Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post Reply
hfigueira_1

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

Novidades fresquinhas...

A semana passada tirei 4 dias de férias (para apanhar o feriado) e dediquei-me a 100% ao projeto.

Até ao fim‑de‑semana propus-me a ter já o interior da máquina e algumas peças pintadas à cor que escolhi (Harvest Moon Beige).
O que combinei com o pintor é que teria de levar já pintados o interior do carro (tablier, colunas das portas, etc), interiores do compartimento do capô e motor, interior da tampa da mala e do capô, interiores das portas, cavas das rodas e guarda-lamas (que ainda não estão) e jantes (que também ainda não estão). Ou seja, tudo menos a parte exterior do carro, que fica a cargo do pintor de me deixar isso impecável (só tenho de o levar já todo preparado para chegar e aplicar a tinta).

Foram dias de muito trabalho e suor, mas acho que o resultado compensou (ainda que tenha de dar uns toques em alguns escorridos, pois estava a pintar quase às escuras e não vi onde já tinha dado com a pistola :cry: mas acho que ou vou lixar e polir ou então lixo tudo e dou um toque com tinta outra vez onde escorreu, pois ainda estou a aguardar pelas peças e jantes que mandei decapar para depois pintar tudo junto).

Mas vamos ao que interessa, fotos :D

Antes...

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Depois...

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Atenção que nalgumas fotos a cor pode não transparecer o que é na realidade por causa da luz da garagem, mas o que interessa é que consegui acertar na cor que desejava ;)

Agora é esperar pelo resto das peças que estão na decapagem para as pintar e depois segue o exterior para o pintor ;)

Cada vez mais próximo do objetivo final :D
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

nuty

Post by nuty »

8) 8) 8) 8) 8) 8)

assim é que é :)
Image

nezz
★★

Post by nezz »

8) 8) 8)
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Bom trabalho 8)
Uma pergunta, por que é que não pintaste o carro todo com a cor da carroçaria, como é de origem?

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

rmoreira wrote:Bom trabalho 8)
Uma pergunta, por que é que não pintaste o carro todo com a cor da carroçaria, como é de origem?
Bom, caro rmoreira, eu não tenho resposta certa para responder a essa pergunta, realmente seria o que faria mais sentido, pintar da mesma cor :P

Mas na minha cabeça e dado que estas zonas são zonas que estão mais desprotegidas e às quais tenho menos acesso (e visibilidade para poder cuidar delas com o tempo), decidi pintar com uma tinta que proteja um pouco mais (digo eu)... mas ainda vou a tempo de remediar, que ainda vou ter de me lançar a outras peças... e pensando melhor ainda é o que faço :D eheheh

Só quero é que ele se aguente em bom estado por muitos e saudáveis anos :D
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Vá lá Hugo, pinta isso como deve ser, que não te vais arrepender :wink: Se queres protecção (e fazes bem) podias dar, por cima da tinta preta, anti-gravilha branco (em tempos a robbyalac vendia em beige, mas já não vende, pelo menos é o que me dizem na loja de Beja :evil: ) e depois tinta da cor da carroçaria. Fica mais do que bem protegido e é o que a malta costuma fazer. Eu também o fiz :wink:
Tou apenas a dar sugestões, para o teu carrinho ficar o melhor possível, mas o veredicto final é sempre do dono, porque é isso que importa :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Belo trabalho que aí vai...

Mas deixa-me fazer apenas alguns reparos... estou com o moreira quando ele acha que devias ter pintado o carro todo da mesma cor. Mesmo que tenhas usado anti gravilha nalgumas zonas, devias ter-lhe dado a tinta por cima. Realmente ainda vais a tempo de tal... mas é pena não ter sido logo de seguida, pois o anti gravilha ainda húmido iria agarrá-la melhor e evitar que ela se parta mais facilmente no futuro.
Reparei igualmente que deixaste ainda coladas algumas placas de insonorização nas portas. Desengorduraste bem essas zonas?

Reparei igualmente que falta-te um furo para um dos parafusos do guarda lamas da frente esquerdo... ou tapaste com betume?
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

HUGO bOSS wrote:Belo trabalho que aí vai...

Mas deixa-me fazer apenas alguns reparos... estou com o moreira quando ele acha que devias ter pintado o carro todo da mesma cor. Mesmo que tenhas usado anti gravilha nalgumas zonas, devias ter-lhe dado a tinta por cima. Realmente ainda vais a tempo de tal... mas é pena não ter sido logo de seguida, pois o anti gravilha ainda húmido iria agarrá-la melhor e evitar que ela se parta mais facilmente no futuro.
Reparei igualmente que deixaste ainda coladas algumas placas de insonorização nas portas. Desengorduraste bem essas zonas?

Reparei igualmente que falta-te um furo para um dos parafusos do guarda lamas da frente esquerdo... ou tapaste com betume?
Bom, já que todos me abriram os olhos (e com razão) é o que ainda irei fazer, sim :D não se preocupem que vai ficar uma coisa em condições :D

Sim, caro Hugo, supostamente levou o remendo de chapa e ainda não foi feito o furo, supostamente era para ter sido feito na altura em que foi reparado, mas o rapaz veio meio à pressa e não deu para o fazer. Agora não sei como o fazer, pois sei que depois de pintado vai ser mais complicado :|

Para já vai continuar assim até ver o que irei fazer, mas aceito sugestões, pois nisso sei que vocês terão melhor ideia que eu...

Um abraço a todos e obrigado pelo apoio ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Pois... resta saber se terá a porca por dentro... :wink:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

A porca não é suposto ser embutida na carroceria? No meu faltavam algumas e o bate-chapas tinha lá um aparelho para colocar as porcas embutidas :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Exacto. Poderá lá estar e ter o buraco tapado... espero que sim... porque senão, para soldar uma porca lá agora... :roll:

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Agora se ela nao estiver por dentro só a bandido de cravar ou segurar por dentro.

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Agora se ela nao estiver por dentro só a bandido de cravar ou segurar por dentro.

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Boas, pessoal.

Não, a zona onde se encontrava essa porca foi cortada e soldada nova chapa, pois essa zona estava mais que "morta", tanto na parte exterior como na interior da carroçaria, até porque o parafuso que se encontrava agarrado à antiga porca trouxe a chapa e a porca agarradas que estavam podres (tive de o retirar do guarda-lamas com uma rebarbadora posteriormente).

Image
Image
Image
Image

Como a chapa foi soldada meio à pressa, pois a pessoa que a veio soldar veio de "fugida", acabou-se por não se fazer o buraco. Confesso que agora também não tenho ideia de como proceder para colocar aí uma porca, mas dado que a porca teria de ser soldada no interior da chapa, por enquanto não levará nada até me surgir uma ideia :?

Deram-me a ideia de colocar um parafuso "especial" que fica agarrado à chapa e não sai, mas é uma ideia que não me agrada lá muito...

Mas não sei... por enquanto terá de ficar assim :|
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Poderás fazer como o Paulo sugeriu... fazer o furo e colocar a porca por dentro, segurando e apertando o parafuso na hora...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

Post Reply