"Helena Costa" - Kombi Splitscreen de 1967

HUGO bOSS
Site Admin

Re: Kombi Splitscreen de 196e

Post by HUGO bOSS »

:D Muito obrigado pela tua atenção...
Preciso realmente é de fotos da zona onde se vê o trinco, nesta foto... se pudesses medir até... agradecia-te! :wink:

Image
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

HUGO bOSS wrote::D Muito obrigado pela tua atenção...
Preciso realmente é de fotos da zona onde se vê o trinco, nesta foto... se pudesses medir até... agradecia-te! :wink:

Image
Pretendes saber no pilar onde fica o fecho do trinco (onde a porta vai fechar)? queres que tire a medida desde o "chão" até ao local onde está o trinco? Eu neste momento já tenho isso tudo desmontado mas consigo-te tirar uma foto e até posso lá colocar de novo esse trinco e tirar foto...

Abraços

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

E no dia 1 de Abril de 2010 (muitos não acreditaram pensavam que era mentira) fui para a oficina.
Devo dizer que eu como informático (Desenvolvimento de Software WEB e GUI .NET) não tenho muito tempo para outras actividades, não é a minha área os restauros, nem tão pouco a mecânica, chapa, pintura e afins, mas vontade de aprender nunca me faltou... como tal comigo é sempre mãos á obra... felizmente as minhas mãozinhas não servem só para carregar nas teclas.... ;):D

Bom mal cheguei, tive a oportunidade de pela primeira vez conduzir o Pão de Forma, foi meter a trabalhar e dei uma voltita com ele (mesmo sem bancos) ali pela rua e estacionei-o dentro da oficina...
Estabeleci um plano inicial para o que iria fazer no pão de forma daí em diante.... Para começar, é meu objectivo fazer um restauro total, ou seja, leva-lo até ao osso e remover todo e qualquer podre/ferrugem que tenha...quero ver a cor da chapa...a brilhar :D... Para tal o plano é remover tudo o que são peças que se podem desaparafusar (ou mesmo utilizar o berbequim :D), cataloga-las e arrumar num espaço somente para o efeito e cedido pelo meu amigo... depois de tudo desmontado vou começar por trabalhar o fundo do pão de forma, como tal irei vira-lo sobre pneus para melhor o fazer....tratar dos eixos e afins para quando pronto por baixo (lixado, tratado e pintado) meter eixos de novo e começar a tratar da carroçaria... assim já se torna mais fácil andar com ele para um lado e para o outro na oficina e mesmo para a estufa...
Quanto ao tempo que tenho para o restauro, o mesmo é muito pouco, consigo alguns dias sair mais cedo e estar na oficina desde as 17:00 até ás 19:00 (hora de fecho e em alguns dias um pouco mais tarde) e aos sábados de manhã, mas nem todos pois tenho quase sempre alguma coisa combinada...

Assim sendo a primeira coisa que fiz foi retirar o motor, aquilo é mesmo muito fácil 4 parafusos e já está :D com um macaco por baixo em ½ hora tinha o motor fora…o motor aparenta estar em bom estado mas vou deixa-lo num brinco…mas será mais para a frente…
Image
Image
Não sendo um grande expert da matéria mas parece-me que este motor é um M240 low compression 40hp portanto um 1500 e o carburador é um Solex
Image
Image

Como ainda tinha algum tempo, aproveitei para remover as ópticas, piscas tanto á frente como atrás, espelhos, limpa brisas…
Removi o pára-choques dianteiro já que o traseiro já tinha sido retirado
Image
Removi tudo o que era puxadores e trincos…
Image
Retirei também os vidros do lado direito da carrinha…
Image

E ainda sobrou tempo para retirar o depósito, que foi o que mais trabalho deu…aquilo para tirar foi o que foi, nem quero imaginar estar a colocar no sítio depois de pintado…vou ter de dar seguramente alguns retoques…:D
Image

Os bancos como já tinha falado, já os tinha “esfolado” todos e lavado todo o ferro… tem de ser tratado e depois estufado… No entanto falta-me a parte debaixo do ultimo banco..pelo que vejo na minha carrinha, na frente leva 3, logo atrás leva mais três em que umas costas dobra e atrás apenas tenho o encosto das costas..não tenho a base :d alguém arranja disso? Ou será que aquelas costas foram uma invenção do antigo dono?? Depois tiro fotos daquilo e coloco aqui…
Image

Bom esta viatura, como vão poder reparar e se calhar já notaram pela bela forma como foi pintada :D ou seja as portas brancas e o resto laranja :D era reparada (ou estragada) / retocada somente para colocar a andar e assim tinha um pouco de tudo…tinha lá dentro um monte de cortinas, nas portas tinha penduradas um vasos de plástico para colocar coisas (lixo vá), o antigo por assim dizer não tinha muito dinheiro para investir nela e assim ia só retocando, aquele branco e laranja foram dado por cima de um verde claro que tinha e de um cinza que poderia ser a cor original…essa sua acção no entanto acabou por até resguardar a chapa..isso agradeço-lhe mas que ficou feia ficou :D…os puxadores até estão de branco, bem como aros das safari etc etc…mas a parte melhor é o volante, era de uma Ford Transit antiga…com um símbolo da VW lá colado com uma mola e umas chapas para accionar a buzina :D engenhoso…
Image

Aproveito para dizer que as fotos são tiradas no inicio do dia seguinte ao trabalho realizado, pelo que algumas coisas que relato já nas fotos não estavam :D

Quanto aos documentos a coisa não está fácil, acontece que o antigo dono como já referi faleceu, a carrinha pertence agora á filha da minha colega, que já estava divorciada do antigo dono, como a filha é menor apesar de já ter a Habilitação de herdeiros e o papel do notário a dar poderes á mãe como sendo a sua tutora é preciso ainda um documento do tribunal, passado pelo juiz a dizer que a mãe pode vender aquele monte de sucata com mais de 50 anos :D.. alguém tem bons contactos? Eu em principio consigo que me arranjem essa dita declaração mas ainda não é certo…

Abraços

Speed

Post by Speed »

Boa sorte no restauro, mas eu acredito que precisas MAIS sorte com os papéis... :D
Image Image Image
Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

Mais um dia de trabalho, no dia 9 de Abril foi dia mexer na carrinha, sai mais cedo do trabalho e meti mãos á obra.

Desmontei mais umas coisitas, retirei vidros e aproveitei para tirar umas fotos por baixo…

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Abraços

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

Bem, isto é que foi um tiro de sorte dos grandes. Parabéns pelo achado. Só ainda não percebi se a carrinha é europeia ou sul-africana, mas seja como fôr, será que precisava mesmo dessa desmontagem total? Pelas fotos, aparenta estar razoável e secalhar com pouco trabalho tinhas a carrinha pronta para andares no verão.

Mas já que começaste... votos de bom trabalho.

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

Boas Split,

Ela ser Europeia ou Sul Africana, só mesmo o antigo dono sabe...o que ouvi falar foi que foram feitas duas de umas agora o que era de uma ou de outra não sei...o mais certo foi utilizar os docs de uma Europeia com partes de outra...visto que o volante está á esq. e não á drt como é na Africa do Sul...

Quanto a ser necessário restauro total, bom se calhar não era, mas estar a arranjar mais ao menos para daqui a uns anitos ter de a recuperar toda e se calhar já com podres...Ela para ir á inspecção tinha de levar um forte arranjo, faltavam-lhe os bancos ou seja tinha de mandar estofar, tinha de meter piscas, arranjar a parte electrica, mudar fechos, etc etc... Ia gastar no meu entender dinheiro á toa para depois ter de desmontar tudo..assim aproveito e meto-a já como quero e já que até está em bom estado, pelo menos pelo que se vê, pois pode ter algo escondido por baixo, não corro o risco de ficar com uma bomba pronta a apodrecer.. alem de que me dá mais prazer andar com uma coisa sabendo como está de facto... Se formos a vêr bem o desmontar tudo é um bocado relativo..aquilo tem uma duzia de peças soltas :D pouco mais...

Abraços

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

calma... umas feitas a partir de outras? cuidado com isso, esclarece bem esse assunto antes de gastares o teu dinheiro...

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

SplitBusFan wrote:calma... umas feitas a partir de outras? cuidado com isso, esclarece bem esse assunto antes de gastares o teu dinheiro...
O que me parece que poderá ter sido feito, não é nada de mais, foram provavelmente retiradas algumas peças de outras para colocar nesta, paineis, vidros, etc etc... o que importa é o que a carrinha é e o que está no livrete..tudo o resto desde que seja igual está tudo bem... quanto aos papeis a coisa não vai ser muito facil, visto que vai ser precisa uma autorização de um Juiz para se poder passar a carrinha para o meu nome... já estou a puxar dos meus cordeis mas vou ter custos que nãoi estava a contar...

Abraços

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

bate tudo certo com livrete? verifica bem isso, olha que não é só o nº de chassis que tem de coincidir.

quanto à mudança de nome, vais usar o usucapião?

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

SplitBusFan wrote:bate tudo certo com livrete? verifica bem isso, olha que não é só o nº de chassis que tem de coincidir.

quanto à mudança de nome, vais usar o usucapião?
Pois ainda não tenho o livrete....mas se falhar cores é o que menos me importa pois mesmo que não esteja a cor que quero, vou mudar...

quanto ao usucapião o que é isso??? é alguem daqui??

Abraços

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

ainda não tens o livrete e já andas no desmanche... isso é que é optimismo, mas não quero ser agoirento.

o usucapião é um conceito jurídico, que - de uma forma resumida - permite a aquisição de um bem pelo uso. pensei que fosse esse o processo que fosses utilizar para colocar a carrinha em teu nome.

nmsalves76

Post by nmsalves76 »

Esquece ..assim de repente não percebi o que dizias quanto ao usucapião... sim mas não é esse o caso, a carrinha tem matricula, está activa, não tenho os docs pois a pessoa faleceu e só ela sabe onde estão...quanto a estar a mexer já na carrinha, a pessoa que me a deu é de confiança e como tal tudo fará para que vá para meu nome, vamos avançar com uns conhecidos juizes a fim de se obter o dito papel, caso contrario, pede-se segunda via e depois quando a menor fizer 18 anos vai para o meu nome :D...faltam 5 anos para tal... vou conseguir mesmo antes disso, no entanto vou tentar uma vez mais noutra conservatoria...

Abraços

nmsalves76

Re: "Helena Costa" - Kombi Splitscreen de 1967

Post by nmsalves76 »

Boas Tardes,

Tenho boas noticias...depois de tantas voltas, de ouvir tanta estupidez, lá fui eu á Loja de Cidadão de Setubal... A ideia era ir a um local afastado da cidade :D... não sei porque mas estava com o filling que a coisa assim ia resultar...
pois é a senhora estava um bocado baralhada com a questão, dava ideia que situações daquelas seria mesmo a primeira vez... viu tudo, leu tudo... e no fim perguntou a uma colega como se procedia aquilo :D...a colega disse, diz ao Sr. para escrever que toma conhecimento que está a adquirir uma viatura a uma menor e que assine :D... como se isso altera-se alguma coisa... bom o que é certo é que paguei e aguardo agora receber os papeis... a vêr vamos...depois de estar no meu nome as coisas já mudam de figura...

Entrentanto estava a pensar em nome para a carrinha... e dadas as inicias HC lembrei-me da Helena Costa, por sinal uma ex-moranguita bem engraçada.... que acham?? opiniões e alternativas...

Quanto a trabalhar na carrinha a coisa tem estado parada...mas vai retomar...

Abraços

nezz
★★

Re: "Helena Costa" - Kombi Splitscreen de 1967

Post by nezz »

espero que consigas :wink:

gosto de HoráCia
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Post Reply