E no dia 1 de Abril de 2010 (muitos não acreditaram pensavam que era mentira) fui para a oficina.
Devo dizer que eu como informático (Desenvolvimento de Software WEB e GUI .NET) não tenho muito tempo para outras actividades, não é a minha área os restauros, nem tão pouco a mecânica, chapa, pintura e afins, mas vontade de aprender nunca me faltou... como tal comigo é sempre mãos á obra... felizmente as minhas mãozinhas não servem só para carregar nas teclas....

:D
Bom mal cheguei, tive a oportunidade de pela primeira vez conduzir o Pão de Forma, foi meter a trabalhar e dei uma voltita com ele (mesmo sem bancos) ali pela rua e estacionei-o dentro da oficina...
Estabeleci um plano inicial para o que iria fazer no pão de forma daí em diante.... Para começar, é meu objectivo fazer um restauro total, ou seja, leva-lo até ao osso e remover todo e qualquer podre/ferrugem que tenha...quero ver a cor da chapa...a brilhar

... Para tal o plano é remover tudo o que são peças que se podem desaparafusar (ou mesmo utilizar o berbequim

), cataloga-las e arrumar num espaço somente para o efeito e cedido pelo meu amigo... depois de tudo desmontado vou começar por trabalhar o fundo do pão de forma, como tal irei vira-lo sobre pneus para melhor o fazer....tratar dos eixos e afins para quando pronto por baixo (lixado, tratado e pintado) meter eixos de novo e começar a tratar da carroçaria... assim já se torna mais fácil andar com ele para um lado e para o outro na oficina e mesmo para a estufa...
Quanto ao tempo que tenho para o restauro, o mesmo é muito pouco, consigo alguns dias sair mais cedo e estar na oficina desde as 17:00 até ás 19:00 (hora de fecho e em alguns dias um pouco mais tarde) e aos sábados de manhã, mas nem todos pois tenho quase sempre alguma coisa combinada...
Assim sendo a primeira coisa que fiz foi retirar o motor, aquilo é mesmo muito fácil 4 parafusos e já está

com um macaco por baixo em ½ hora tinha o motor fora…o motor aparenta estar em bom estado mas vou deixa-lo num brinco…mas será mais para a frente…

Não sendo um grande expert da matéria mas parece-me que este motor é um M240 low compression 40hp portanto um 1500 e o carburador é um Solex
Como ainda tinha algum tempo, aproveitei para remover as ópticas, piscas tanto á frente como atrás, espelhos, limpa brisas…
Removi o pára-choques dianteiro já que o traseiro já tinha sido retirado

Removi tudo o que era puxadores e trincos…

Retirei também os vidros do lado direito da carrinha…
E ainda sobrou tempo para retirar o depósito, que foi o que mais trabalho deu…aquilo para tirar foi o que foi, nem quero imaginar estar a colocar no sítio depois de pintado…vou ter de dar seguramente alguns retoques…:D
Os bancos como já tinha falado, já os tinha “esfolado” todos e lavado todo o ferro… tem de ser tratado e depois estufado… No entanto falta-me a parte debaixo do ultimo banco..pelo que vejo na minha carrinha, na frente leva 3, logo atrás leva mais três em que umas costas dobra e atrás apenas tenho o encosto das costas..não tenho a base :d alguém arranja disso? Ou será que aquelas costas foram uma invenção do antigo dono?? Depois tiro fotos daquilo e coloco aqui…
Bom esta viatura, como vão poder reparar e se calhar já notaram pela bela forma como foi pintada

ou seja as portas brancas e o resto laranja

era reparada (ou estragada) / retocada somente para colocar a andar e assim tinha um pouco de tudo…tinha lá dentro um monte de cortinas, nas portas tinha penduradas um vasos de plástico para colocar coisas (lixo vá), o antigo por assim dizer não tinha muito dinheiro para investir nela e assim ia só retocando, aquele branco e laranja foram dado por cima de um verde claro que tinha e de um cinza que poderia ser a cor original…essa sua acção no entanto acabou por até resguardar a chapa..isso agradeço-lhe mas que ficou feia ficou

…os puxadores até estão de branco, bem como aros das safari etc etc…mas a parte melhor é o volante, era de uma Ford Transit antiga…com um símbolo da VW lá colado com uma mola e umas chapas para accionar a buzina

engenhoso…
Aproveito para dizer que as fotos são tiradas no inicio do dia seguinte ao trabalho realizado, pelo que algumas coisas que relato já nas fotos não estavam
Quanto aos documentos a coisa não está fácil, acontece que o antigo dono como já referi faleceu, a carrinha pertence agora á filha da minha colega, que já estava divorciada do antigo dono, como a filha é menor apesar de já ter a Habilitação de herdeiros e o papel do notário a dar poderes á mãe como sendo a sua tutora é preciso ainda um documento do tribunal, passado pelo juiz a dizer que a mãe pode vender aquele monte de sucata com mais de 50 anos

.. alguém tem bons contactos? Eu em principio consigo que me arranjem essa dita declaração mas ainda não é certo…
Abraços