VW 1300/1972

Post Reply
antoniocarlos
✘✘✘

VW 1300/1972

Post by antoniocarlos »

VW 1300 de 1972 !

Image
Image
Image

(fotografias de 2004)

Boas a todos…
Aqui vai a apresentação do meu 1300 de 1972.

Trata-se de uma excelente viatura que me acompanha deste o ano de 1999. História que começa em Setúbal, onde o vi pela primeira vez. Estava estacionado com um papel colado no vidro a anunciar a sua venda. Como gosto muito desde modelo de 1972 rapidamente fiz negócio com o vendedor.

Após a compra pu-lo no Fernando Pardal para uma revisão mecânica profunda aos seus órgãos de segurança (travões, direcção, etc.). Um excelente trabalho feito nesta conhecida oficina dos arredores de Lisboa do qual ainda tiro partido actualmente (os órgãos observados apresentam boa saúde, apenas com o desgaste normal).

Em 2000/01 comecei a trabalhar em Santarém. É interessante perceber que nessa altura era possível ir e vir de Sintra todos os dias de automóvel sem causar grandes gastos no orçamento. Hoje, ao preço da gasolina ou gasóleo não aconselho.

Fiz muitas vezes os 90Km para cada lado sempre ao volante de VW (Golf GTD Special de 1996, New Beattle TDI de 2001 e por vezes o Carocha de 1972).

Numa das viagens em que levo o 1300 para Santarém acabei por ficar pelo Carregado com problemas graves no motor (sublinho o facto de que quando o comprei não mandei fazer qualquer revisão ao motor e por isso não sabia o estado dele). Bom… Paciência… Quando se compra uma viatura usada nunca se sabe o que lá vai dentro. Resolvi o problema da forma mais económica que pude… Comprei outro motor de um outro Carocha que tinha ficado irrecuperável após um acidente. Este motor está no carro até aos dias de hoje e, de uma maneira geral, sem grandes dramas. Trata-se de um motor 1300cc, AR, de 1973 que equipava o tal (1303) acidentado.
Não tenho fotos desse tempo. Fica apenas a memória aqui descrita.
Já li cá neste fórum alguém a referir ao facto de todos os VW serem diferentes (embora iguais em figura). Dessa forma consigo entender o facto de manter uma grande relação de prazer ao volante deste meu Carocha.
Desde o início deste ano tem sido, por opção, o meu Daily Driver, reforçando assim o prazer que vou obtendo na sua condução. Fez perto de 5.000Km desde Janeiro até ao corrente mês. Um verdadeiro luxo de prazer!

Claro que a idade não perdoa. Nem a nós e muito menos a viaturas com alguns (muitos) anos. Percebi que chegava a altura de ser feita uma “vistoria” ao verdadeiro estado do carro. Após nove anos de quilómetros e com a esperança de muitos mais de utilização acabei por acordar com uma oficina local o inicio do seu restauro.
É com a vontade de partilha que início este tópico. Mostro desde já, as fotos do último dia de circulação, antes da necessária “operação” estrutural: Deslocação em trabalho à Marinha Grande.
Last edited by antoniocarlos on 09 Jun 2009 17:10, edited 32 times in total.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

17-06-2008: Último dia de circulação antes do restauro

Com a entrada na oficina prevista para esta semana aproveitei a deslocação à Marinha Grande para tirar as fotos do estado actual.

Saída para a estrada deu-se bem cedo.
Aqui vemo-lo no seu sítio habitual de pernoita...

Image

Reparem que o lugar de estacionamento até está marcado no pavimento para que não haja dúvidas a quem pertence... :)

Já em plena auto estrada, em direcção a Rio Maior e a rolar muito certinho...
Image
Image

Em plena Estrada Nacional 1, ainda com pouco trânsito.
Image
Last edited by antoniocarlos on 02 Jul 2008 18:58, edited 3 times in total.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

E a chegada à Marinha Grande onde estacionei na zona urbana histórica.
Como é ainda cedo para o compromisso que me trouxe até aqui aproveito para mais algumas fotos de apresentação ao fórum.

Image
Image
Image

Vistas interiores.
Image
Image
Image

E aqui uma marca do que se pode vir a encontrar ao desmanchar.
Image

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Mais uns registos para recordação.

Image
Image
Image
Image

Já de volta a casa... Antes de chegar aqui passei pelos CTT onde levantei uma encomenda acabadinha de chegar. Assim que estacionei no parqueamento, fui buscar uma chave de ferramentas e... vai de trocar os farolins traseiros do carocha...
Não é que os de origem estejam muito mal mas... é só para variar um pouco.

Image
Image
Image

Ainda não se tinha fotografado a zona do motor... Aqui vai:
Image
Image

E o pormenor da marcação no parqueamento de EXCLUSIVIDADE A VW A AR

Image
Last edited by antoniocarlos on 21 Jun 2008 09:53, edited 1 time in total.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

18-06-2008: O ínicio do restauro

Ainda no dia 17-06-2008, durante a tarde, o 1300 entra na oficina.
Agora é que vão ser elas. Pretende-se recuperar o carro de forma a poder circular sem qualquer problema. De chapa e pintura será totalmente revisto. Acredito que diversas zonas estarão podres embora à primeira vista assim não pareça. Quando o comprei o vendedor tinha acabado de mandar dar um banho (sem tirar as borrachas o que é condenável) e é esta pintura que vem até aos dias de hoje. Nada mau sabendo que já o tenho à nove anos.
A mecânica também será revista, incluindo motor e caixa aproveitando-se o facto de a carroceria ir separar-se do chassi.

No dia seguinte a entrar em oficina começou a desmontagem.. :(
As fotos em vista geral:
Image
Image
Image
Last edited by antoniocarlos on 02 Jul 2008 19:01, edited 2 times in total.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Uma vista inferior:

Image

E diversas vistas em pormenor:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Os famosos pneus "Super" Camac 560x15, praticamente novos (colocados este ano).

Image
Image
Image

Diversas partes já retiradas:

Image
Image

Enfim,

Image
Image
http://s302.photobucket.com/albums/nn93 ... CX2375.jpg
Image
Image

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Já se visionam algumas zonas críticas.

Image
Image
Image
Image
Image

E por este dia já chega.
Irei colocando novas fotos consoante o andamento das intervenções.
Pretende-se que o trabalho vá sendo feito diariamente o que poderá permitir uma conclusão para breve.
Permitando pedir, desde já, a ajuda de todos nas dúvidas que possam ir aparecendo.
Todos os comentários também são muito bem vindos.

Image

O pior disto tudo é que entretanto não tenho carocha para andar. O 1500 não está em condições de circular e espera a vez de ir também para restauro. O meu 1200 continua à espera do Documento Único. Como perdi os documentos transitórios que permitiam circular e fazer a IPO estou de mãos atadas.
Espera-se rapidamente novidades, também, a este nível.

Até breve, neste tópico.

surfistaprateado
✘✘✘

Post by surfistaprateado »

Eu sou suspeito, mas esse carro está muito bom! Não percebo o porquê da desmontagem e restauro...
Parabens! Esse carro tem a minha idade!!
Antes de "E" e de "I" NUNCA se usa "Ç" :-)

zandvoort
✘✘✘

Post by zandvoort »

antoniocarlos

parabens...

obrigado pela partilha e boa sorte com os trabalhos

gostei muito da tua forma de viver com um clássico, realista, consciente das "obrigações" de manutenção e sobretudo um imenso prazer em andar no carro

julgo que fizeste bem em pegar na coisa numa fase em que será facil tratá-lo para mais umas décadas "ferrugem free"

aguardo os próximos capitulos com a ansiedade própria de um "agarrado"

nunoi

Jean Melim
✘✘

Post by Jean Melim »

Sou da mesma opinião que o Surfista... mas de qualquer forma, bom restauro!!!
Jean Melim

Devemos sempre comprar peças de qualidade, assim só choramos uma vez!!!

RENATO LIMA
✘✘

Post by RENATO LIMA »

Ora aqui está um carro que se não tiver nenhuma fatalidade vai andar mais umas dezenas de anos nas suas perfeitas condições ! Parabéns por não deixar para amanhã um restauro profundo . Muitas vezes o desleixo faz de um carro um monte de sucata .
passear de carocha,amar e ser feliz!!!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

A ferrugem é um cancro que pode se alastrar sem darmos por isso... a não ser quando for tarde demais... :?

Ao ver as primeiras fotos fiquei com a ideia de que o carro estva muito bom para ser desmontado... mas depois fiquei com a certeza que fizeste bem ao arranjá-lo agora... estava na hora... senão depois a despesa seria muito maior e talvez acontece-se como a tantos outros: "Já não vale a pena arranjar... sucata com ele!" :cry:

Vai colocando fotos e boa sorte no restauro! :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Boas..
Obrigado pelos incentivos de todos!

Penso que o restauro tinha que acontecer, mais cedo ou mais tarde.
Lembro que este VW já me acompanha à nove anos.
O facto de circular com ele regularmente (principalmente nestes últimos meses) sublinhou esta necessidade. Claro que aguentava mais um ano, se calhar dois, mas...

Quantas vezes é que temos um carro dado como "bom" e ao desmanchar vemos que não? Pois posso garantir que este é mais um. Não que seja uma surpresa total para mim...

RENATO LIMA Ora aqui está um carro que se não tiver nenhuma fatalidade vai andar mais umas dezenas de anos nas suas perfeitas condições !

A ideia é mesmo esta Renato Lima. Lembro que quando o comprei este tinha levado um banho de pintura. Quando assim é temos que desconfiar sempre de alguma coisa (óptimo numca estará).

Se ele ainda hoje parece bom (obrigado pelos elogios) deve-se a vários factores, tais como: Dormir sempre em garagem; Rodar regularmente; Ser tratado com os mais diversos produtos de limpeza e embelezamento (ceras protectoras, W40 nos cromados, etc); Manutenção mecânica regular; Etc.

Chamo a atenção para as fotos que deposito hoje. Foram tiradas ontem e permitem verificar o verdadeiro estado da carroçaria e do chassi visto que já foram separados.

Obrigado mais uma vez pela V/participação neste tópico.
Até já.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

23-06-2008: Carroçaria e chassi já separados.

O facto mais visível no desenvolvimento do restauro é a separação do chassi relativamente à carroçaria.
Algumas surpresas no desenvolvimento de alguns podres a nível da carroçaria localizados maioritariamente na zona de junção entre esta e o chassi.

Image

Image
Last edited by antoniocarlos on 02 Jul 2008 19:02, edited 1 time in total.

antoniocarlos
✘✘✘

Post by antoniocarlos »

Penso que as fotos, hoje, ficaram com melhor qualidade e dimensão.
Para já aqui ficam pormenores da carroçaria no estado actual:

Image
Image
Image
Image
Image

Zona podre junto à zona dos pés (condutor e pendura)
Image
Image

Outras vistas
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Todas estas zonas completamente podres NÃO estavam visíveis antes da separação. A carroçaria encontrava-se SOLDADA ao chassi em diversos pontos. Os parafusos, os poucos parafusos que ainda faziam esta função estavam completamente degradados.

Nesta última foto é fácil de perceber que foi soldada :shock: uma barra de secção rectangular de forma a "esconder" as zonas podres e reforçar, de algum modo, a rigidez da carroçaria.

Post Reply