1300L de 1969

Post Reply
Fernando Palmela
★★★

Re: 1300L de 1969

Post by Fernando Palmela »

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,este Bocânico, é o MÁXIMO :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

Já preparei todas as peças ligadas ao termostato para sem montadas.
Do muito que li cheguei à conclusão que as placas no corpo e cabeça do motor são fundamentais para um melhor arrefecimento. Com elas o ar que desce entre os cilindros é obrigado a divergir para a parte de baixo dos cilindros, sem elas o ar escapa-se entre os cilindros. Fiz um esquema:
Image

O termostato e peças associadas serão importantes para um mais rápido aquecimento do motor (esta é óbvia), os "flaps" parece que ajudam a dirigir o ar de forma mais laminar para os cilindros melhorando o arrefecimento (parecem lógico) e se o termostato falhar os "flaps" ficam em posição aberta. A única falha que vejo no termostato é o seu interior deixar de estar estanque, aí o ar entra e o termostato expande ficando na posição aberta, pois ele só se mantém na posição fechada enquanto o líquido no seu interior estiver frio e o local onde está o líquido estiver estanque. A ajudar ainda há uma mola que força os "flaps" a abrirem (ligada à caixa de arrefecimento, está na mina imagem abaixo), portanto parece-me um sistema relativamente seguro e útil.
Uma página com muita informação sobre o tema (em inglês).
http://www.vw-resource.com/vanes_thermostat.html

Informação sobre as placas na cabeça do motor (inglês):
http://bobhooversblog.blogspot.com/2006 ... ffles.html

O material todo que faltava no meu motor:
Image
As placas para a cabeça foram limpas e galvanizadas. Os flaps e a haste de ligação ao termostato foram limpas e galvanizadas. As borrachas dos "flaps" foram substituídas que as originais já se estavam a desfazer. A "barra" foi galvanizada e pintada de preto (na foto anterior estava só limpa). As placas para o corpo e o suporte do termostato foram pintados de preto com tinta resistente a elevadas temperaturas. O que pintei e não pintei tem a ver com as minhas pesquisas do que seria como vinham de fábrica (menos a galvanização), mas não tenho a certeza se seria assim.

Aqui uma outra foto do "flap" quem em tempos era ferrugento e parecia de recuperação duvidosa.
Image

Peças já pintadas:
ImageImage

Como sou um nabo em mecânica, ainda por cima lento, agora tenho o carro de molho na oficina para rever direção, travões, suspensão e o motor, vamos ver quando fica pronto.
José Almeida

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock: :shock:
bem este Homem não pára, por isso andava mais rápido, com menos material :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Fantástica a tua dedicação e pesquisa... e a partilha da informação. Obrigado. :)
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Pormenorzinhos, que lhe vão dar a diferença no final.
Parabéns, por seres "teimoso", nestas pequenas coisas!

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado por todo o apoio. O carro continua de molho e vai continuar, depois de começarem com ele, começou a oficina a se inundada dos carros do pessoal que vai para férias e só agora se lembra que os carros tem de ter manutenção. Pediram-me autorização e eu lá concordei que só mo entreguem lá para o fim de Agosto, com a promessa que tem de vir afinadinho :D
Como estou a entrar de férias, a ver se agora com mais tempo vou colocando mais informação que recolhi. Já perceberam que sou picuinhas e vou tenatr sempre desencantar toda a informação disponível. Neste aspecto este é o primeiro carro que abordo que está a ser um grande desafio pela variabilidade de detalhes entre anos e entre continentes. Já decidi que não vai ficar como saiu de fábrica, tinha de investir muito e não é um carro raro, mas vou ter o cuidado para que fique correcto para a idade. Sacrilégios que vou fazer: por exemplo, vou deixar o tablier sem o revestimento de plástico, até porque acho que o acrescento me faz lembrar a moda nos anos 70 de "atualizar" modelos acrescentando plásticos... e estragando a pureza das linhas originais.
Ora vejam (vou incendiar o fórum...):
Image Image Image Image Image
José Almeida

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Muito bom! Gosto de ver o empenho em deixar tudo como deve ser. Além de aprender, ainda ensina a quem não sabe ;)
Continuação de excelente projeto e boas férias! 8)
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Pois bem... isso é verdade... as mariquices começaram nas ameriquanices... :mrgreen: Lembro-me dos Volvos... dos Mercedes e até os nossos carochas que sofreram nos pára-choques com isso também... :mrgreen:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

toiga
Site Admin

Post by toiga »

Boas,

fazes bem! O tablier de chapa do carocha é das coisas mais lindas que se pode ir a ver durante uma viagem.

malmeida14

Post by malmeida14 »

Tenho estado mais parado mas o carro continua "de molho" na oficina a levar uma volta profunda no motor, direção, suspensão e travões. Em princípio para a semana devolvem, espero que como novo (da experiência costumam vir como novos, serviço lento mas bom).
Entretanto, como o carro é para andar a circular nas pequenas voltas aqui na (pequena) cidade, comecei com medo que um dia alguém o levasse, até porque, no pouco que já andou, já se fez notar. Aqui há uns anos, por estas bandas, carregaram um para cima de um reboque e quem viu até achou normal e nem avisou o dono. O fazer-se notar, por um lado é mau, por outro, ao circular, tem tido um efeito de divulgação destas peças de engenharia perante os mais novos, que é algo que um clássico fechado numa garagem não faz.
Fiz muita pesquisa, mas tinha um caderno de encargos tramado, pois queria sirene, sensor de movimento, abertura de portas e corta corrente. Basicamente ou encontrava os corta correntes clássicos, trancas, etc. ou sistemas de alarme para carros modernos com ligações para coisas que não existem num carro de 1970. Por fim lá tropecei numa coisa que me pareceu interessante, será que alguém já ouviu falar e terá experiência (própria ou de ouvir de terceiros).
http://www.cadillock.com/en/products/ca ... ock-alarm/

Isto ainda pode ser complementado com as mil e uma maneiras de bloquear um carocha :D
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

O básico fica assegurado dispensa a passagem de cablagens e de técnico instalador não tens protecção da mala e da tampa do motor como a localização da bateria é no interior do carro acaba por ser um mal menor , se te cortarem a borracha de um dos vidros com um xato e tirarem o vidro podem ter acesso ao interior do carro e o carro não vai tocar a proteção das portas limita-se aos contactos de porta mas só funciona se a luz do plafonier estiver na posição de portas para que haja um queda de tensao e o consequente disparo podes sempre incluir uns localizadores de GPS que estão a aparecer perto dos 50€ e que ficam escondidos num buraco qualquer e num situação em que queiras saber onde o carro está, atravez de uma chamada do teu telemóvel para o localizadores ele vai responder para ti enviando umas corredenadas localizando no Google mapas a posição do carro.

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado Paulo pela resposta.
A mala, neste caso tem um acesso mais dificultado, porque o porta-luvas tem chave, que for re-instalada por mim por ser um 1300L que a trazia de origem. Mas tudo se abre claro.
A minha ideia não é garantir que não o roubam, mas ter um nível de proteção adequado ao valor do carro, se fosse um Porsche 356 já teria de ir para outros voos. Obrigado pela dica dos GPS que não sabia (e já confirmei) que são relativamente baratos e para este carro, lá está, se calhar um sistema dos mais baratos já chega.

Hoje já foi ver o carro à oficina e tenho as componentes mecânicas todas renovadas. Começou com a minha intenção em fazer uma intervenção menor, fui-me entusiasmando e tenho um motor e caixa como novos, fora direcção, suspensão e travões. Já fica com as peças todas do motor como vinha de origem. Só tenho de substituir o filtro de ar, acho, pois é capaz de não ter arranjo. Eu depois mostro e vou esperar por sugestões.
Há algumas fotos que depois posso colocar.
José Almeida

malmeida14

Post by malmeida14 »

Já tenho o carro.
Pouco antes de ir para o arranjo o botão da buzina partiu-se na zona da mola, pelo que a fixação ficou precária. Podia te comprado um novo mas resolvi arranjar. Arranjei umas embalagens descartáveis em plástico com um diâmetro parecido e coloquei uma tira com pouca espessura a fazer a ponte entre as zonas que ainda estavam boas. Depois com um plástico mais espesso fiz uma peça à medida do buraco. O suporte desta peça é dado pela anterior. Fui usando cola de epóxi para colar tudo tendo o cuidado de lixar as zonas a colar (epóxi + plástico liso = não cola nada). Coloquei um bocado de betume. Só aqui comecei a documentar fotograficamente :D
Image
Dá para ver que o tal plástico fino se estende cerca de 1,5cm para lá zona partida em cada lado.
Lixei.
Image
Fiz a ranhura para sair a mola e pintei.
Image Image
Está a funcionar e acredito que não parta mais por ali, até porque o plástico que usei é mais elástico que o do botão da buzina. Aqui já instalado e uma novidade que é o volante com revestimento para melhorar a pega. É igual aos que se usavam na altura. O que não bate certo é o indicador do nível de gasolina, que é de versões mais recentes, mas não estou com muita vontade de mudar.
Image
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Ficou porreiro, ainda tens o aro cromado para soldar no travessão da buzina?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Estava a pensar comprar mesmo o aro completo. Mas surgiu-me a dúvida se este volante dá para mudar só aro.
A foto do volante foi feita com dois flashes e recorrendo a filtros polarizadores, anda o fazer experiências a nível de fotos do interior. :D
Entretanto, já arranjei um filtro de ar completo mas com falhas de tinta. Estou a restaurar lentamente, vou pondo tinta com um pincel fino em camadas até ficar nivelada pela original. Como tem ainda as marcas originais não vou pintar todo. Já usei esta técnica na reparação de uns riscos noutro carro e ficou bem, sem se notar nada, demora é muito, porque tenho de esperar que seque entre camadas, mas quem corre por gosto e não tem de fazer uma reconstrução a sério com soldagens e outras coisas que tais, dá-se a estes luxos... :)
Image
José Almeida

Post Reply