1300L de 1969

Post Reply
malmeida14

Re: 1300L de 1969

Post by malmeida14 »

Estou a tentar não estragar... por isso é que colei os suportes dos tubos de gasolina e não furei a chapa para os instalar. Em princípio, acima dos 60°C esta epóxi derrete novamente. O reservatório está definitvamente estragado para o funcionamento original.
Tenho de ver se encontro os espetos!
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Faz uns em madeira e pinta de preto

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

PAULOSIMOES wrote:Faz uns em madeira e pinta de preto

Ganda Aldrabão, porra o Homem está a colocar o carro à maneira, aparece logo um Gajo da margem sul para anarquizar o sistema :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

malmeida14

Post by malmeida14 »

Já vi que os pinos custam uns apenas uns 2 a 3€ (+ tansporte), portanto vão ficar em banho maria até arranjar encomenda de mais coisas para não quadriplicar o valor dos pinos com o transporte. Assim sendo madeira para a frente no curto prazo! :D Ainda por cima o único material onde ainda dou uns toques... vou fazer a vontade Paulo e vou fazer uns em madeira, mas em mogno ! Vão ser pinos Ghia! Na verdade tenho para aqui uns restos e vão servir para isso.
Já arranjei modelo para copiar:
Image
O tubo também vai ser melhor aldrabado com base neste modelo:
Image

Em vez de ser um FolksWagen, passa a ser um FakesWagen :D

Quanto à originalidade, com tantos e bons originais e com este já afastado do original, na maioria dos casos só vou ter o cuidado de respeitar o original quando for para acrescentar ou substituir coisas estragadas, o resto por lá fica.

Agora há uma componente em que vou ofender os puristas e lançar um debate sobre "design" dos anos 70, mas fica para mais tarde quando lá chegar.
José Almeida

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Fernando Palmela wrote:
PAULOSIMOES wrote:Faz uns em madeira e pinta de preto

Ganda Aldrabão, porra o Homem está a colocar o carro à maneira, aparece logo um Gajo da margem sul para anarquizar o sistema :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Queres ver que não presta pergunta lá ao tintas se não gosta dos que lá estão montados
Depósito comprado na feira de Aveiro 10€ e dois espetos feitos a canivete de electricista até tropeçar em dois originais.

malmeida14

Post by malmeida14 »

Tenho estado a tocar diversas peças ligadas à ignição, já só me faltam os platinados (eu sou lento, imaginem algo como o que faz o Hugo, nem daqui por um milhão de anos).
Ao trocar as velas, lembrei-me de colocar aqui a limpenza que fiz logo à chegada com um método que não tenho visto. Usei um desengordurante de cozinha (Mistolim) e aqui vai o antes e depois:
Image
O mesmo com a tampa de óleo que está a precisar de uma junta nova:
Image
Únicos problemas, como é potente cuidado com as mãos (evitar contacto prolongado) e cuidado com contacto prolongado com pinturas e plásticos. Mas como é rápido a atuar (uns poucos minutos) gealmente não há problemas, mas não me responsabilizo por nada :D
Para trocar as velas lá descobri o truque do tubo de borracha, que faz uma diferença grande para quem é mal jeitoso como eu e tem pânico de encavalitar as velas nas roscas...
Image
Mais micro detalhes: realcei as marcas da polia e falta-me colocar a dos 30°, coloquei as borrachas na tampa do depósito (percebi que fazem falta), duas borrachas na zona do motor (as originais estavam ressequidas) e suportes para os cabos das velas. São micro, mas custam pouco dinheiro e tenho aproveitado para mandar vir estas peças
Image Image Image Image

Já vi que os pinos originais não cabem nestas jantes (têm de ser mais curtos), vão ser e vão ficar para sempre em madeira!
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Essa do mistolin nas velas foi de mestre! :D

A junta de cortiça pede ao Hugo Peças. ;) Vai bem num envelope.
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

malmeida14

Post by malmeida14 »

Com muito trabalho, tenho estado parado nas renovações e só fiz meia dúzia de quilómetros com o carro.
Acrescentei a pega para abrir a tampa do tampão de gasolina. A pega penso que é a correcta, o cabo também, mas falta-lhe o bocado que liga à pega, logo, improvisei.
Image

O próximo passo programado é a mudança de tudo o que é tubo flexivel de combustível e incorporação de filtro de gasolina (por baixo do despósito).
José Almeida

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

"..mas falta-lhe o bocado que liga à pega, logo, improvisei..."
Image

Também penso ter sido improviso, tanto qto me lembro esse "serra cabos" está a mais, a pega encosta à chapa, "penso eu de que" :roll: :roll: :roll: :roll:
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Pois... fica encostado... Existem dois tipos de pega... uma que enrosca no cabo e outra que fica presa por um ferio que entra lateralmente...

A substituição dos tubos é uma excelente ideia. ;)

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Penso que de 1969 a 1971 o sistema é de enroscar. A pega que coloquei está correcta e o meu cabo é desses mas parece-me que partiu na zona da pega e falta-lhe um bocado. Como um cabo completo ainda é algum dinheiro (±50euros), para já fica assim.
Imagem do cabo 1969 a 1971:
Image

Sistema de 1971 a 1977 (a zona da pega é a que fica à esquerda):
Image

e a respectiva pega será esta (parecida, mas diferente da minha, esta tem a ranhura para o freio)
Image

Mas já vi outros cabos. Era interessante haver mais artigos técnicos pegando numa peça e mostrando a evolução ao longo do tempo. Já enconytrei alguns no TheSamba. Bom, deve ser trabalhoso e difícil, pois já percebi que o carocha foi um animal em constante evolução... :lol:
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

:D
Do primeiro ao último carocha, diz a Vw, que nada ficou igual... Julgo que a última peça que "desapareceu" foi a calhinha de prender as borrachas dos capots, que nos modelos mexicanos foi removida devido a ser um poço de ferrugem...

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Tenho estado parado. Imaginem se tinha um projecto como os outros por aqui apresentados, nem daqui por mil anos... Espero dentro em breve ter mais tempo para o carro e para o fórum.
Já tenho a tampa do óleo reparada.
Image
Uma polidela nos reflectores dos faróis.
Image
Estou a mudar as linhas e combustível, amanhã devo colocar as fotos. Coloquei o filtro por baixo do depósito de combustível. Mais próximo do motor, como a minha bomba de combustível tem um filtro (que vou substituir), achei que não precisava.

O meu carro não tem os flaps e o termostato. Estou tentado a re-colocar, faço bem?
José Almeida

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

São estes pequenos detalhes que tornam um carocha ainda "maior"! :)

Sobre o termostato, há quem diga que no nosso país é dispensável... mas mais alguém que opine... :)

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?

malmeida14

Post by malmeida14 »

Termostato.
Pois! Vou-vos informar no ponto em que estou para melhor avaliarem, porque acho que esta pergunta não é de resposta simples. Noutros locais já li que deve ter, para o motor aquecer mais depressa, noutros que não vale a pena em climas mais quentes, até porque se bloqueia leva a sobre aquecimento. Embora estejamos em Portugal, no meu carro há dois factores que ajudam à confusão: as temperaturas de inverno aqui por Vila Real (mínimas próximas ou abaixo do zero e máximas nos 8-10°C) e o facto de ser um carro que vai ter um uso mais "intensivo" (programado a partir de Janeiro de 2019), particularmente numa micro cidade com trajectos curtos.

A propósito das temperaturas no Inverno, a ver se é no próximo que tiro umas fotos com o carocha na neve, é uma das situações em que dizem que no desempenho se destaca de muitos dos carros contemporâneos. Apesar disso vou ter de ir com calma pois os pneus não são de inverno/neve e isso faz uma diferença astronómica. Se nevasse aqui na cidade era mais fácil.
José Almeida

Post Reply