos quando, para minha grande surpresa, um pequenino pôs-se a correr ao lado da carrinha e a tentar dizer alguma coisa. quando parava, ele também parava a olhar para a Janota. recomeçava a andar e lá começava ele a correr. isto durou cerca de 300 metros

como ainda estava a barragem a encher, encontrei vários caminhos assim
Image

Image
Reguengos de Monsaraz

umas fotos do antigo interior
Image
Image
Image

precalços desta viagem: a transmissão do lado direito começou a fazer tac-tac-tac (o mesmo problema da bay do jnar) depois de uma incursão em caminhos de terra; e um enorme susto - estacionei numa falésia em frente ao mar, puxei travão de mão e saí da carrinha. quando vou quase no canto do lado do condutor, a Janota começou a andar em direcção ao precipicio. felizmente deixei a porta aberta e foi enfiar-me o mais rápido possível lá dentro para a travar. correu tudo bem e consegui pará-la. apanhei cá um cagaçoImage
[center]Image[/center]

seixasbay

Post by seixasbay »

Espetáculo nezz!
Gde voltinha!Gostei do pormenor da prancha de boy lá no banco detrás! :wink: BODYBOARD RULES!!!
Tb espero dar umas voltinhas e umas surfadas pela nossa costa quando a mha estiver pronta...lá po fim do ano... :?
"Quem espera desespera...!"
LIFE´S SHORT... GO SURFING!!!
Waiting for BenFas since 2007...

jnar
✘✘✘✘✘

Post by jnar »

estou com o toiga.... :wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

nezz
★★

Post by nezz »

continuando as aventuras

depois da viagem ao Alentejo seguiu para um pequeno restauro de chapa, nas zonas mais problemáticas.

infelizmente não tenho fotos desse restauro e não o acompanhei muito, porque estava a ser realizado em Soure e eu a trabalhar na Benedita
Ainda não conhecia a garagem (sabia zero do que era um restauro), senão seria muito diferente, pois nem as borrachas tiraram para a pintura

fui buscá-la no em Fevereiro de 2006, depois de ano e meio de espera, para um tempo previsto de 6 meses
Image
esta é uma das imagens que mais gosto, junto com a Z50 do meu pai, também dos anos 70 e acabada de restaurar na mesma altura
[center]Image[/center]

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

Olha que gosto bastante dos estofos dos bancos da tua castanha, são bastante anos 60, e provavelmente originais, o que dá um ar muito retro. Devias de forrar o tejadilho por dentro, atenuava as variações de temperatura! Abraços
Plastic cars sucks!

nezz
★★

Post by nezz »

também adoro! a ver se encontro um padrão parecido, embora estes estejam guardados :wink:
[center]Image[/center]

nezz
★★

Post by nezz »

depois de vir da intervenção, foi altura de fazer uma limpeza no interior. para ser mais fácil tratar dos bancos, resolvi tirá-los tendo dessa forma melhor acesso a toda a superfície.
neste primeiro conjunto de fotos, a diferença entre o antes e o depois (a diferença da cor nas primeiras não é assim tanta, foram utilizados modos diferentes quando tirei as fotos)
ImageImage

ImageImage

um aspecto geral da diferença
Image

com a ajuda do meu pai, deu-se início à montagem do interior. primeiro começamos pela aplicação de isolante térmico e acústico da 3M

Image

também tivemos a ajuda do Pantera. ele fazia a parte de dormir :lol:
Image

a seguir, com os paineis antigos, fizemos os moldes para os novos. foram cortadas as madeiras, lixadas e envernizadas. depois, procedemos à sua colocação com rebites nos buracos já existentes que haviam sido feitos para os antigos. se optaram por este tipo de fixação, tenham muito cuidado porque a força resultante do rebite a partir é suficiente para ir à chapa exterior e provovar estragos

Image
Image
Image
nesta fotografia, onde faltam os paineis do lado direito, vou aplicar um pequeno armário de madeira, até à altura onde terminam os paineis

continua
[center]Image[/center]

Post Reply