Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post Reply
hfigueira_1

Re: Restauro do "Branquinho" 1300 de 1971

Post by hfigueira_1 »

Bom, desde já (mais uma vez) um MUITO OBRIGADO a todos! :D

Passo a passo vamos lá! :D No entanto acho um pouco ap€rtado em todos os aspetos de terminar antes do verão acabar :P mas seja quando for, que isto quer-se é bem feito :)

Vou tentar responder a todos, por ordem:

carlosjpconceicao, muito obrigado pelas palavras de apoio, significam muito para mim, pois toda a moral é bem-vinda.
É um trabalho moroso e que requer algum investimento, seja no valor que se entrega mas principalmente no tempo, mas que no final compensa.
E depois trabalhar sozinho tem as coisas boas e menos boas. No meu caso gosto mais de trabalhar sozinho porque me dá para pensar e é o meu momento "zen", que no entanto por vezes também dá as suas dores de cabeça :P mas acabo por levar algum tempo a mais do que previa, mas tudo a seu tempo :P espero até ao final do mês ter novidades, por isso não deixem de passar por aqui :D

rmoreira, estes são os pneus que ele já tinha colocados originalmente (antes do restauro).
A única coisa que fiz antes de mandar montar as jantes já pintadinhas foi dar uma bela lavagem e colocar um produto de hidratação que coloco no meu carro quando faço "detail". Ficaram como novos (ou até melhores :P ). Quando fui montar as jantes perguntaram-me onde tinha comprado os pneus e se tinham sido caros. Eu disse "não, foram de borla"... mas depois disse o que tinha feito. O que me disseram é que são pneus caros hoje em dia (tipo 300 e poucos euros cada um :shock: ) e que são considerados pneus de clássico, daí o preço. Sei que no livrete a medida 5.60 está averbada, mas dado que ainda tenho o antigo e tenho de tratar do novo daqui por um ou dois meses, depois vou informar-me acerca dessa situação. É caro averbar mais medidas? Era bom ter mais umas medidas averbadas, caso tenha de mudar um dia.

superalex, muito obrigado ;) em breve mais novidades, fica atento... A "máquina" que uso é um iPhone 6 ;)

HUGO bOSS isso mesmo, posso dizer que já me safaram de muita coisa por aqui e isso é o melhor de tudo. Partilhar conhecimento e conteúdo e criar laços de amizade é o que de melhor se retira daqui. Os meus parabéns à equipa que fez tudo isto possível, sem eles muita coisa se perdia e muita coisa não era possível, disso podem ter a certeza... O meu obrigado e que continue por muitos e bons anos a fazer as maravilhas dos que por aqui estão diariamente e que seja um ponto de partida para aqueles que lhes falta um pouquinho de coragem e vontade de fazer voltar à estrada um ícone mundial no mundo automóvel ;)
..,(___), .. VW Carocha 1300 '71 (ver projeto)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Todas as fotos do meu projeto aqui --> https://flic.kr/ps/27Mrqu

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

....................olha para ficar pronto antes do fim do Verão, fala/escreve menos e trabalha mais, isto digo eu aqui de longe, se não o homem ainda me arreia......................... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

boa continuação dos trabalhos............ :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

à agora é que eu vi a assinatura, o homem é Alentejano de Évora, tá desculpado. :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Averbar custa cento e tal euros para a SIVA, mais 30 euros no IMTT para averbar no livrete :shock:

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

Fernando Palmela wrote:....................olha para ficar pronto antes do fim do Verão, fala/escreve menos e trabalha mais, isto digo eu aqui de longe, se não o homem ainda me arreia......................... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

boa continuação dos trabalhos............ :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

à agora é que eu vi a assinatura, o homem é Alentejano de Évora, tá desculpado. :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ahahahah, sim, Fernando sou de Évora, nascido e criado, mas moleza é coisa que não me assiste. Estar parado para mim não dá :P mas só consigo trabalhar no carro depois do trabalho e aos fins‑de‑semana. Tivesse eu uns 1000 euros para gastar e o carro ficava pronto já este mês :P

rmoreira esses 100 e tal euros é para pedir um género de Certificado de Conformidade à marca? Eu ainda tenho de fazer o livrete, pois ainda tenho o antigo, podia ser que poupasse nesses 30 euros... mas estou a ver que vai ser difícil :?
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

................é que eu também sou do distrito de Évora.......................... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

hfigueira_1 wrote:
rmoreira esses 100 e tal euros é para pedir um género de Certificado de Conformidade à marca? Eu ainda tenho de fazer o livrete, pois ainda tenho o antigo, podia ser que poupasse nesses 30 euros... mas estou a ver que vai ser difícil :?
É isso mesmo. O primeiro passo é fazer o pedido à SIVA (já não me lembro do valor certo, mas ronda os 100 euros. Se quiseres posso procurar o valor certo, mas é bem possível que já seja outro). A SIVA, que é o importador da marca vw, envia-te depois (sim, paga-se primeiro e só depois é que pedes o que queres. Ah pois, eles não brincam em serviço, lol) um documento a dizer todas as medidas que aprova para o carro em questão e é com esse documento que vais ao IMTT pedir a alteração no livrete. Se vais mudar o livrete, talvez dê para aproveitar e poupas os 30 euros :wink: A mim disseram-me que custava 30 euros por alteração, mas, na altura, mudei a cor e esse pedido de averbamento dos pneus e cobraram só uma vez, a senhora foi porreira :wink:

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

rmoreira wrote:
hfigueira_1 wrote:
É isso mesmo. O primeiro passo é fazer o pedido à SIVA (já não me lembro do valor certo, mas ronda os 100 euros. Se quiseres posso procurar o valor certo, mas é bem possível que já seja outro). A SIVA, que é o importador da marca vw, envia-te depois (sim, paga-se primeiro e só depois é que pedes o que queres. Ah pois, eles não brincam em serviço, lol) um documento a dizer todas as medidas que aprova para o carro em questão e é com esse documento que vais ao IMTT pedir a alteração no livrete. Se vais mudar o livrete, talvez dê para aproveitar e poupas os 30 euros :wink: A mim disseram-me que custava 30 euros por alteração, mas, na altura, mudei a cor e esse pedido de averbamento dos pneus e cobraram só uma vez, a senhora foi porreira :wink:
Pois, se calhar o que vou fazer é isso mesmo... mas talvez só antes de tratar da papelada, agora tenho mais em que gastar :P

E quanto tempo demora a chegar essa documentação? ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Pelo menos umas semanitas... eu tive de ligar para a Siva, para saber como ia o processo, após 3 semanas sem notícias. Olha, foi só ligar, trataram logo do assunto :wink: E era uma pessoa que me pareceu porreira e afável, o que é sempre fixe nestas coisas (mas há mais funcionários,lol).

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

rmoreira wrote:Pelo menos umas semanitas... eu tive de ligar para a Siva, para saber como ia o processo, após 3 semanas sem notícias. Olha, foi só ligar, trataram logo do assunto :wink: E era uma pessoa que me pareceu porreira e afável, o que é sempre fixe nestas coisas (mas há mais funcionários,lol).
Bom, sendo assim tenho de começar já a tratar disso.

Já agora, rmoreira, dado que creio seres a pessoa que está mais próximo de Évora, seria possível combinarmos um dia para afinarmos o carburador e colocar o motor no ponto? Não sei se tens esse skill, mas ao menos deves saber melhor que eu :P Eu pago a deslocação, é claro ;)
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Hugo, fa-lo-ia com o maior gosto, mas essas coisas, geralmente, recorro ao meu mecânico e faço com ele, para garantir a perfeição. Afinar o carburador, até afino, mas por o motor no ponto, já não sou mestre,lol Por acaso o meu carburador, agora, depois de muitas afinações por mecânicos e nunca ficava mesmo como eu queria, decidi por mãos à obra e afinei-o eu, segundo um site que explica bem e está perfeito. Mas, para teres a certeza que os gases passam na inspecção (CO inferior a 5,5), tem de ser afinado na máquina de gases. Geralmente o motor fica um pouco estrangulado e até pode querer ir abaixo, ou custar a pegar, mas depois da inspecção, abre-se o parafuso da mistura 1/4 de volta e fica perfeito. O ponto do motor, também já fiz, a partir de um vídeo na net.
Para afinar o carburador, basta seguir os passos que poder ler aqui, é simples.
http://www.vw-resource.com/34pict3.html

E o vídeo para por o motor no ponto, poder ver aqui
https://www.youtube.com/watch?v=qG2uyfDlyqg

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

rmoreira wrote:Hugo, fa-lo-ia com o maior gosto, mas essas coisas, geralmente, recorro ao meu mecânico e faço com ele, para garantir a perfeição. Afinar o carburador, até afino, mas por o motor no ponto, já não sou mestre,lol Por acaso o meu carburador, agora, depois de muitas afinações por mecânicos e nunca ficava mesmo como eu queria, decidi por mãos à obra e afinei-o eu, segundo um site que explica bem e está perfeito. Mas, para teres a certeza que os gases passam na inspecção (CO inferior a 5,5), tem de ser afinado na máquina de gases. Geralmente o motor fica um pouco estrangulado e até pode querer ir abaixo, ou custar a pegar, mas depois da inspecção, abre-se o parafuso da mistura 1/4 de volta e fica perfeito. O ponto do motor, também já fiz, a partir de um vídeo na net.
Para afinar o carburador, basta seguir os passos que poder ler aqui, é simples.
http://www.vw-resource.com/34pict3.html

E o vídeo para por o motor no ponto, poder ver aqui
https://www.youtube.com/watch?v=qG2uyfDlyqg
Impecável, rmoreira! :D

Vou tentar fazer isso agora quando fizer o "casamento" da carroçaria com o chassis.
Depois dou feedback caso consiga fazê-lo ;) Se não conseguir vou tentar recorrer a um mecânico aqui da zona (se bem que para colocar no ponto o terei mesmo de fazer) ;)

Muito obrigado :D
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

rmoreira
✘✘✘

Post by rmoreira »

Sempre às ordens 8)

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Para quando o casamento' :D
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

hfigueira_1

Post by hfigueira_1 »

HUGO bOSS wrote:Para quando o casamento' :D
Boas, caríssimos...

Então, sexta-feira passada foi dia de "casamento". Ainda não tinha tido tempo de colocar novidades porque tenho andado atarefado no trabalho, no entanto o projeto tem andado (não tão depressa como queria, que o orçamento não estica :P ).

Mas hoje venho para deixar mais algumas fotos. Espero que seja este mês/início de agosto, que finalmente o vejo pintado :D
Estou ainda a ponderar usar pintura com verniz, disseram-me que durava muito mais, mas isso vai depender do orçamento...

Já chegaram algumas borrachas e peças que mandei vir do Hugo Peças, nomeadamente portas, compartimento do motor, capot, mala, puxadores das portas e capô e insonorizador do motor, que entretanto já coloquei (apenas as do motor, pois não convinha sujar de tinta quando for ao pintor, nomeadamente as das portas e capots). Mas fui experimentar as das portas e parece que fazem muita força, parece que nem são dali, nem deixa fechar a porta. Não sei se foi só de as encostar e não as ter colado, mas acho que me vá dar uma certa "dor de cabeça" quando as for colocar definitivamente :?

Entretanto meti-me feito eletricista, já a ligar cabos, mas acho que "dei cabo" de tudo :P antes de desligar tudo há uns meses tirei fotos, fiz diagramas, meti etiquetas a dizer quais ligam onde, mas ainda assim acho que alguns não estão onde deveriam... mas como ainda não tenho tudo ligado (luzes, buzina, e outros utensílios) acho que vou deixar a eletricidade para o final. No entanto tentei deixar tudo o mais organizado possível, porque antes do restauro os fios estavam todos entrelaçados, parecia um ninho de ratos :lol: gostava era de experimentar ligar o motor com chave, mas não chega energia ao motor de arranque, tenho de ver onde errei (provavelmente já nem os fusíveis estão bons e devo ter trocado algum cabo).

Entretanto agora está "mascarado" para levar uma ultima lixadela (antes de ir à pintura) sem sujar muito o interior :)

Mas vamos ao que interessa:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
(o\_|_/o) . VW Amazon
.U.......U.

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

As borrachas das portas ainda terão de fazer cama... é normal essa pressão...
Agora, se ainda o vais pintar, não convém andares a colocar peças pois por mais cuidado que haja, poderá sempre cizalhar alguma coisa e vais andar a pagar um pintor para forrar e limpar... eu bem sei o que é ter a vontade de colocar o bicho pronto... mas por vezes é preciso ter calma para não fazer as coisas diversas vezes...

Força nisso!
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply