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Amarelo Espampanante VW 1300 de 1972

Posted: 13 Feb 2008 00:32
by Ricardo Serpa
Até parece mal eu nunca ter apresentado o meu amarelo como deve ser.

Comprei este carro em 1996 numa altura em que a minha vida deu uma grande cambalhota e mudei completamente tudo na minha vida.

Tinha regressado a Lisboa depois de viver 3 anos no Algarve e como tinha pouco em que pensar e já não precisava de fazer quilometros em barda pensei em trocar o meu Seat Ibiza 1.9D de capoira por um carocha.

Para tal adquiri este carro que estava em muito bom estado de carroceria e mecanica.

A minha intenção desde o ínicio foi de fazer os up-grades necessários para o tornar mais seguro rápido e pratico de usar, e carrega-lo de extras de época e não só que me porporcionacem bastante conforto.

A primeira foto que tenho é do carro já com as mossas tiradas a porta de casa dos meus pais.

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Depois levei-o para o Sobral de monte Agraço para a oficina do mestre Jordão que me aturou com o restauro do carro até 1998 durante as férias e os fins de semana.

O carro foi integralmente desarmado até ao osso a carroceriea foi decapada a mão e a plataforma e os outros bagulhos ao jacto de grenalha de aço e galvanização por projecção.

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Esta foi a primeira foto em 1998 com ele pronto.

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Posted: 13 Feb 2008 00:38
by HUGO bOSS
O Amarelo Espampanante no seu melhor! :D
Nunca tinhas mostrado estas fotos Ricardo! :D Giro Giro o carro!
Tens mais? :roll:

Posted: 13 Feb 2008 01:20
by Ricardo Serpa
O carro a partida era um "reles" 1300 de 1972 amarelo esverdeado (os puristas que me digam o codigo...) que mesmo lavado parecia que estava sempre sujo.

A pintura passou para amarelo Rally e para quem quiser saber o amarelo dos FIAT Punto é exactamente igual.

Em termos mecanicos foram introduzidas as seguintes alterações.

Say a way para rebaixr a suspensão dianteira, que entretanto retirei em 2003 pelo deconforto que proporcionava.

Mangas de eixo originais para travão de disco do 1500 (atenção ainda reparei umas do brasilia mas não servem)

Travões de disco do 1500 pinças e rotulas tudo novo.

Travões traseiros prirateados de um 1600TL na sucata mas com bombas calços e tambores novos.

Rotulas de direcção e amortecedores de gás decarbon novos.

O motor inicial 1300 AB foi desarmado para ser passado a 1600 mas inicialmente levou com um motor de ocasião 1600 de admissão simples de uma bay.

Mais tarde pude comprar um motor AB que tinha sido passado a 1600 e é o que ainda anda lá, com camisas e pistons novos rectificação de carter e cabeças novas.

Distribuidor 009 e kit electronico,

Em termos de carroceria comprei ao Pardal o tecto de abrir que saiu de um decapitado que ele fez e que me custou uma nota a por a funcionar e é uma valente m***** pois abre e fecha mal e é impossivel de usar aberto acima dos 40km/h.

A estrutura do tecto foi descravada o buraco foi aberto no tecto do carro e foi tudo posto como de origem. Se pudesse voltar atrás tinha deixado o tecto como era.

Os banco dianteiros foram substituidos por umas backets de VW Polo GT de 1992 foradas a pele e o banco traseiro levou o mesmo acabamento.

Os forros de porta são os originais mas novos.

Foram instalados cintos de enrolador provinientes de varios carros inicialmente só a frente mas para poder trasnportar os meus filhos com segurança também já tem atras.

Foram instalados Kit de mãos livres para o Simens S4 vidros electricos fecho centralizado e alarme com comando a distancia para fechar os vidros. (para irritar os marmiteiros...) entretanto tudo isto já deixou de funcionar e os vidros voltaram as manivelas.

O rádio actual Blauckpunt foi metido no porta-luvas e a antena foi substituida por uma electrica, entretanto já avariou e agora e uma manual.

O tablier foi guarnecido com a esponja dos "L" e foram ajustados os manometros de época VDO Conta rotações pressão e temperatura de óleo relogio, e amperimetro que nunca funcionou.

Encontrei umas jantes JUBILEU sem centros que foram desempenadas e decapadas e pintadas a época.

Instalei um kick shift com bola que é das coisas que dá mais gozo na condução pois torna o curso da caixa muito curto e justo.

E também montei as borrachas de protecção dos para-choques, e os SIM de longo alcance a frente.

Todas as borrachas borrachinhas e borrachetas que encontrei foram substituidas por novas assim como todos os parafusos porcas e anilhas passaram a ser de aço inox A4 8 (custaram na altura cerca de 40cts todos)

Deu muita luta voltar a por este carro novamente na estrada e digo-vos que hoje teria deixado tudo rigorosamente de origem.

Progressivamente tive que ir retirando alguns dos extras e alguns que ainda lá andam tenho muita vontade de os tirar.

E pronto esta aqui a "receita" para a época ter gasto 2000 e muitos contos neste carro.

Só o ano passado tive que repintar 3 guarda lamas substituir várias borrachas e frisos e o parabrisas que estava miseravel cromar parachoques e rever travões montar um carburador novo rever a instalção electrica com montagem de reles de farois para ter as H4 e outras bagulhices em que gastei 2000€

E ainda há mais coisas para ir melhorar neste carro que me dá muito gozo a usar.

Um abraço a todos

Ricardo Serpa

Posted: 13 Feb 2008 01:25
by Ricardo Serpa
Fotos actuais

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Posted: 13 Feb 2008 04:11
by surfistaprateado
Ricardo, co9nhecendo-te como conheço, acredito que para ti esses 2400contos tenham sido os mais bem gastos de sempre!

Parabens! Dá gosto ter um carro nesse estado!

Já agora, qd vieres aqui tirar mais fotos, diz qq coisa! A n ser q estejam de novo umas ondas como estavam nesse dia ;-)

Posted: 13 Feb 2008 11:27
by nezz
mesmo após estes anos, tem um aspecto novo! imagino que te deva dar um enorme gozo a conduzir

Posted: 13 Feb 2008 11:43
by zandvoort
obrigado pela partilha e pelo exemplo...

gostei especialemente das jantes, manometros e tecto e abrir

as revistas inglesas são muito honestas quanto aos custos nos running reports e projectos de restauro..

este tipo de posts são muito importantes pois mostram o custo real dos projectos e por vezes verifico aqui no forum uma certa "inocencia" nesta matéria


nuno g

Posted: 13 Feb 2008 21:42
by Pedro
Belo trabalho e belo exemplar! Mesmo depois desses anos continua novo! :wink:

Posted: 13 Feb 2008 23:05
by jcse
O carro ficou muito bom. As jantes são muito bonitas mas são Marathon. Eu gostave de umas Jubilee, porque o meu é um Jubilee, mas ainda não as consegui encontrar e não sei porque é que não as trazia.

João

Posted: 13 Feb 2008 23:33
by robalo
Parabens está ai um belo exemplar agora quer alcatrão e não garagem se não nunca mais seca a tinta.

Posted: 14 Feb 2008 14:57
by walcouto
Amigo Serpa,

Parabéns pelo projecto, nota-se que tiveste prazer em concretiza-lo. Não esquecendo de certez todas as horas de esforço e dores de cabeça que pode dar um projecto desses.

Obrigado pela ajuda que tem dispensado ao meu projecto.


Um abraço

Walter

Posted: 14 Feb 2008 16:08
by nelsonfelix
Com uma bomba destas e vais-me comprar um mercedes :?

Agora a sério, muitos parabém pela máquina :wink: temos q combinar uma bjeca à noite :D

Posted: 15 Feb 2008 01:23
by Miguel Brito
Dá-lhe gás!

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Posted: 15 Feb 2008 01:25
by Miguel Brito
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Posted: 15 Feb 2008 01:27
by Miguel Brito
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