Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post Reply
hfigueira_1

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

Obrigado jcse! Pelo comentário e pela excelente explicação! :D

Por acaso sempre me perguntei como seria feita a manutenção e respetivo funcionamento do filtro original. Como não tinha como fazer a manutenção a tempo do casamento, acabei por seguir a opção mais fácil e comprar um seco, só para me orientar nos primeiros tempos e não andar sem filtro.

Como ainda tenho algumas coisas a (re)fazer, sendo uma delas restaurar o filtro original (limpar, pintar e montar de novo) e repintar o depósito de combustível (entre outras peças pretas que ainda tenho para pintar de outros projetos), estava a aguardar para fazer tudo junto. Este filtro seria apenas provisório, até porque gostaria de manter a originalidade do mesmo ;)

Mas foi um ótimo comentário :D

Já agora, além do que referiu, poderia dizer que tipo de óleo e filtro leva? Só para ficar a entender melhor o funcionamento do mesmo.

Muito obrigado desde já ;)

jcse wrote:O carocha ficou impecável. Os meus sinceros parabéns pelo trabalho e detalhe do restauro.

A única coisa que eu mudava era o filtro de ar. Voltava a colocar o de origem.
1- Acho mais bonito
2- É mais eficaz, por ser menos restritivo que o de papel, desde que esteja bem limpo. (mergulhar a tampa em petróleo durante 3 dias, para tirar toda a sujidade acumulada na rede e depois lavar com água quente)
3- O carburador só consegue atomizar a gasolina de uma forma eficiente, se o ar que entra no carburador não estiver frio. Só com o filtro de ar de origem é que podes ir buscar ar quente ao cilindro #2, para alimentar o carburador.

João
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O óleo é o mesmo usado do motor.
Este filtros usam um principio da física muito simples. Todos os corpos têm inercia 1ª lei de Newton.
O ar ao entra no filtro é obrigado a mudar repentinamente de direção. O pó que está no ar, mantém a mesma velocidade e direção. No fim dessa curva apertada está o óleo. O pó vai contra o óleo ficando aí preso.
Simples e eficaz. Por estes motivos os filtros a óleo são os mais eficazes e menos restritivos, ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam.
Atenção que o óleo não pode ultrapassar a marca dentro do filtro, para não ser sugado para dentro do carburador.

João
VW 1302 Jubilee

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Muito obrigado, João! Bastante elucidativo.

Sendo assim, aquele tubo de cartão que liga ao ar serve para aquecer, é isso?

Muito obrigado!

jcse wrote:O óleo é o mesmo usado do motor.
Este filtros usam um principio da física muito simples. Todos os corpos têm inercia 1ª lei de Newton.
O ar ao entra no filtro é obrigado a mudar repentinamente de direção. O pó que está no ar, mantém a mesma velocidade e direção. No fim dessa curva apertada está o óleo. O pó vai contra o óleo ficando aí preso.
Simples e eficaz. Por estes motivos os filtros a óleo são os mais eficazes e menos restritivos, ao contrário daquilo que muitas pessoas pensam.
Atenção que o óleo não pode ultrapassar a marca dentro do filtro, para não ser sugado para dentro do carburador.

João
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

malmeida14

Post by malmeida14 »

Tem voto a favor da caixa de filtro original, o carro está muito próximo do original, para além das questões técnicas referidas pelo João.
Já agora uma achega que ando de volta do meu (1300 de 1970) com o mesmo "problema" da caixa do filtro. Se escrever asneira corrijam-me :D
A caixa de filtro tem duas entradas, uma a apontar directa que aspira ar da "zona fria" do motor (superior) e outro que liga ao tal tubo para aspirar ar quente do cilindro nº2 como foi referido pelo João. Para vir de um lado ou do outro há uma placa na zona dos tubos que ao mover-se permite que venha de um lado ou do outro. Já vi que o "Branquinho" tem essa placa (ao contrário do meu). No meu carro a haste ligada à placa ainda é comandada por um cabo que liga ao sistema de placas dentro da caixa da ventoinha e que por sua vez são comandadas por um termóstato. Ou seja, para funcionar automaticamente, é preciso que tudo para trás esteja montado. Penso que no de 1971 a caixa de filtro já tinha um termostato que a tornava independente do tal sistema.
Sistema 69-70
Image Image

Sistema 1971
Image Image

É preciso ver se o termostato funciona, deve começar a mexer aos 27,5°C e tapar completamente a entrada de ar quente aos 32,5°C. Tem afinação, não na temperatura mas na posição da placa.
https://youtu.be/LLwnHRi5emQ
Com o secador não dá para testar a temperatura. A melhor forma é com água.
Como regular:
https://www.thesamba.com/vw/forum/viewt ... p?t=419220

José Almeida
José Almeida

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

José, obrigado pela documentação.
No meu, o termóstato está no cimo do filtro de ar e a placa que regula entrada de ar é accionada por vácuo.
O meu carro teve durante anos um relanti instável, e fazia "poço" quando acelerava, porque a haste que acciona essa placa estava partida e entrava sempre ar frio.

João
VW 1302 Jubilee

malmeida14

Post by malmeida14 »

Obrigado pela informação "fazia poço quando acelerava", é que já tive pessoal a dizer-me que estes sistemas não servem para nada, mas o meu também ainda faz algum poço, mesmo depois do motor reconstruído e penso que é a falta do sistema original. Portanto, é mais um facto a apoiar o que eu suspeitava.

Entretanto, deduzo que seja o filtro que mostro abaixo, mas como tenho a indicação que é de 1972 (fonte dos EUA) e o carro é de 1971, daí a minha confusão. Isto nos VW já vi que as variantes temporais e geográficas foram muitas e não encontrei ainda nenhum local onde consiga as características correctas para cada altura e zona de produção.

Image
José Almeida

Post Reply