Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

hfigueira_1

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

Olá, amigos Carochistas!

Mais umas semanas passaram, mais uns avanços…

Completei há dias 4 anos de projeto. Por um lado parece-me demasiado tempo, por outro deixou amadurecer o projeto e ir afinando bem as coisas com o passar do tempo, ainda que o projeto final esteja muito parecido (ou na sua totalidade) com o projeto que idealizei logo ao início.

No entanto estamos muito perto de ver este projeto de volta onde pertence, ficando a faltar pouca coisa para finalmente o ver pronto - até porque estamos a dias (sim, DIAS) do dia do Casamento.

Assim sendo, e de modo a tentar avançar ao máximo no que falta, decidi tirar uns dias de férias e aproveitar o fim-de-semana prolongado para trabalhar nele.

Acabei por me deslocar à MontyParts para buscar o que faltava, sendo na sua maioria as coisas mais dispendiosas, o kit da carpete (frente e trás) de cor “Oatmeal” e estribos (acabei por me decidir nos de qualidade Alemã, são mais caros, mas a qualidade é muito superior aos outros).

Começando no fim-de-semana a meter mãos à obra, fui avançando com o que tinha à mão e me parecia mais correto. Isto porque a carpete é de cor clara e ainda tenho de alinhar a direção, afinar carburador uma última vez e levar à IPO, o que de si me deixa um pouco apreensivo em levar o carro limpinho e poder vir sujo. Portanto, colei a carpete nos locais onde é menos propício a sujar-se. Colei ainda as costas do banco traseiro, incluíndo batentes e suporte da fivela.

Fui avançando com outros pormenores (coloquei já as matrículas, pintei a manete das mudanças enquanto esperava a cola secar etc.) para tentar adiantar um pouco mais o serviço. Ficam a faltar alguns pormenores (que virão depois) e as quartelas das portas, que ainda estamos a aguardar o fornecedor trazer o material para o estofador poder trabalhar.

O resto virá nos próximos dias :)

Até lá!

As novas peças:

Image
Image

As costas do banco traseiro:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Os fundos traseiros/dianteiros:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

:shock: :shock: :shock:
....COISA MAI LINDA.........................APERTA................... :wink: :wink: :wink: :wink:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

Vais ter de obrigar os noivos a sacudirem bem os sapatos antes de se aproximarem da entrada do carro.....está tão limpinho, imaculado, que até mete "nojo".... :mrgreen:

Já só falta um danoninho, um bocadinho......

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Olá, caros amigos!

Muito obrigado pelas vossas mensagens. Está, de facto, a chegar onde sempre sonhei desde o início deste projeto.

Ainda faltam umas coisinhas para ficar como quero, mas para já está muito perto! :D

O casamento é já este sábado e ainda há tanto por fazer.

Mas, para já e nos últimos dias da semana passada, deu para fazer o seguinte:

- Montagem dos interiores - finalmente!;
- Arranjar a parte elétrica (ainda faltam uns pormenores, mas havemos de lá chegar);
- Última afinação ao motor;
- Inspeção - passou, mas ainda me assustou (já lá chegaremos);
- Detalhe à pintura, vidros e cromados;
- Montagem dos frisos, estribos, faixas nos pneus e outros pormenores que não tinha montado até entretanto.

Bom, dado que estive de férias na semana passada para dar um “boost” ao projeto a tempo do casamento, muita coisa foi feita, chegando a fazer noitadas para que tudo ficasse nos “trinques”.

Algumas das coisas, depois de afinar a parte elétrica e motor, foram montadas na noite anterior à inspeção, já com o relógio muito próximo da hora H. Ainda assim passou, mas deixou-me um pouco assustado a meio da inspeção… Parou e não ligou mais! Quer dizer, ligou, mas passado um bom bocado, já quase sem bateria (bom, não exageremos).

Vim, entretanto nesse dia, a descobrir que a ignição (do canhão da chave) estava a fazer mau contacto, bastava um pequeno toque para o carro desligar, chegando mesmo a ficar “a pé” a caminho de casa. Nada que não se resolvesse percebendo onde a chave perdia e ganhava de novo contacto. Já depois de desmontado tudo nesse dia à tarde entendi a razão e consegui arranjar, mas como não fiquei convencido a 100%, acabei por comprar esta semana uma ignição do canhão nova, se tiver tempo ainda a monto antes do casamento.

Além disso comprei algumas outras peças (filtro seco, sensores de óleo e travões novos, gigler do ralenti novo, palas dos guarda-lamas novas, espelho interior e um fole das mudanças). Ainda ficam a faltar algumas outras peças, mas isso com o tempo lá chegaremos (o dinheiro teima em não esticar e este mês foram quase 1000€ em peças… tudo bem investido).

Entretanto estas últimas peças ainda as vou ter de montar durante a semana depois do trabalho, a ver se vai como deve ser ao casamento já no dia 13! :D

Ah, e é tudo surpresa para a família, vai ser desvendado o projeto no dia do casamento, 4 anos depois de ter começado esta aventura! :D

Bom, venham de lá as fotos, que é disso que a malta gosta!

E em breve coloco uma foto-reportagem mais a sério, para já têm de se contentar com o que há :D

Até breve, malta!

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

alcalinas

Post by alcalinas »

Bem bonito! :D

Bom casamento!

Fernando Palmela
★★★

Bem.................... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
eu não montava o banco do pendura assim é mais entrar a noiva :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ou o noivo, mas porra casamento dia 13, ainda por cima começou a pingar, :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: mas como diz o povo.............
Casamento molhado casamento abençoado.......... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Olá amigos!

Pois é… eis que chegou o grande momento! Momento de revelação que, passados 4 anos do início do projeto, chega ao “fim” (na realidade não, porque será sempre um projeto em execução - até porque faltam algumas peças para ficar realmente como quero).

O casamento correu às mil maravilhas. Todos adoraram o Carocha e acabou por ser a estrela do dia - praticamente metade das fotos do casamento incluem o Carocha! :D

Foi tudo até à última hora, até porque na noite antes ainda houve muita coisa para montar e afinar, nomeadamente:

- Forros das portas e quartelas traseiras;
- Sensor de travão na bomba e sangrar travagem novamente;
- Sensor do óleo;
- Automático do ralenti no carburador;
- Limpeza final;

Com isto ficou pronto a decorar e seguir para o casamento. Escusado será dizer que eu acho que estava mais nervoso que a Noiva, isto porque seria o dia em que o Carocha iria fazer mais quilómetros do que já tinha andado nas semanas anteriores e nada podia falhar.

Mas qual quê, portou-se lindamente! Ele não andou, ele desfilou! :D

Posso dizer que foi uma alegria para mim participar neste dia que, depois de muito esforço e dedicação, compensou todos os minutos, todos os cêntimos, todo o investimento que foi feito, tudo para ver a reação dos meus familiares. Toda a família adorou o resultado e isso deixou-os cheios de orgulho, ver novamente este menino de volta às estradas, quase 20 anos depois de ter parado - muitos acharam que não voltava a andar depois de estar todo desmontado, com peças espalhadas por toda a parte. Mas até isso serviu para mostrar que quando se quer, tudo se consegue ;)

Agora, e depois de alguns pedidos de várias famílias, pode ser que este não seja o único casamento a que vai - aceitam-se reservas para eventos! Ahahah :D

De resto este post continuará ativo com mais algumas aventuras, fiquem atentos ;)

De resto, algumas fotos que tirei no dia antes e depois a montar tudo o que referi acima.

Até já e muito obrigado por terem acompanhado o projeto!

HF

Image
Image

Image
Image
Image

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Fernando Palmela
★★★

:shock: :shock: :shock:

LINDO.................
............mas foi sem matricula............... :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP

malmeida14

Post by malmeida14 »

Bom trabalho e boas fotos, parabéns!
José Almeida

Luís Santos
✘✘✘

Post by Luís Santos »

:wink:
Bonito!

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Se fosse uma mulher era uma "gaja toda boa"
Parabens, perfeito.

Sintesi
✘✘

Post by Sintesi »

:roll: :wink: :roll: :wink: :roll: :wink: :roll: :wink: , sem paralvras, apenas perfeito, lindo. Mtos e bons Km's de diversão.
Na subida paciência, na descida, dá licença! (ô\_!_/ô)

alcalinas

Post by alcalinas »

Novo!!! Só não é 0 kms :D
Agora a sério, está perfeito, só faria uma coisa, não sei se já tens e não tiveste tempo de colocar, era a antena.

Abraço

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Muito obrigado a todos, malta! Ainda faltam uns pormenores, mas isso virá com o tempo, que a carteira levou um grande tombo nas últimas semanas :D

Quando à antena, não coloquei porque está partida, e como não vou meter rádio, para já, acabei por tapar o buraco com uma borracha própria para o efeito.

Obrigado por terem estado desse lado nos últimos anos, o apoio de todos é sempre muito bom.

Até já! ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

jcse
✘✘✘

Post by jcse »

O carocha ficou impecável. Os meus sinceros parabéns pelo trabalho e detalhe do restauro.

A única coisa que eu mudava era o filtro de ar. Voltava a colocar o de origem.
1- Acho mais bonito
2- É mais eficaz, por ser menos restritivo que o de papel, desde que esteja bem limpo. (mergulhar a tampa em petróleo durante 3 dias, para tirar toda a sujidade acumulada na rede e depois lavar com água quente)
3- O carburador só consegue atomizar a gasolina de uma forma eficiente, se o ar que entra no carburador não estiver frio. Só com o filtro de ar de origem é que podes ir buscar ar quente ao cilindro #2, para alimentar o carburador.

João
VW 1302 Jubilee

Post Reply