VW 1302S '72

Post Reply
51reutter
✘✘✘

Re: VW 1302S '72

Post by 51reutter »

Olha que tens mais dois parafusos 13mm na zona do pneu suplente :!:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Pois... está a rachar devido à força que estás a fazer para remover a carroçaria e esta ainda está presa pelos tais parafusos que o João mencionou...
julgo que são uns que estão por baixo dumas tampas de plástico... já lá vão 8 anos... :roll: A minha memória... :|
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

são este dois parafusos junto aquela chapinha redonda na zona do pneu suplente, os teus devem estar tapados com umas borrachas, como diz o Hugo, e que devem estar pintadas de branco...

Image

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Muito mau!

Nunca me passou pela cabeça que houvesse mais parafusos. :oops:

O fundo da mala apresenta-se liso. De facto tem uma tampa do lado direito mas que dá para o amortecedor da direcção. Não me lembro mesmo de ver tampas em lado nenhum...

Segunda-feira vou passar a escova de arame no fundo da mala para ver se aparece alguma coisa.

Obrigado! É por isso que gosto de andar por aqui! :wink:

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Às tantas levou algum remendo em cima deles... :roll:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Felizmente não!

Hoje foi o dia da separação!

Já está cada coisa para seu lado. Até que enfim.
Passei o dia nisto. Quando cheguei de manhã fui desapertar os parafusos. Saíram bem. E depois foi só levantar a carroçaria. Como o sítio onde tenho o carro tem o telhado em eucaliptos e ripas, achei melhor não pendurar lá um diferencial para levantar a carroçaria. De maneira que foi mesmo à força de braços.

Estou todo partido. Amanhã não me devo conseguir mexer...

A parte da tarde foi passada a fazer uma carreta para pôr a carroçaria dentro da garagem. O chassis ficou debaixo do telheiro, coberto com um plástico. Com tanto a fazer não tirei fotos... Próximos passos?

Pensei em tirar motor e caixa e depois suspensões.

Perguntas do costume: alguma ordem especial para fazer estes trabalhos? Ainda andei a ver se conseguia localizar os parafusos que suportam o motor mas já havia pouca luz na rua. Alguma dica?

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Em relação à ordem de trabalhos acho que é ao gosto de cada um...
no restauro de meu cábrio já não consigo, mas quando tiver outro Vw vou restaurar 1º o chassis e mecanica e em seguida a carroçaria.

aqui fica o link do catálogo, está é em Alemão... mas dá para perceber 8)

http://www.volkswagen-classic-parts.de/ ... ndex2.html

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Tirófilo

A minha opinião é que se deve começar pelo chassi, é uma coisa que se pode fazer com poucos conhecimentos, e serve ao mesmo tempo de aprendizagem, depois porque quando a carroçaria for recuperada deve ser alinhada com o chassi e dessa forma penso que será melhor para um resultado final, mais satisfatório.
Começa por desmanchar tudo (com o máximo de fotos possível para ser mais fácil montar depois), limpar tudo bem limpo, tudo o que for para levar novo meter logo (assim só se chora uma vez), tem o meu exemplo não fui eu a restaurar todo o vw, agora para montar os travões, não tem sido fácil porque o espaço é reduzido.
Era assim que eu faria...
Tem aqui o pessoal que ajuda em tudo o que precise, da minha parte está a vontade, tenho 2 1302s, se for necessário alguma informação...

Abraço e continuação de um bom restauro

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Obrigado João!

E obrigado Pedro!

Lowrider

Post by Lowrider »

Se tiveres duvidas, antes de desmontares, fotografa....
A primeira vez que desmontei uma vespa tinha 15 anos, fui apontando tudo com desenhos e legendas
num bloco de papel, a seguir encostei tudo durante uns bons anos incluindo o bloco de papel
Há pouco tempo encontrei o bloco de papel por acaso e só de olhar para os bonecos parecia que a
tinha desmontado no dia anterior.
Já lá vão cerca de 18 anos. :roll: e ainda tenho tudo encostado, vai ser projecto para o próximo inverno
Sem medos,desmonta á vontade não ponhas é uma rebarbadora ao pé de ti, podes ter alguma
ideia .... :lol: :lol:

Saudações do Sul
Lowrider

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Obrigado pela dica!

Rebarbadora? Não me parece! Já tem buracos a mais! :mrgreen: :mrgreen:

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Hoje foi dia de continuar a desmontagem.

Depois de separada a carroçaria do chassis, concentrei-me em começar a retirar tudo do chassis para o poder reparar.

Assim, hoje retirei o motor, motor de arranque, pedaleira, manete da caixa de velocidades e comecei a desmanchar a suspensão da frente. Retirei ainda o amortecedor da direcção.

Vamos às fotos:

Para retirar o motor, comecei por retirar o tubo da gasolina, cabo do acelerador e desapertei os quatro parafusos/porcas que o unem à caixa de velocidades. Depois foi abanar o motor um bocadinho e saiu facilmente!
Image
Image
Image

Image
Image
Primeira missão cumprida!

Depois retirei as rodas de trás e os freios que trancam a porca castelo das polies dos tambores.
Os freios saíram, as porcas, nem por isso! ficaram a marinar em WD40. E já temos uma chave de canos para tentar desapertar essas porcas! Só falta o tubo para encabar na chave! Alguém tem sugestão melhor? :mrgreen: :mrgreen:

Como não estava fácil na traseira passou-se à parte da frente:
Image
Image
Image

Pedaleira retirada!
Image

Parte da direcção, caixa de direcção e cardan retirados
Image
Image

Peças arrumadas para tratar mais tarde.
Image

Ainda comecei a desapertar a bomba de travões, mas como as porcas que apertam os tubos rígidos estão calcinadas, ficaram com WD40. Amanhã já é mais fácil!

tirolifo
✘✘

Post by tirolifo »

Ainda deu tempo para dar uma limpeza ao chassis, e agora sem carroçaria em cima, vejam a miséria que aqui está! :evil: :evil: :evil:

Vista geral:
Image
Lado esquerdo:
Image
Image
Image

Lado direito:
Image
Image
A famosa chapa que "inventaram" para unir a carroçaria ao chassis :evil:

Só fico a pensar, que necessidade tiveram para pôr esta chapa. Será que a carroçaria é mais larga do que o chassis? Tenho receio de vir a descobrir que uma coisa não bate certo com a outra.

Já agora, alguém me consegue indicar as medidas de fábrica do chassis e da carroçaria? ou sítio onde estejam disponíveis.

Obrigado!

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Boa Noite

tirófilo

Vejo que decidiu começar pelo chassi, acho que faz muito bem.
Depois é começar, a fase de tratamento do chassi, fundos, decapagem, metalização, limpeza de peças, etc.
Será que esse bloco é 1300, acho estranho, tem a "doghouse", o colector de admissão do 1600, qual é a referência do carburador? Qual a receita para o motor já pensou?

Qualquer coisa disponha.

Abraço

Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Pedro Cabral,

acho que não existe diferença exterior visivel entre um 1300 e um 1600 de dupla admissão, só pelas letras... digo eu. Estou agora a desmontar um 1300 de dupla admissão e é exactamente igual ao 1600 :?

Tirolifo, isso está a andar bem :wink: queres as medidas para quê :?:

se eu fosse novamente fazer este trabalho no chassis, retirava os fundos aproveitava as calhas dos bancos, metia dois fundos de boa qualidade, jacto de areia em tudo e aproveitava e fazia logo a termolacagem a preto meio brilho 8)
(aproveita a espreitar para dentro do tunel a ver se está muito podre)

abraço e bom trabalho

Post Reply