New project Zwitter 1953

ajbbrito

New project Zwitter 1953

Post by ajbbrito »

Olá pessoal!

Estive uns bons anitos desaparecido :)
Isto pq a vida dá muitas voltas e a minha não foi exceção. Deixei de ter qq relíquia VW e por isso deixei de intervir no fórum, mas nem por isso deixei de cá vir dar uma espreitadela de vez em quando.

Entretanto, a vida parece que retomou o bom rumo :) E é aí que começa a minha mais recente história:

Há cerca de 4 ou 5 anos, estava eu (para não varia) entusiasmadíssimo a ver carochas e pãos-de-forma quando tive a informação de que havia um senhor que "em tempos" tinha um corocha com 2 vidros mas que já não sabiam do paradeiro do senhor e q talvez até já tivesse falecido. Pois bem, não descansei enquanto não o encontrei. Andei à procura da vila toda pelo Sr Manuel que tinha um carocha antigo até que lá me foram indicando mais práli mais práqui e dei com o senhor.

Bati à porta e veio-me atender um senhor já um pouco curvado e com idade perto dos 90 anos!!! Juntamente com ele a esposa e filha. Cumprimentei-os e disse ao que vinha "Boa tarde. Olhe ouvi dizer que tem um carocha... ainda o tem?" E a resposta não podia ser mais positiva "Claro! Quer vê-lo?" Fiquei surpreendidíssimo.... nem estava à espera de encontrar o senhor, muito menos que ainda o tivesse!!! Fui numa de "passear", e afinal!!!!...

Lá fui à garagem, espreitei-o e fiquei fascinado!!! Mais fascinado fiquei ao saber que estava disposto a vendê-lo! No entanto começou a falar que em tempos lhe tinham dado uma avultada soma de dinheiro, bla bla bla e foi aí, nesse momento, que o meu entusiasmo esmoreceu... tudo bem que estava a adorar o carro, mas não tinha possibilidade de dar esse valor. O carro aparentava estar em estado bastante razoável, mas mesmo assim, não andava já há uns bons 10 ou 12 anos. Para além disso havia material que tinha de ser substituido e algum (muito) trabalho pela frente.

Fomos ao café e demonstrou ser uma pessoa excecional! Muito culto mesmo! Falamos de muita coisa e de regresso a casa tornamos a falar no assunto... Conversa puxa conversa, lá falamos do preço, mas vim de mãos a abanar para casa. Não podia dar aquele valor que pediu.

Entretanto nao me saiu da ideia o carocha... Cheguei a lá ir algumas vezes e aí já era a filha que opinava mais que os pais. O pai e a mãe queriam vendê-lo pois estava-se a estragar ano após ano, a filha queria muito dinheiro pelo carro...

Entretanto a coisa complicou-se. Eu queria muito o carro, mas a filha pedia muito pelo carro. Durante estes últimos 4 a 5 anos falamos algumas vezes para saber se tinha vendido o carro, ao que sempre me disse que não. Houve momentos que tinha o negócio quase feito, mas que, à última da hora a filha do Sr Manuel desfazia o negócio pois não concordava com o acordado... até que me cansei... Durante uns tempos não lhe liguei, mas finalmente à cerca de um mês atrás liguei-lhe novamente e anda não tinha vendido o carro. Também não estava muito interessada na venda...

Como este namoro já durava uns bons 4 a 5 anos disse-lhe que se queria vender o carro era desta vez ou nunca mais!!! Foi duro chegar a um valor consensual pois ela achava que tinha uma relíquia que valia ouro. Eu compreendo, pois para quem o tem deve ter estimal tal que dificilmente o venderia, mas para mim foi dificil chegar ao valor que ela pedia... Mas enfim, com um esforço da minha parte e da parte dela lá chegámos a um valor.

Foi então que no passado fim de semana fui novamente ter com a senhora (infelizmente o pai já tinha falecido) e FINALMENTE fiz a compra. Foi um esforço da minha parte a compra, mas que não me arrependo. Na vida há prioridades, e a minha, neste momento era ter um carro que tanto queria, que já o andava a namorar há anos.

Assim, acionei o reboque e finalmente chegou ontem (veio em transporte coletivo). Aqui vão as fotos do big day:

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Por isso, meus amigos, aqui estou eu para apresentar o meu novo projeto, o meu novo sonho, que gostaria que fosse compartilhado com todos vocês.

Este projeto será feito em honra do nome do Sr. Manuel (antigo e único dono do carocha) que tanta estima nutria eu por ele. No seio daqueles 90 e tais anos transbordava cultura e simpatia. Do pouco que privamos senti uma enorme empatia pelo Sr Manuel. Tinha realmente muita consideração estima e até afeto por ele.

Porém não tenho muito know how acerca de restauros, mas até gostaria que este projeto fosse um pouco de todos nós, com a partilha de informações com a ajuda de entre todos, o que, se resume no seu todo, no objetivo da criação deste site do GVW: partilha de experiências, entre-ajuda e companheirismo.

O carro neste momento está nos arredores de Coimbra (estou a trabalhar por cá) e a minha próxima preocupação é pô-lo a trabalhar, senti-lo, respeitá-lo, acarinhá-lo... Por isso, nesta primeira fase estou ansioso por ouvi-lo a trabalhar. Numa fase posterior (ainda nao decidi), ou o mando restaurar numa casa da especialidade, ou o faço eu. Porém a segunda alternativa é mais complicada para quem não tem grande espaço para isso, nem ferramentas nem sequer grande conhecimento na área... Será que lá vou com a vossa ajuda? hmmmm.... :D

Bem, aqui está o meu novo projeto que vou dando conta da sua evolução.

Image

Cumprimentos, Toze Brito

PS- Ah, caro Miguel Brito sabe qual a data do registo da viatura? No documento único diz: 14 Fev. 1953... Quaaaaaase!! :)
É contigo que quero ficar, RN!!! Nunca me hei-de separar de ti! Acredita!
Obrigado Costa, Sr. Costa e grande Matos!

weekie

Re: New project Zwitter 1953

Post by weekie »

História fantástica... Agora é devolver a máquina à estrada... Ao que me pareceu pelas fotos não há necessidade de restauros muito profundos. Parabéns e Boa Sorte

Carlos Basto

Post by Carlos Basto »

Meu caro amigo bem vindo ao seio desta grande família. Gostei de ver as fotos, o carro e não me parece estar muito mau. Estou a fazer também um restauro de um carocha que parecia estar bem pois circulava todas as semanas. Quando começou a ser desmanchado aí sim, foi necessário fazer uma avaliação do material a substituir. Aconselho ir com calma e tentar na zona arranjar alguém que saiba e seja consciente no trabalho. Estou na zona do Porto um pouco longe para lhe dar este apoio com a equipa que está a fazer o restauro do meu que até à data têm sido excelentes. Tudo o que precisar disponha.
Um abraço

Carlos Basto

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

Grande historia...

como sempre..o valor pedido muitas vezes é acrescido do valor sentimental. Quem tem um VW ar pensa que tem ouro nas mãos..

Mas ainda bem que o negocio foi concretizado. Na minha opiniao, e do que consigo ver pelas fotos, é arranjar a mecanica e andar com ele!!!
Image

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

PArabéns pela aquisição!

Os elementos mais raros e caros estão todos aí... principalmente os farois de stop e as setas.
O carro nunca teve piscas à frente, algo que normalmente adicionavam...
Sinceramente, os fundos parecem necessitar de alguns remendos... pequenos... Siceramente, acho que poderias nesta fase inicial arranjar a mossa da frente, tapar os buracos dos fundos, lixar o chassis e pintá-lo por baixo. Uma cera e revisão completa ao motor e travões... depois estrada com ele. Ao longo dos tempos, e conforme a disponibilidade financeira, ias comprando as borrachas e outras peças que necessites e posteriormente partias para a restauração completa, que aparentemente não deverá ser muito complexa, mas que tira sempre o carro da estrada ao longo de meses... :wink:
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

PAULOSIMOES
✘✘✘✘✘

Post by PAULOSIMOES »

Parabens Tozé Brito
fico feliz pelo teu negocio e pelo carinho que mostras pela maquina e pelo antigo dono, tambem sou da opinião que independentemente da reparação que fizeres mecanicamente o carro deve já para a estrada em segurança entretanto podes ir fazendo um apanhado de custos de reparação e de material tudo deve começar com um bom planeamento para que não se pare a meio se estas na zona de Coimbra foi no Espinhal que a minha carrinha foi pintada muito brevemente vais ver resultado da reparação, de momento só te desejo que corra tudo como desejares.

nezz
★★

Post by nezz »

sou da mesma opinião, reparar elementos de segurança, se necessário, uma boa lavagem e polidela na pintura e estrada com ele. se partes já para um restauro (que mais vale ser mesmo um RESTAURO), vai ficar dispendioso.

ao andares com ele também te vais apercebendo de outros problemas que podem não ser detectados. o que o Hugo disse tem todo o fundamento, aos poucos, ir arranjando o material para restauro
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

Surfer

Post by Surfer »

Antes de mais Parabéns!

Ainda bem que o negócio foi até ao fim! :) Não raras as vezes que os carros, por birra dos donos, acabam na sucata vendidos ao kilo. :(

Parece estar "tão" direitinho... está mesmo a pedir uma revisão e estrada com ele!

Força!

Fernando Palmela
★★★

Post by Fernando Palmela »

parabéns, já tive uma historia identica mas foi mais longa, 9 anos.
PARABÉNS
(ô\_!_/ô)

RATO, VW 11 Sedan De Luxe 1,192cm3
30HP
Junho 55
LAVE quando chove E USE
Early bay 4/1971 Camper
Fiat 126 6/1976

FP
Encontro VW todos os 1º domingos do mês 10:00h Marina de Cascais

fan
Site Admin

Post by fan »

Viva,

Parabéns pela concretização do sonho.

Eu estou na Figueira da Foz. Se precisar de alguma coisa ou de ajuda e só apitar.

Abraço
F:A:N:

51reutter
✘✘✘

Post by 51reutter »

Parabéns pela perseverança e pela aquisição de um carro tão especial :wink:

Estamos cá para ajudar.

ajbbrito

Post by ajbbrito »

Bateria nova, gasolina nova, e vruuuuum vruuuuummmm... Já trabalha...

Agora é afiná-lo, travões, segurança e... toca a dar uma voltinha (pequnina pois não tem inspeção!!!) Afastem-se!!! :p

Só não o afinei pois já se cantava o hino de Portugal!! Bora lá portugal!!!! Bora lá meu bolinhas!!!

miguel_f

Post by miguel_f »

Parabéns .......
Agora é ir á inspecção e aproveitar a maquina.
Image
Carocha para sempre

ajbbrito

Já anda!

Post by ajbbrito »

Bom dia pessoal!

Ele já anda!!! E dá pisca :)

Image
Ontem pu-lo a trabalhar, testei os travoes e pareciam estar a travar até mais ou menos! Então aventurei-me numa estrada (onde não passa trânsito - tipo estrada de acesso a umas casas) para não arriscar e aí é q foi sentir o carro a andar... Foi uma voltinha de nem 5 minutos.

As mudanças entravam todas bem, mas já para o final, a 2ª já estava a querer não entrar!!! :) Mas ele está um espetáculo!!! Até trava fixe!!!

Agora, acho que o vou ter de levar a um mecânico que perceba para me fazer revisão (como deve ser) ao carro... Mas por enquanto vou curtindo o meu boguinhas!!! :)
Já comprei óleo especificamente SAE 30 (um da Castrol). No entanto encontrei depois um óleo que vem numa lata altamente, do tipo "retro" classic!!! Já encomendei
Aqui vai foto desse óleo:

Image
Image

(este é 20W50, mas o que encomendei é o SAE 30 original)

Yeaaah!!

HUGO bOSS
Site Admin

Post by HUGO bOSS »

Muito bem! :D
Um abraço do meio do Atlântico

Hugo Pereira

"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"

Post Reply