Dona Bimba - Splitscreen de 1966

Post Reply
nezz
★★

Re: Dona Bimba - Splitscreen de 1966

Post by nezz »

ou assim (este é de carocha)

Image
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

boas

esta ponteira que te venderam é de uma baywindow e não serve nas splits, a correcta tem que fazer uma pequena curva para passar por baixo do parachoques e falta-te também as abraçadeiras para unir as ponteiras que não vem nesse kit de juntas

Image

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Isto da ponteira errada aconteceu-me também na Gilda de 66: a solução foi porrada a quente e rebarbadora... :roll:

O material tem sempre razão, a não ser que a gente tenha um martelo pesado... (não conselhável a cardíacos...)

Penso que a origem destas confusões é a proximidade em 66 do fim de produção das Split e inicio das Bay, o que leva a alguma confusão entre o material certo, não só para o ano, mas em relação ao mês de produção.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

lovebus

Post by lovebus »

Ora então,cá vamos ...
Em relação a eventualmente utilizar o prato antigo da embraiagem com o novo disco,está completamente fora de questão. Palavra de Quinzinho é sábia e sagrada,pelo menos no que respeita à mecânica,e como ele diz :
- "Ovelhas não é para mato".
O kit novo vai mesmo ser todo aplicado em conjunto,podendo ser o disco aproveitado depois de bem limpo com gasolina e seco ao sol.

Nezz,o que pretendo em relação ao velocímetro da Dona Bimba é um esquema de montagem com as partes constituintes(se é que existe) do fabricante,ou coisa parecida. Mas um esquema semelhante ao que apresentas-te do velocímetro do carocha também dava. É que estou com umas pequenas dúvidas numa semi-anilha que lá tem,mas de qualquer das formas,obrigado.

Miguel Brito,o velocímetro da Gilda é o mesmo modelo da Dona Bimba? Com que então temos que dar pancada na ponteira de escape? Tá boa,e eu que tive o cuidado de especificar o modelo e ano da moça. Chiça.

wwtt,será que podes colocar uma foto da ponteira de escape com a tal curva de que falas ? Já tou a ver que vou ter que ouvir do Quinzinho.

Obrigado a todos e abraço.

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

Miguel Brito wrote:Isto da ponteira errada aconteceu-me também na Gilda de 66: a solução foi porrada a quente e rebarbadora... :roll:

O material tem sempre razão, a não ser que a gente tenha um martelo pesado... (não conselhável a cardíacos...)

Penso que a origem destas confusões é a proximidade em 66 do fim de produção das Split e inicio das Bay, o que leva a alguma confusão entre o material certo, não só para o ano, mas em relação ao mês de produção.

basta comprar o material correcto e nada disso é preciso
Image

compro sempre um kit que trás a panela de escape completa com todas as ponteiras, abraçadeiras e juntas que fica muito mais barato que comprar ás peças e vem tudo correcto
mas também se vende em separado essa ponteira

lovebus

Post by lovebus »

Boas vwtt.

Obrigado pela correção,eu já tinha visto no tópico da Gilda a situação que o Miguel teve que enfrentar com a ponteira do escape. Mas só se iria dar conta de que a ponteira é a errada para a Splitscreen quando se fosse a colocá-la no sítio ou então depois de aplicada seria impossível colocar o para choques traseiro.
E essa ponteira encaixa no tubo de escape que eu encomendei ? E tens essa ponteira para vender em separado ?

Obrigado pelo esclarecimento.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

Quem sabe sabe, o vwtt sabe muito, é idêntica à ponteira para a panela do rato de 1 saída a do rato é direita não é curva, tem de passar por baixo do para-choques.
Ai quando eu tiver uma carrinha :oops: :oops:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Carlos Baptista
✘✘✘✘✘

Post by Carlos Baptista »

Ora bem!
Quem está ao pé do pano é que talha a obra! :D
É evidente que, se o prato está na sucata... 1ª forma.
Já cá não está quem falou.
O que eu queria dizer, talvez um pouco mal "acomparado", será como um sujeito de 60 anos com uma mulher de 30.
Alguma coisa vai ceder - e não deve ser ela! :D
Image

lovebus

Post by lovebus »

Ora vamos lá a novidades.
A dita da barra de direção chegou finalmente passados 3 meses,arre! Tive também que pedir as restante peças do kit de montagem do escape,pois aquilo que me enviaram estava incompleto.
-"Ah, que rico prato de embraiagem novinho!"
É novinho sim senhor,mas olhem só a triste figura do dito cujo antes de ser aplicado.
Image
Image

Está lindo,não está !? Esteve sempre dentro da caixa juntamente com o disco e o rolamento.Um certo dia levei-o para a oficina e meti-o dentro da carrinha que estava cá fora coberta com a capa da Justkampers.A carrinha sem ponta de humidade e o prato fica neste estado.
Diz o Quinzinho :
-"Ó Décio,eu quando o tirei da caixa fiquei estupefacto."
Quer-se dizer,o prato velhinho que lá estava é que poderia ter alguns motivos de ter alguma corrosão,mas não, está impecável tirando o desgaste.
É o material de merda que se fabrica hoje,os fabricante querem ganhá-lo todo de uma vez e daqui a nada nem sabemos o que estamos a comprar.Mas ainda vou ter pedir algumas satisfações a quem me vendeu o kit,mas adiante.
Quado chegou a altura de nos virar-mos para a panela de escape eis que surge outra surpresa das jeitosas,as saídas dos colectores de escape estavam soldadas à panela de escape.
"-O filho da p*ta que fez este serviço é que deveria estar aqui a resolver isto.Ai fo**sse vai-me soldar a saída do colector à panela ?" Diz o Quinzinho danado e benzendo-se(acho eu).
Fez-nos lembrar uma situação há bem pouco tempo em que levaram lá um carocha de 1963 para afinar o carburador e mudar o óleo,e em que o bujão do óleo estava soldado.
Aqui o momento do corte.
Image

Aqui já depois de cortadas.
Image
Image

E aqui podem ver a panela improvisada que lá estava,são trabalhos de remedeio.
Image
Image

Voltando à situação do kit da embraiagem,ponderou-se a possibilidade de trocar o prato,mas quanto tempo mais teria eu que esperar por um prato ou kit novo nas devidas condições? É que a DB-73-00 já não anda na estrada desde Dezembro.Entretanto o Quinzinho começou a remover a ferrugem superficial do prato com uma escova de arame pequenina e suave e disse:
-"Vamos aplicar este. A ferrugem esta a saír e não chegou a "morder" o metal."
Pois bem e assim foi,aplicou-sse o kit novo da Sachs com uma pequena alteração,a falange do prato antigo foi aplicada no prato novo porque dava mais segurança para desembraiar.A falange do novo prato tem um diametro exterior mais pequeno e não oferece tanta confiança.
-"Chama-se a isto método de trabalho meu amigo." Disse o Quinzinho. E a verdade é que o homem sabe e nunca ponho em causa o serviço dele.
Aqui a nova embraiagem já aplicada.
Image

A falange do prato novo que foi substituída pela antiga.
Image

Lembram-se que o vwtt alertou-me para o facto de que a ponteira de escape que me enviaram não era para as Splitscreen mas sim para as Baywindow,mais uma treta para resolver com quem me vendeu o conjunto da panela de escape.Será que sabem o que estão a vender e para que modelo se aplica? Enfim!
O Rodrigo(vwtt) foi um "pétaculo" e sincero acima de tudo e alertou-me para algumas coisas das quais me vou apercebendo.Ele tinha uma ponteira de escape disponível para Splitscreen e enviou-me por correio.Obrigado Rodrigo.
Aqui podem ver as diferenças entre as duas ponteiras.
Image
Image
Image

E pronto,para já é isto. A ver se esta semana o motor vai para o sítio dele com a panela de escape nova e faltam aplicar as ponteiras de direção e a barra.Hoje quando saír do trabalho vou passar na oficina a ver se já há novidades.

Abraço.

Speed

Post by Speed »

lovebus wrote: Lembram-se que o vwtt alertou-me para o facto de que a ponteira de escape que me enviaram não era para as Splitscreen mas sim para as Baywindow,mais uma treta para resolver com quem me vendeu o conjunto da panela de escape.
Será que sabem o que estão a vender e para que modelo se aplica? Enfim!

Não digas nada. É um sem-fim de peças para a frente e para trás, nisto quem ganha são os CTT... :mrgreen:

Tenho que dizer que acho sinceramente que os fornecedores (e aqui incluo fábricas, responsáveis pela encomenda original, e revendedores) TÊM de verificar a veracidade e correspondência das peças.

É fácil sacudir água do capote, e dizer que "ah e tal, na caixa diz que é isso", mas e então?
Estamos a pagar para quê? :evil:

E isto é aplicável a todos os intermediários - quem encomenda tem que verificar se o faz correctamente; depois, tem que verificar se a fábrica está a fabricar (e identificar) correctamente a peça.
Depois, tem a obrigação de vender a peça correcta, e devidamente identificada.
Os intermediários, DEVEM verificar se tudo está conforme, são mais uma peça na cadeia e é com esse trabalho que justificam a percentagem que cobram no preço final ao cliente. :!:

Assim, é uma incrível falha de produtividade, são veículos que ficam parados semanas a mais do que o necessário porque as peças não chegam ou chegam erradas, são oficinas que ficam com veículos parados e a encher espaço, é um sem-fim de chatices e problemas...

Atenção que já nem falo no problema da qualidade... só do CONTROLO DE PEÇAS!!!
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

estás lá speed ;) chama-se a isso aviar o cliente e não atender. é uma questão de mentalidade e método de organização e trabalho, muito reinante em Portugal.

vwtt
✘✘

Post by vwtt »

speed podes bem dizer, onde é que eu já vi isto :D :D :D

após vários trambolhões, carros pendurados no elevador dias e dias à espera das peças correctas, estou de momento contente com os meus fornecedores

lovebus

Post by lovebus »

Adiante,que o tópico é sobre a Bimba.Mas já vi que se passa o mesmo convosco.
A moça ficou a circular na 4ªfeira passada à noite.De 3ª para 4ªfeira o Quinzinho esteve na oficina até às 4h30m da matina de volta dela,ele é que se passa! 8)
Só para começar,o som que ela imana com a nova panela de escape é muito diferente comparado antes da intervenção cirurgica,e a traseira está mais agradável e dentro da originalidade para além de que o motor terá mais rendimento e o consumo será menor,espero eu.Aquele conjunto aplicado fica que é um "luxo".
Image
Image

Claro está,a dita da barra da direção e as respectivas ponteiras no devido lugar.
Image
Image
Image

Na 6ªfeira tive que alinhar a direção.
Image

E no sábado foi dia de IPO,chego à secretaria e apresento a última folha da última IPO e que marcava como prazo de validade 14/01/2011,e diz-me o homem:
-"Isto já caducou."
Eu:
"E quê? O que é que isso implica?Que em vez da reinspeção(7€ e pico) vou ter que pagar de novo a inspeção completa(28,18€) ?
Homem:
-"Sim,e vai ter que ser feita a inspeção completa."
Eu :
-"Que assim seja,eu quero é andar com ela".
Enquanto a menina estava na linha de testes,claro está que como qualquer vw clássico foi alvo de atenção e comentáris dos restantes utentes.Um deles pergunta a alguém pelo meio da conversa:
-"De que ano é que é?"
A minha namorada tinha ido comigo, ouviu a pergunta e respondeu:
-"É de 66."
E o senhor insistiu.
-"Não,não.De que ano é que é?"
E a minha namorada:
-"É de 66".
No teste das luzes,um dos técnicos:
-"Mínimos,médios,máximos...máximos,máximos.
Eu :
-"Já está".
Técnico:
-"Ok."
Quando chega a parte de medir os gases do escape diz o técnico(o mesmo que me atendeu na secretaria) com mais experiência para o novato que esteve a verificar as luzes :
-"Olha que o motor é atrás."
Há outra voz pelo meio que diz:
-"Isto é que eram carros de guerra".
Enquanto outro se aproximava do vidro traseiro da rapariga e espreitava lá para dentro.
Entra o técnico experiente para dentro da carrinha para fazer os testes aos eixos,e pergunta-me :
-"A 1ª é para trás ou para a frente?
Eu:
-"É prá a frente."
É pá,o homem esteve ali um bocado,ora para trás,ora para a frente e sempre a carregar no comando e a olhar para o monitor e a ver os resultados.E eu a desconfiar de alguma coisa:
-"Só espero que não reprove de novo,chiça,depois de tanto tempo à espera das peças e de estar sempre a chatear o Quinzinho,e depois do prato da embraiagem com ferrugem,do kit de montagem que veio por duas vezes,da ponteira de escape,dos colectores soldados à panela de escape antiga...não me vais reprovar,pois não?"
Saio da linha de testes e fico á espera da folhita verde. Quando vejo o técnico a saír com a folha na mão,reagi para comigo:
-"All riht."
Vem o técnico,e diz:
-"Olhe que a roda traseira do lado direito não está a travar nada,vai ver isso não vai?"
Ao qual respondi :
-"Pois está claro que sim".
O técnico:
-"Vá-sse lá embora,para eu não a reprovar a 2ª vez".

São flexiveis os moços.
O andar da carrinha está muito melhor,o motor responde melhor e cumpre com o que lhe é exigido.Ainda dá mais vontade de conduzir a Dona Bimba.

Até já 8) .

nezz
★★

Post by nezz »

e o barulhinho novo, um espectáculo, não é?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

nuty

Post by nuty »

linda a Dona Bimba, bons km nela...
Image

Post Reply