Aí está a minha máquina (vw 1966)

Post Reply
Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Re: vw

Post by Hong Kong Syndicate »

pt2007 wrote:Olá a todos! Acreditem que este é um tópico que não me apetece nada escrever porque só vou relatar cenas tristes... :(

Problema1: Luz vermelha acesa a frio que se apaga quando acelero e o carro aquece. (Se tiver o carro quente e acender os faróis também se acende)
A vermelha? não terás cruzado o testemunho do oleo com o do dinamo? Verifica antes, porque a dizer que "Se tiver o carro quente e acender os faróis também se acende" faz-me pensar que as ligações estão trocadas
Problema 2: Descontrole da suspensão (Se fosse mais depressa e se fosse em curva duvido que conseguisse controlar o carro)
Amortecedor de direcção?
Problema 3: Com o carro quente as duas luzes acenderam com o carro em andamento e depois desligavam-se quando acelerava
Deve ser do dínamo que carregue mal, e isto pode ter varias causas: correia laça, reguladora avariado, dínamo sujo, etc. Controlar
A outra, é provavelmente devido a valva de by pass do circuito do óleo a se abrir e a passar no radiador o que provoca uma pequena falha de pressão, detectada pelo sensor. Teste rápido: liga o motor e lança. Deixa rodar uns minutos e desliga. E logo a seguir volta a ligar sem lançar. O testemunho de pressão vai se ascender e tem de se apagar logo a seguir. Se não o fizer tens um probleme de pressão e logo de lubrificação

Problema 4: Duas pingas de óleo provenientes de uma zona desconhecida (até agora)
Problema 5: Roda traseira "a ferver"
Se partimos da logica de que tudo esta novo, afinar os calços, devera ser o suficiente
Now I have a machine gun HO-HO-HO

pt2007

vw

Post by pt2007 »

@Hong Kong Syndicate
A vermelha? não terás cruzado o testemunho do oleo com o do dinamo? Verifica antes, porque a dizer que "Se tiver o carro quente e acender os faróis também se acende" faz-me pensar que as ligações estão trocadas

A luz que acende é a do lado esquerdo e é vermelha no manual diz que é a do dínamo. Essa fica ligada até o carro aquecer depois desliga-se mas se ligar os farois também se liga!

O que é isso do amortecedor de direcção? Não tem nada a ver com a suspensão? Como se pode reparar isso? Fica caro?
Só não percebo como o carro passou na inspecção assim...

@
A outra, é provavelmente devido a valva de by pass do circuito do óleo a se abrir e a passar no radiador o que provoca uma pequena falha de pressão, detectada pelo sensor. Teste rápido: liga o motor e lança. Deixa rodar uns minutos e desliga. E logo a seguir volta a ligar sem lançar. O testemunho de pressão vai se ascender e tem de se apagar logo a seguir. Se não o fizer tens um problema de pressão e logo de lubrificação

Desculpa-me a minha ignorância mas o que queres dizer com "liga o motor e lança." o que é o lançar?

Mais tarde fui la ja com o carro frio e coloquei-o a trabalhar, pegou bem e apenas a luz do dínamo estava acesa a luz do óleo estava apagada...Tou à nora!!!

Eduardo Pinela
✘✘✘✘

Post by Eduardo Pinela »

O HKS tem um problema com a traduçao dos seus termos em Frances. Eu ás vezes tambem so sei em inglês.

Acho que ele se refere a acelarar quando das á chave o motor, e a não acelerar. Tenta com o motor quente.
Plastic cars sucks!

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Ok amanha já vejo isso...e quanto ao amortecedor da direcção será a suspensão da frente?

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

1) "No problem"

A luz do dínamo deve estar acesa sempre que o carro está em ralenti, apenas apaga quando se acelera. Serve para indicar quando o dínamo está a carregar. Carrega o dínamo quando apaga, não carrega quando acende.

2) É mesmo descontrole da suspensão, ou folga do volante e caixa de direcção? Por vezes pode confundir...

Se for suspensão: um amortecedor solto? Barra estabilizadora partida ou solta? Borrachas danificadas?

3) Desafinação geral do motor? Platinados certos, velas certas, ponto de ignição certo?

4) Azar... É normal...
Pela posição, talvez fuga ligeira nos tubos das varetas, lo lado das cabeças ou do cárter. Limpar antes da IPO, e meter um cartão por baixo na garagem, para não sujar o chão.

5) Roda traseira a ferver: bombito estragado e preso, afinação incorrecta dos calços, defeito na montagem ou afinação da ponta do cabo do travão de mão. Afinar apenas, ou desmontar e rever.
Pode ser uma polie "curta" porque rectificada, e que dá afinação diferente à esquerda e à direita, impedindo o bom funcionamento. Comprar nova... Mas um par!

6) Moral final: sem stress... Um carro antigo é sempre um carro velho, e há sempre algo a corrigir. Faz parte da natureza e é preciso ir devagar. Pouco e pouco tudo irá ao sítio.
Conselho extra: não contar detalhes a senhoras (mulher, namorada, esposa, mãe, prima, amante, etc), senão começam logo com a "alergia" e a dizer "eu bem te dizia! Deixa-te de carros velhos! Isso é só problemas e despesas! Compra um carro a sério!"

Homem que é Homem, tem carro velho e com problemas! :wink:
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Boas! Hoje levei o carro à oficina fiz aquilo de ligar e desligar e a luz do óleo desligava-se logo após o carro começar a trabalhar. Portanto apenas liga quando o motor está quente. Isso poderá ser de que? O mecânico até me disse que era normal estes carros acenderem a luz de óleo ao relantim quando estavam muito quentes...isso é verdade?
O óleo que lhe colocou foi castrol gtx 20W40

Vamos ver se identificamos a fuga de óleo...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Re: vw

A luz que acende é a do lado esquerdo e é vermelha no manual diz que é a do dínamo. Essa fica ligada até o carro aquecer depois desliga-se mas se ligar os farois também se liga!
Ok, entendi e fiz confusão :/ A luz vermelha a esquerda é bem do dínamo e esta luz se ascende quando a tensão fornecida/ gerida pelo dínamo fica muita abaixo. A isto pode haver vários motivos: correia laça, e tens então de a verificar e corrigir se necessário, correia a escorregar não agarrar na roldana, induzido sujo/oxidado, regulador um pouco velho. São umas pistas.

Pt2007 wrote:O que é isso do amortecedor de direcção? Não tem nada a ver com a suspensão? Como se pode reparar isso? Fica caro?
Só não percebo como o carro passou na inspecção assim...
O amortecedor de direcção é um amortecedor fixo na canga e que consegues ver debaixo do teu deposito de gasolina. Se estiver velho é trocar, e barato. Agora outra coisa, no carro ja foi feito o alinhamento? Como sempre sem ver o carro e o conduzir só se pode se dar palpites. Que sentes exactamente? Roda a saltar? Carros descontrolado? Parado consegues fazer rodar muito o volante sem influencia nas rodas? Ao rodar a coluna faz barulho?
Pt2007 wrote:Desculpa-me a minha ignorância mas o que queres dizer com "liga o motor e lança." o que é o lançar?
Com disse o Eduardo, pensar em francês e falar em português não resulta la muito bem :mrgreen:
Faz o seguinte: mete o contacto, seja circuito do carro sobe tensão. Ai tem de se ascender as duas lâmpada (a vermelha e o verde), e depois lança o motor de arranque para fazer rodar o motor até este pegar. A luz vermelha tem de se apagar de imediato (ralenti as 9000RPM +/-), ou no pior dos caso se apagar se estiveres a acelerar suavemente, a luz verde ela tem de se apagar após uns curtos segundo, isto o tempo do circuito de lubrificação ficar sobe pressão. Deixa assim um a dois minutos, nada deve se ascender.
Desliga (mete o carro fora tensão) e deixa o motor para por completo. Uma vez parado, liga de novo o contacto, até as luz se ascender. A vermelha vai ficar acesa, enquanto a verde tem de se apagar quase logo a seguir por que o motor ainda tem o circuito de óleo sobre pressão, se estiver boa o sensor a detecta. Se a lâmpada ficar acesa tem um problema de queda de pressão e logo de lubrificação

Pt2007 wrote:Mais tarde fui la ja com o carro frio e coloquei-o a trabalhar, pegou bem e apenas a luz do dínamo estava acesa a luz do óleo estava apagada...Tou à nora!!!
Então diverte-te : )

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Quanto à suspensão a direcção foi alinhada e o carro passou na inspecção o problema apenas surge quando passo por buracos a roda continua a saltar descontroladamente e a direcção treme bastante. Mas vira bem e não faz barulho nenhum a virar apenas se descontrola se passar por socalcos. Vou tentar verificar o estado do amortecedor fixo. Quanto à luz do óleo já experimentei e ela desliga-se logo após o carro começar a trabalhar...apenas se acendeu ontem quando o carro estava quente.

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Ascende e desliga logo a seguir?

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Exacto acende mas desliga logo de seguida... Hoje quando fiz o teste aconteceu isso. depois saí e a luz não acendeu.O que posso concluir?

apenas acendeu naquele dia com o carro quente...

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Caso o problema da suspensão seja o amortecedor da direcção tenho de tirar o depósito de gasolina para fora? Ou é possível aceder ao mesmo sem o retirar?
Alguém pode colocar uma foto e dizer-me um valor aproximado desse material?

nezz
★★

Post by nezz »

o problema da suspensão é só de um dos lados ou em ambas as rodas?
[center]not all those who wander are lost - J.R.R. Tolkien[/center]
[center]Image[/center]

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Só me aconteceu do lado direito, mas também ainda não testei do lado esquerdo para ver o que acontecia...

Hong Kong Syndicate
✘✘✘✘✘

Penso que podes controlar o amortecedor de direcção sem tirar o deposito, mas sera mais simples por cima mesmo.
Agora em relação a roda, troca a roda de direita pela esquerda, ver se é um problema de roda/ pneu e se assim o problema muda de lado. Aos poucos vai se encontrar, e que pode ser tantas coisas.

pt2007

vw

Post by pt2007 »

Da roda penso que já está resolvido era o cabo de travão de mão que estava a prender. Já vai levar um cabo novo e em principio deve ficar resolvido... o resto tem que se ver com mais calma!!

Post Reply