Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post Reply
User avatar
seventropical
Posts: 8862
Joined: 24 Jan 2007 14:34
Location: Guimarães Portugal
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by seventropical »

Eu já não digo mais nada........... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
abraço
seventropical...... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by HUGO bOSS »

Trigo limpo jnar... :wink: ~
Parabéns pela grande coragem, mas pelo menos agora sabes de certeza que carrinha terás! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jcse »

Desta vez vai ser restaurada de dentro para fora. Da chapa até à tinta. Como tu próprio acabaste de descobrir, daqui a muito pouco tempo a tinta começava a fazer bolhas da ferrugem a aparecer por baixo. Assim até trabalhas mais à vontade sem medo de estragar a pintura. :roll:
Outra vantagem é que a carrinha fica mais leve :wink: Vai sair mais caro mas vais ficar com muito mais orgulho no restauro :mrgreen:
Eu no teu lugar faria o mesmo.

João
VW 1302 Jubilee

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jnar »

pois... o verdadeiro restauro começou com a limpeza por baixo e no hugo... Antes disso, foi só deitar dinheiro à rua (excepto, claro, o que foi feito no Vlad)

:evil:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
seventropical
Posts: 8862
Joined: 24 Jan 2007 14:34
Location: Guimarães Portugal
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by seventropical »

jcse wrote: Outra vantagem é que a carrinha fica mais leve :wink: Vai sair mais caro mas vais ficar com muito mais orgulho no restauro :mrgreen:
João
Não é só a carrinha que vai ficar mais leve....... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: já fui.... :D

um abraço Jnar
seventropical..... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jcse »

jnar wrote: Antes disso, foi só deitar dinheiro à rua (excepto, claro, o que foi feito no Vlad)

:evil:
Pensa antes que foi dinheiro gasto para aprenderes :wink: Acredita que vais usar esssa experiência em mais coisas da tua vida. Aprender a planificar e traçar objectivos é sempre importante. (é mais fácil de dizer que fazer :lol: )

João
VW 1302 Jubilee

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jnar »

@ seventropical: :evil: .. pois, tens toda a razão!

Image

@jcse: eu sei que isso é uma tentativa de ver as coisas de um modo positivo... mas não fui eu que decidi mal ou planeei mal... só achei que o tinha sido feito anteriormente, estava realmente bem feito, o que não se veio a verificar. Quando não temos experiência, é o que acontece.

Mas se serviu para aprender? Claro! Quanto mais não seja, aprendi a não me meter noutra :wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

User avatar
seventropical
Posts: 8862
Joined: 24 Jan 2007 14:34
Location: Guimarães Portugal
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by seventropical »

jnar wrote:enquanto andava a organizar e catalogar as peças, descobri algumas coisas que já nem me lembrava que existiam:

1º - vindos do 1º bbq da garagemvw

Image

Image

2º - os plásticos originais das portas

Image

com a "saia" que cai para dentro da porta, para a água não chegar aos paineis (Se não tiverem isto, não são eficazes e os paineis irão acabar por apodrecer)

Image

Image

Outra coisa que um garagista me tinha pedido: fotos da mesa desmontável....
Convém lembrar que esta mesa deve ter quase 45 anos

1º - o saco de transporte, com tudo lá dentro:

Image

2º - o tampo da mesa:

Image

Image

3º - os apoios do tampo:

Image

têm uns buracos para que possam encaixar nos pés,

Image

e uns apoios para o tampo,

Image

4º - e os pés,

Image

Image

Image

Image

5º - os suportes do tampo, encaixam nos pés, desta forma:

Image

Image

Image

6º - e o tampo desenrola-se sobre os suportes, desta forma:

Image

e prendem-se às travessas que servem de apoio, desta forma,

Image

Não sei se isto será fácil de duplicar....
Eu gosto bastante dela, por ser prática e fácil de montar/desmontar.
Para além disso, sempre fez parte do material obrigatório da carrinha:

Image
há uma a venda na vw camper...... :idea:
http://vw-camper.fr/viewtopic.php?f=24&t=10125

seventropical....... :wink:
Image
http://www.seven32.skyblog.com/

Carochas do Berço - Parque do Triângulo Comercial. Encontro Mensal - Ultimo Domingo - 10:00 horas.

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jcse »

Temos que ver as coias sempre de um modo positivo. :wink:

João
VW 1302 Jubilee

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jnar »

então, tentando ver as coisas sempre de um modo positivo, continuámos o trabalho da treta.... mas mesmo com a ajuda da salamandra do Hugo, dois pares de calças e outras tantas camisolas, comprovei que não estou nada habituado a este frio.... :oops:

Image

de qualquer forma e ainda que com muitos espirros pelo meio, a coisa foi avançando:

(já sem a tampa da mala e esta, também já não tem o vidro)
Image

e este lado já está quase a 100% (falta algumas zonas que vão ser limpas com jacto de areia)

Image

e como já tinhamos falado, resoveu-se também dar uma vista de olhos no canto que já tinha sido mexido no Vlad.
Não que estivesse mal feito, mas como ainda tenho comigo uma parte da amarela que nunca foi usada, vamos fazer ali, uma pequena alteração :wink:

Image

Image

... e está quase pronta!


(só falta o quase :lol: )
Last edited by jnar on 03 May 2010 15:39, edited 1 time in total.
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

HUGO bOSS
Site Admin
Posts: 25808
Joined: 24 Jan 2007 19:17
Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by HUGO bOSS »

Isso está andando bem... falta realmente o "quase"... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira



"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jnar »

:D .... é preciso é ver as coisas de um modo positivo!

Bom, dizia eu há alguns dias que estava um frio desgraçado... " ah e tal, acender a salamandra" :lol:

nããããããã... estava totalmente enganado!

Isto sim é que é um frio do caraças:

Image

Image

Image

No centro de Tondela, estava bem pior... confesso que nunca tinha visto isto assim :shock:
...e a Serra do Caramulo, às 4 da tarde, ainda com grandes zonas cobertas de neve e gelo:

Image

Image

Que saudades do Verão, dos banhos à meia-noite com a água a 29º 8)

Image

Image

bom, mas avançando....
Depois de mais uma dose de decapanço, tirando o resto do tejadilho e o interior, está praticamente com a chapa à mostra... que strip! 8)

Image
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jnar »

Image

Image

mas entretanto, o decapante que o Hugo usa, da Sotinco, acabou e tive que usar um outro que tinha adquirido no centro de Tondela, da Dyrup - Bondex decapante universal.

Image

A grande diferença é que o decapante da Sotinco seca mais rapidamente e é muito mais rápido a actuar... passados poucos minutos, a tinta fica assim.... aliás, vê-se e ouve-se a tinta a encarquilhar:

Image

Image

mas como seca muito mais depressa, temos que retirar e voltar a passar mais para tirar a camada que está por baixo.. e assim sucessivamente, até chegarmos à chapa.
Ora, com o decapante Bondex, a acção foi totalmente diferente. Depois de aplicar, esperei, esperei.. e esperei mais um bocado e o que via era isto:

Image

Image

Achei, ao princípio, que o decapante era uma treta. Lê-se na lata que "retira até 10 camadas de tinta de uma só vez", pois sim!... Ainda tentei raspar para ver se saía algo, mas nada.. a espátula deslizava na tinta e o decapante saía sem fazer efeito :evil:
Sendo assim, resolvi fazer o que devia ter feito logo no início.... ler as instruções (típico Tuga! :lol: ) ..."blá, blá,b blá....camada generosa... esperar 5 a 20 mins... blá, blá, tinta texturada - 1hora ou mais... etc e tal."
Sendo assim e como tinha comigo a chave do Hugo (e também porque já eram quase dez da noite), resolvi aplicar uma camada generosa e voltar no dia seguinte, pela fresca (menos fresca que no dia anterior e ainda bem 8) ). E qual não foi o meu espanto quando, ao chegar, reparei que a tinta estava neste estado:

Image

Image

Image

De facto, demorou muito mais tempo a fazer efeito... mas também é verdade, que na maior parte da área onde o apliquei, todas as camadas de tinta, primário e betumes, saíram à primeira.
Fantástico!

Image

Ainda deixei uma camada a actuar durante o resto do dia de hoje (ou ontem, terça) para que o hugo me faça o favor e limpe hoje, quarta, quando chegar.

Concluindo: pelo que vi e fiz, aconselho a usar o da Sotinco para se ir fazendo e avançando durante o dia e usar o da Dyrup para ir actuando durante a noite... vou fazer isso no resto que me falta :wink:
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

jcse
✘✘✘
Posts: 2372
Joined: 24 Jan 2007 14:39
Location: Leiria

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jcse »

Agora sim, estou a gostar do que vejo. Era só tinta velha e ía dar problemas mais cedo ou mais tarde. Temos que ver o lado positivo. Eu ontem parti o motor da minha westfalia. O lado positivo é que agora vai ficar arranjado como deve ser :mrgreen: e no verão já posso ir descansado para França, Italia e Suiça :wink:

João
VW 1302 Jubilee

jnar
✘✘✘✘✘
Posts: 4218
Joined: 24 Jan 2007 14:27
Location: somewhere, over the rainbow....
Contact:

Re: Restauro, transformação, recuperação de uma carrinha de 68

Post by jnar »

"só tinta velha"... é uma forma de dizer.... porque na realidade, a pintura original tinha sido bem lixada e por cima dessa, estava uma bonita camada de tinta nova, que apenas por meia-dúzia de vezes é que tinha visto a luz do dia.... :wink:
Que desperdício, caraças... que desperdício!

e é isso que me custa, quando estou a fazer isto ou sempre que vejo estas fotos :evil:

e passeio pela Europa? também quero! Há espaço para mais um?
VENDO - Tampa da baía do motor - Clique aqui!
VENDO - Luz traseira de nevoeiro HELLA - Clique aqui!

Post Reply