VW 1300 '75 (Fusca) - O Laranjada
-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
Re: VW 1300 '75 (Fusca) - O Laranjada
Só te arranjo é sítio para gastares dinheiro tenho praticamente a certeza que os tampões e a legenda fazem parte do carro.
- Guilherme Órfão
Antes de este DS-45-04, aka Laranjada, ter sido comprado pelo meu avô, já ele andava de Carocha há muito tempo.
Por altura da compra do novo vendeu o seu carro antigo, um 1200 Limousine, de 1964, cor Touquesa, comprado por ele na então representante da VW na Madeira, a Madeira Impex.
Hoje, ao organizar alguns papéis, encontrei precisamente a fatura desse mesmo carro, que tinha a matrícula CL-46-61.
As memórias da minha mãe são muito poucas. Para além do mais, a matrícula não está cancelada, pelo que me sinto tentado a tentar saber o seu paradeiro.
Deixo aqui algumas fotos da sua papelada da compra e do seu livrinho de serviço.

Por altura da compra do novo vendeu o seu carro antigo, um 1200 Limousine, de 1964, cor Touquesa, comprado por ele na então representante da VW na Madeira, a Madeira Impex.
Hoje, ao organizar alguns papéis, encontrei precisamente a fatura desse mesmo carro, que tinha a matrícula CL-46-61.
As memórias da minha mãe são muito poucas. Para além do mais, a matrícula não está cancelada, pelo que me sinto tentado a tentar saber o seu paradeiro.
Deixo aqui algumas fotos da sua papelada da compra e do seu livrinho de serviço.

- Guilherme Órfão
Posto isto, tenho muita papelada do DS-45-04.
O meu avô materno, que comprou o carro novo em 1976, era muito "tareco" e guardou tudo e mais alguma coisa do carro.
Tenho registos de imensas reparações, revisões e alterações de 1977 até 2002.
Como não ia pôr aqui dezenas de papéis, ao menos mostro os documentos associados à compra do carro.

Tenho também registado:
25/10/1984
Mestre Alberto Caires (bate chapa) Rua da Rochinha
endireitar parachoque, pôr Nº novo, e suportes (com esticador) do para choque da frente e remendar a base da porta lado direito (que estava com ferrugem)
3.400$
+350$ (nº novo)
3.900$
Ou ainda:
Oficina do Pombal
Pôr 2 estribos novos no VW
4.500$
16.9.99
Estribos esses comprados a 18/6/1999 na Nóbrega e Freitas por 11.000$, apontado num outro documento.
O meu avô materno, que comprou o carro novo em 1976, era muito "tareco" e guardou tudo e mais alguma coisa do carro.
Tenho registos de imensas reparações, revisões e alterações de 1977 até 2002.
Como não ia pôr aqui dezenas de papéis, ao menos mostro os documentos associados à compra do carro.

Tenho também registado:
25/10/1984
Mestre Alberto Caires (bate chapa) Rua da Rochinha
endireitar parachoque, pôr Nº novo, e suportes (com esticador) do para choque da frente e remendar a base da porta lado direito (que estava com ferrugem)
3.400$
+350$ (nº novo)
3.900$
Ou ainda:
Oficina do Pombal
Pôr 2 estribos novos no VW
4.500$
16.9.99
Estribos esses comprados a 18/6/1999 na Nóbrega e Freitas por 11.000$, apontado num outro documento.

- Guilherme Órfão
Outras questões que sempre me interessam foram também os faróis suplementares e a grelha do tejadilho.
Quanto à grelha, a família sempre se habituou a ver o Carocha sempre com o tejadilho. Só muito mais tarde, quando eu e o meu pai começámos a tomar conta do carro por falta de saúde do meu avô, é que o tejadilho foi retirado e guardado na garagem.
Quanto aos faróis suplementares, nas gavetas os encontrei. Um par de Marchal 722 ou 702 (ou algo semelhante), mas em muito mau estado de espelhados... Impossível de restaurar. No entanto, os suportes para esses faróis continuam no suporte de pára-choques, assim como o interruptor no interior. Desde então que ando à caça de uns semelhantes para instalar pontualmente no carro.
(Possivelmente para a semana haverá novidades quanto a este tópico)
O farol suplementar traseiro, apesar de estar em algumas fotos, não tem rasto por mim conhecido. Poderei ainda tentar vasculhar um pouco à caça dele, mas a sua lente amarela não permite que ainda possa ser usado como luz de marcha-atrás.
De qualquer das formas, deixo aqui uma foto que remonta ao início da década de 90, em que figuram os meus avós e o Laranjada.

Quanto à grelha, a família sempre se habituou a ver o Carocha sempre com o tejadilho. Só muito mais tarde, quando eu e o meu pai começámos a tomar conta do carro por falta de saúde do meu avô, é que o tejadilho foi retirado e guardado na garagem.
Quanto aos faróis suplementares, nas gavetas os encontrei. Um par de Marchal 722 ou 702 (ou algo semelhante), mas em muito mau estado de espelhados... Impossível de restaurar. No entanto, os suportes para esses faróis continuam no suporte de pára-choques, assim como o interruptor no interior. Desde então que ando à caça de uns semelhantes para instalar pontualmente no carro.
(Possivelmente para a semana haverá novidades quanto a este tópico)
O farol suplementar traseiro, apesar de estar em algumas fotos, não tem rasto por mim conhecido. Poderei ainda tentar vasculhar um pouco à caça dele, mas a sua lente amarela não permite que ainda possa ser usado como luz de marcha-atrás.
De qualquer das formas, deixo aqui uma foto que remonta ao início da década de 90, em que figuram os meus avós e o Laranjada.

-
Fernando Palmela
- ★★★
Lindo, essas recordações é que dão alma ao pessoal depois quando se pega no carro.
Alcatrão com ele.........é só dar uma polidela e kilometros...........
(ô\_!_/ô)
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976
FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais
-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
É só história , grande apanhado , nestas fotos e pela presença do corsa gt deve de ter sido em 90 91 o carro não tinha a fita no parachoques nem a legenda na tampa do motor.
- Guilherme Órfão
Esta semana, com o apoio do Hugo, registei-me no Fórum Fusca, do Brasil, para tirar questões sobre o carro.
Contudo, creio que o facto de ter sido montado na Guerin acarreta algumas pequenas variações sobre aqueles que são os Fuscas montados no Brasil.
Dos aspetos mencionados, destaco as jantes e respetivos pratos, os parachoques e respetiva fita preta, o forro do teto, os estribos e seus frisos, o logo 1300, os piscas e os faróis traseiros.
Descobri também que este modelo é um 1300 standard, por eles chamado "canela seca", sabe Deus porquê!
Penso que este será um bom passo para conseguir obter as informações que preciso sobre o carro.
Aproveito para perguntar ao Paulo Simões, se ele sabe algo sobre as jantes deste carro, pois tudo indica que sejam estas as originais. Contudo, a opinião dos amigos brasileiros é a de que seriam diferentes as jantes. Poderiam ser jantes compradas à parte do resto do carro e instaladas pela Guerin, à semelhança do que fazia nos 1303 com as famosas jantes dos Brasília?
As jantes que me indicaram seriam estas:

VS
As que tenho no carro:

Contudo, creio que o facto de ter sido montado na Guerin acarreta algumas pequenas variações sobre aqueles que são os Fuscas montados no Brasil.
Dos aspetos mencionados, destaco as jantes e respetivos pratos, os parachoques e respetiva fita preta, o forro do teto, os estribos e seus frisos, o logo 1300, os piscas e os faróis traseiros.
Descobri também que este modelo é um 1300 standard, por eles chamado "canela seca", sabe Deus porquê!
Penso que este será um bom passo para conseguir obter as informações que preciso sobre o carro.
Aproveito para perguntar ao Paulo Simões, se ele sabe algo sobre as jantes deste carro, pois tudo indica que sejam estas as originais. Contudo, a opinião dos amigos brasileiros é a de que seriam diferentes as jantes. Poderiam ser jantes compradas à parte do resto do carro e instaladas pela Guerin, à semelhança do que fazia nos 1303 com as famosas jantes dos Brasília?
As jantes que me indicaram seriam estas:
VS
As que tenho no carro:

-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
As jantes eram opção partilhavam o modelo Brasilia outra das características dos brasileiros eram os farolins traseiros sem o laranja dos piscas quer no formato 1300 quer no formato 1500 as tampas do motor também tinham uma diferença grande os rasgos de abertura não eram equidistantes como nos alemães tinham um afastamento superior no intervalo do meio e como eram carros que acabavam por ser terminados cá a montagem final não havia regra
Lembro-me que nos interiores a qualidade não era dos melhores os carros depois de cá chegarem estavam por vezes bastante tempo em parque e o tecido das capas passava rapidamente de preto para um roxo escuro e ao fim de dois três anos já era cinzento claro.
Lembro-me que nos interiores a qualidade não era dos melhores os carros depois de cá chegarem estavam por vezes bastante tempo em parque e o tecido das capas passava rapidamente de preto para um roxo escuro e ao fim de dois três anos já era cinzento claro.
- Guilherme Órfão
A história dos farolins traseiros já me foi falada várias vezes, inclusive pelo dono de um Fusca 1300, amigo cá da Madeira.PAULOSIMOES wrote:As jantes eram opção partilhavam o modelo Brasilia outra das características dos brasileiros eram os farolins traseiros sem o laranja dos piscas quer no formato 1300 quer no formato 1500 as tampas do motor também tinham uma diferença grande os rasgos de abertura não eram equidistantes como nos alemães tinham um afastamento superior no intervalo do meio e como eram carros que acabavam por ser terminados cá a montagem final não havia regra
Quanto às jantes, acabei por não perceber ao certo a explicação. Em alguma circunstância eram usadas as jantes mencionadas pelos amigos brasileiros? Ou na montagem em Portugal, simplificavam o processo e usavam outras jantes tais como as que tenho atualmente no carro?

-
PAULOSIMOES
- ✘✘✘✘✘
Olha um irmão do teu igual
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
- Guilherme Órfão
Um irmão gémeo, com matrícula DS-45-01, enquanto o meu é DS-45-04.PAULOSIMOES wrote:Olha um irmão do teu igual
Nunca mais se soube notícias desse Rato!

-
HUGO bOSS
- Site Admin
Mesmo assim os stops eram diferentes...
Julgo que foi para o Algarve...
Julgo que foi para o Algarve...
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
- Guilherme Órfão
Mais um mimo para o Laranjada.
Um par de faróis de nevoeiro, Iode 130L, que outrora pertenceram a um Mini e que, por isso, têm a traseira pintada de vermelho.
Ainda vou ponderar, consoante os orçamentos, se mando cromar ou se pinto num cinzento escuro.
A ideia será utilizar pontualmente na dianteira do carro, com alguns conectores simples, para que possa montar e desmontar facilmente, à semelhança do que fazia o meu avô no passado com um par de Marchal's parecido.

Um par de faróis de nevoeiro, Iode 130L, que outrora pertenceram a um Mini e que, por isso, têm a traseira pintada de vermelho.
Ainda vou ponderar, consoante os orçamentos, se mando cromar ou se pinto num cinzento escuro.
A ideia será utilizar pontualmente na dianteira do carro, com alguns conectores simples, para que possa montar e desmontar facilmente, à semelhança do que fazia o meu avô no passado com um par de Marchal's parecido.

Last edited by Guilherme Órfão on 10 Sep 2016 23:42, edited 1 time in total.

-
HUGO bOSS
- Site Admin
Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?