nao e 1300 mas sim 1302Manecas wrote:Excelente preço do carocha 1300 de Vila Real!![]()
O meu também é de 72!
VW 1302S '72
-
N.Moinho
- ✘✘
- Posts: 1396
- Joined: 24 Jan 2007 21:13
- Location: CANTANHEDE
Re: VW 1302S '72
-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
@ N.Moinho: Não fico desiludido! Quem se mete numa coisa destas tem de estar preparado para (quase!) tudo
É óbvio que se o carro estivesse pronto para andar, tanto melhor. Mas assim aprende-se.
Quanto mais não seja a ver muito bem o carro antes de o comprar!
Se esse 1302 estiver bonzinho é uma boa compra! Pelo menos o aspecto é muito bom. Pode ser um "daqueles achados"!
@ Speed:
Sim, tenho andado a ponderar as hipóteses todas. Fundos e longarinas irão ser novos. Neste momento estou a ver se consigo arranjar uma de duas coisas: ou quem venda baratinho um posto de soldar semiautomático ou um bate-chapas que faça domicílios. O ideal seria o empréstimo da MIG, mas isso não me parece que vá acontecer.
@ antoniocarlos:
Concordo! Só depois de apalpar a fruta é que se sabe se está madura!
Eu que o diga!!
É óbvio que se o carro estivesse pronto para andar, tanto melhor. Mas assim aprende-se.
Quanto mais não seja a ver muito bem o carro antes de o comprar!
Se esse 1302 estiver bonzinho é uma boa compra! Pelo menos o aspecto é muito bom. Pode ser um "daqueles achados"!
@ Speed:
Sim, tenho andado a ponderar as hipóteses todas. Fundos e longarinas irão ser novos. Neste momento estou a ver se consigo arranjar uma de duas coisas: ou quem venda baratinho um posto de soldar semiautomático ou um bate-chapas que faça domicílios. O ideal seria o empréstimo da MIG, mas isso não me parece que vá acontecer.
@ antoniocarlos:
Concordo! Só depois de apalpar a fruta é que se sabe se está madura!
Eu que o diga!!
-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
Mais umas horas de volta do carro.
Hoje foi dia de continuar a tentar separar a carroçaria do chassis.
Os parafuso rodavam todos, mas nenhum se desapertou. Pelo menos os do lado do condutor.
Aproveitamos que a embaladeira se está a desfazer, e com o disco da rebarbadora fomos cortando um-a-um. Claro que só depois de retirar a borracha que fica colocada entre o fundo do carro e a embaladeira é que se conseguiu cortar os parafusos. Era cá um cheiro a borracha queimada!
Terminado o lado do condutor passamos para o lado do passageiro. Pior! Nem sequer existia borracha entre chassis e a carroceria! Mas betume e silicones era mato!
Mas o melhor ainda estava para vir!
As aldrabices feitas naquele carro foram tantas que nenhum dos parafusos unia o chassis à carroçaria. Estavam soldados! Todos! Para que a coisa não de desfizesse em andamento, soldaram uma chapa entre os fundos do carro e a embaladeira. Nem vou comentar.
Algumas fotos:

A embaladeira desfeita e a borracha que fica entre o chassis e a carroçaria



Depois de retirarmos todos os parafusos, foi altura de soldarmos uns reforços transversais, para a carroçaria não abrir nem fechar. Os longitudinais ficam para outro dia.
Ficou assim:

Sugestões, críticas e comentários são todos bem-vindos!
Estou a aprender e a experiência de outros que tenham passado pelo mesmo vai ajudar com certeza!
Hoje foi dia de continuar a tentar separar a carroçaria do chassis.
Os parafuso rodavam todos, mas nenhum se desapertou. Pelo menos os do lado do condutor.
Aproveitamos que a embaladeira se está a desfazer, e com o disco da rebarbadora fomos cortando um-a-um. Claro que só depois de retirar a borracha que fica colocada entre o fundo do carro e a embaladeira é que se conseguiu cortar os parafusos. Era cá um cheiro a borracha queimada!
Terminado o lado do condutor passamos para o lado do passageiro. Pior! Nem sequer existia borracha entre chassis e a carroceria! Mas betume e silicones era mato!
As aldrabices feitas naquele carro foram tantas que nenhum dos parafusos unia o chassis à carroçaria. Estavam soldados! Todos! Para que a coisa não de desfizesse em andamento, soldaram uma chapa entre os fundos do carro e a embaladeira. Nem vou comentar.
Algumas fotos:

A embaladeira desfeita e a borracha que fica entre o chassis e a carroçaria



Depois de retirarmos todos os parafusos, foi altura de soldarmos uns reforços transversais, para a carroçaria não abrir nem fechar. Os longitudinais ficam para outro dia.
Ficou assim:

Sugestões, críticas e comentários são todos bem-vindos!
Estou a aprender e a experiência de outros que tenham passado pelo mesmo vai ajudar com certeza!
- nezz
- ★★
- Posts: 11456
- Joined: 24 Jan 2007 17:11
- Location: A long time ago, in a galaxy far, far away...
Re: VW 1302S '72
há cada um
só insólitos...
será que noutros países também acontece o mesmo?
o que vale é que depois sabes realmente como o carro está
será que noutros países também acontece o mesmo?
o que vale é que depois sabes realmente como o carro está
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]
[/center]
[center]
[/center]-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
Sim, se sobreviver a este processo! 
- Sintesi
- ✘✘
- Posts: 1210
- Joined: 10 Dec 2010 19:21
- Location: Santarém
Re: VW 1302S '72
Para não abrir ou fechar, só esse travamento tranvessal? e longitudinalmente? as portas derepente podem ficar grandes demais.
Abraço
Abraço
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)
-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
@Sintesi: Não vai ficar assim. Olha aqui!
Depois de retirarmos todos os parafusos, foi altura de soldarmos uns reforços transversais, para a carroçaria não abrir nem fechar. Os longitudinais ficam para outro dia.
Depois de retirarmos todos os parafusos, foi altura de soldarmos uns reforços transversais, para a carroçaria não abrir nem fechar. Os longitudinais ficam para outro dia.
-
HUGO bOSS
- Site Admin
- Posts: 25808
- Joined: 24 Jan 2007 19:17
- Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL
Re: VW 1302S '72
Pois... isso é que era trabalho antigamente...
E volante? Não vai sair? É que precisas de desarmar a coluna de direcção da caixa para depois desarmar a direcção para a carroçaria sair do chassis... e "Jágora" desarmavas porta luvas e interruptores... instalação eléctrica...
Estás indo bem...
E volante? Não vai sair? É que precisas de desarmar a coluna de direcção da caixa para depois desarmar a direcção para a carroçaria sair do chassis... e "Jágora" desarmavas porta luvas e interruptores... instalação eléctrica...
Estás indo bem...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
Ora nem mais!
Era mesmo disso que eu estava a precisar!
De alguém que me dissesse o que fazer a seguir!
E tirar o volante e a sacar a direcção é coisa complicada? Dá-me aí umas dicas!
Desmanchar é fácil. O difícil é desmanchar sem estragar!
Era mesmo disso que eu estava a precisar!
De alguém que me dissesse o que fazer a seguir!
E tirar o volante e a sacar a direcção é coisa complicada? Dá-me aí umas dicas!
Desmanchar é fácil. O difícil é desmanchar sem estragar!
-
HUGO bOSS
- Site Admin
- Posts: 25808
- Joined: 24 Jan 2007 19:17
- Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL
Re: VW 1302S '72
O volante tem o centro que deverá ter uma mola em cada um dos braços, num total de 4... isto se nenhuma tiver desaparecido... Puxas com cuidado para não partir.
Depois verás um fio que terás de desligar que é o da buzina...
WD40 na porca e um pouco de calor com um secador... Desapertas a porca... Mais WD40 e mais calor e depois umas pancadinhas com o punho no volante e vais fazendo força dum lado e doutro e ele deverá sair... senão, a maneira mais fácil e rápida: desapertar por baixo do tablier os dois parafusos e os da cardan que está por baixo do depósito de gasolina e tiras a coluna, volante e tubo tudo junto...
Ainda terás de desapertar os amortecedores... Não te ponhas com aventuras em desmontá-los depois sem as pinças para as molas depois! Poderás levar com uma delas na cara...
Depois verás um fio que terás de desligar que é o da buzina...
WD40 na porca e um pouco de calor com um secador... Desapertas a porca... Mais WD40 e mais calor e depois umas pancadinhas com o punho no volante e vais fazendo força dum lado e doutro e ele deverá sair... senão, a maneira mais fácil e rápida: desapertar por baixo do tablier os dois parafusos e os da cardan que está por baixo do depósito de gasolina e tiras a coluna, volante e tubo tudo junto...
Ainda terás de desapertar os amortecedores... Não te ponhas com aventuras em desmontá-los depois sem as pinças para as molas depois! Poderás levar com uma delas na cara...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
A patroa está a dizer que "Bonito, bonito vai ser pôr tudo no sítio!"
E se calhar tem razão!

E se calhar tem razão!
-
HUGO bOSS
- Site Admin
- Posts: 25808
- Joined: 24 Jan 2007 19:17
- Location: FUNCHAL - MADEIRA - PORTUGAL
Re: VW 1302S '72
É realmente a fase mais bonita num projecto! 
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
- Speed
- ✘
- Posts: 788
- Joined: 19 Mar 2010 04:14
Re: VW 1302S '72
tirolifo wrote: E tirar o volante e a sacar a direcção é coisa complicada? Dá-me aí umas dicas!
Desmanchar é fácil. O difícil é desmanchar sem estragar!
Eu vi numa série, "Campervan Crisis", que eles usaram água quente para sacar o volante.
Teoria - diferentes metais, diferentes expansões/contracções com temperatura.
Prática - resultou.

Sócio, por favor, estou concentradíssimo!!!
-
Pedro 1300
- Posts: 294
- Joined: 02 Feb 2009 22:55
Re: VW 1302S '72
Boa noite
Amigo tirófilo
Não há que desanimar, vai fazendo com calma conforme vai podendo, e vai contando com a ajuda do pessoal.
Esses capôs da frente são muito dificeis de encontrar, se der para arranjar melhor... Em relação ao carro em si não me parece nada mal, se analizarmos, está podre nos sítios do costume.
O meu pai tem um 1302s jubileu, e tem alguns podres, como é costume . A gente comprou outro 1302s para peças, que estava no meio dum lameiro, é um AUTOMATIC, com extras bastante interessantes, o curioso é que o carro depois de vários anos ao relento, tinha capô, portas, motor impecáveis, mas mesmo novos.
Deixo aqui um link de um 1302s para se o quiser ir ver, tem motor presumo que seja 1600, e não tem documentos por isso não pode tar a pedir muito(digo eu
). Vi-o na net e lembrei-me do seu, se quisesse por-lhe o motor de origem, em vez desse 1300.
http://pombal-leiria.olx.pt/vw-carocha-iid-161992133
Abraço
Pedro Cabral
Amigo tirófilo
Não há que desanimar, vai fazendo com calma conforme vai podendo, e vai contando com a ajuda do pessoal.
Esses capôs da frente são muito dificeis de encontrar, se der para arranjar melhor... Em relação ao carro em si não me parece nada mal, se analizarmos, está podre nos sítios do costume.
O meu pai tem um 1302s jubileu, e tem alguns podres, como é costume . A gente comprou outro 1302s para peças, que estava no meio dum lameiro, é um AUTOMATIC, com extras bastante interessantes, o curioso é que o carro depois de vários anos ao relento, tinha capô, portas, motor impecáveis, mas mesmo novos.
Deixo aqui um link de um 1302s para se o quiser ir ver, tem motor presumo que seja 1600, e não tem documentos por isso não pode tar a pedir muito(digo eu
http://pombal-leiria.olx.pt/vw-carocha-iid-161992133
Abraço
Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.
Preço: 110€ Negociáveis.
-
tirolifo
- ✘✘
- Posts: 1464
- Joined: 12 Sep 2007 14:36
- Location: Coimbra
Re: VW 1302S '72
Boa noite Pedro!
Estive a ler o post que puseste e fui abrir o link.
Obrigado pela "lembradura".
A conta das amêndoas continua a subir!

Mas pronto! Uma volta no teu carocha e a coisa passa!
Estive a ler o post que puseste e fui abrir o link.
Obrigado pela "lembradura".
A conta das amêndoas continua a subir!
Mas pronto! Uma volta no teu carocha e a coisa passa!