Vitorinos Seguros - "Seguramente o seu parceiro"
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Boas
Sem querer entrar em tendências comerciais, ofertas, companhias e condições, lembro que os sócios do VW Ar Clube de Portugal, tem à sua disposição ( mais de 10 anos ) um seguro para os seus VW´s com as seguintes condições:
- Prémio anual de € 50,0 + € 15,0 para ocupantes, assitência em viagem 0 kms, capital de € 1.250.000,0 sem limite de utilização.
Lembro ainda que estes seguros são efectuados via clube, dispondo este de arquivos fotograficos dos segurados/sócios/VW´s.
Para os mais preocupados em caso de acidente e consequente protecção do seu património, convido a visitarem a galeria de certificações do mesmo clube, com respectivo atestado de conformidade, documento que se tem revelado bastante util em tribunal.
Saudações refrigeradas a ar.
JLIMA
www.vwarclubeportugal.com
Sem querer entrar em tendências comerciais, ofertas, companhias e condições, lembro que os sócios do VW Ar Clube de Portugal, tem à sua disposição ( mais de 10 anos ) um seguro para os seus VW´s com as seguintes condições:
- Prémio anual de € 50,0 + € 15,0 para ocupantes, assitência em viagem 0 kms, capital de € 1.250.000,0 sem limite de utilização.
Lembro ainda que estes seguros são efectuados via clube, dispondo este de arquivos fotograficos dos segurados/sócios/VW´s.
Para os mais preocupados em caso de acidente e consequente protecção do seu património, convido a visitarem a galeria de certificações do mesmo clube, com respectivo atestado de conformidade, documento que se tem revelado bastante util em tribunal.
Saudações refrigeradas a ar.
JLIMA
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- Miguel Brito
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o JLima chamou a atenção a mais um detalhe importante: independentemente do seguro, a existência de um Certificado, um documento oficial atestando a qualidade e valor do carro é algo importante.
Em Portugal, actualmente há três meios de obter isso:
- O primeiro, e apenas para o nosso caso de VW, é o Certificado de Conformidade, passado após sucesso em vistoria própria, pelo VW Ar Clube de Portugal, com sede em Viana do Castelo. Os detalhes encontram-se em http://vwarclubeportugal.com/cert_informacoes.htm, importante e merecendoa nossa melhor atenção.
- Outra possibilidade é fazer uma vistoria para atribuição do Certificado de Veículo Histórico, para certificar do interesse patrimonial do veículo. Permite aos proprietários "serem detentores de um certificado de qualidade como veículo clássico ou clássico desportivo." conforme se pode ver no site http://www.acp.pt/index.php?MIT=3627&te ... 0,,,,,1704,
- A terceira via é obter o mesmo certificado através do CPAA- Clube Português de Automóveis Antigos (http://cpaa.no.sapo.pt/), mais especificamente em http://cpaa.no.sapo.pt/cpaa_com-tec_vist.html, onde se refere que "Os veículos matriculados depois de 1 de Janeiro de 1960, podem também ser homologados pelo clube, após prévia certificação em qualquer I.P.O. oficial. " Caso em que recai a maioria dos vw's clássicos.
Em Portugal, actualmente há três meios de obter isso:
- O primeiro, e apenas para o nosso caso de VW, é o Certificado de Conformidade, passado após sucesso em vistoria própria, pelo VW Ar Clube de Portugal, com sede em Viana do Castelo. Os detalhes encontram-se em http://vwarclubeportugal.com/cert_informacoes.htm, importante e merecendoa nossa melhor atenção.
- Outra possibilidade é fazer uma vistoria para atribuição do Certificado de Veículo Histórico, para certificar do interesse patrimonial do veículo. Permite aos proprietários "serem detentores de um certificado de qualidade como veículo clássico ou clássico desportivo." conforme se pode ver no site http://www.acp.pt/index.php?MIT=3627&te ... 0,,,,,1704,
- A terceira via é obter o mesmo certificado através do CPAA- Clube Português de Automóveis Antigos (http://cpaa.no.sapo.pt/), mais especificamente em http://cpaa.no.sapo.pt/cpaa_com-tec_vist.html, onde se refere que "Os veículos matriculados depois de 1 de Janeiro de 1960, podem também ser homologados pelo clube, após prévia certificação em qualquer I.P.O. oficial. " Caso em que recai a maioria dos vw's clássicos.
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"
- Miguel Brito
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Na sequência deste assunto, e ainda em relação aos carros com seguros acp-clássicos da Liberty não estarem cobertos nas provas do próprio acp-clássicos, recomendo vivamente a leitura destes posts de um outro fórum:
http://p086.ezboard.com/Ateno--Seguro-A ... D=46.topic
Note-se bem:
Os carros segurados no ACP-Clássicos não têm seguros válidos entre eles.
http://p086.ezboard.com/Ateno--Seguro-A ... D=46.topic
Note-se bem:
Os carros segurados no ACP-Clássicos não têm seguros válidos entre eles.
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- Miguel Brito
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Sim, visto a quota do ACP-Clássicos ser um extra para aderir à secção/departamento/clube de clássicos.
Mas a quota do ACP dá-me muito jeito: descontos no dentista, na papelaria Fernandes, em restaurantes, etc. Quase que os descontos ao longo do ano pagam a quota.
E já usei os serviços de desempanagem. Muito eficazes, simpáticos e competentes. Seja para carochas, ou carros actuais, o atendimento é sempre excelente.
Mas a quota do ACP dá-me muito jeito: descontos no dentista, na papelaria Fernandes, em restaurantes, etc. Quase que os descontos ao longo do ano pagam a quota.
E já usei os serviços de desempanagem. Muito eficazes, simpáticos e competentes. Seja para carochas, ou carros actuais, o atendimento é sempre excelente.
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eu sempre tive seguros normais baratos, pois o meu pai é profissional no ramo da saude e esta vinculado á AMA.como filho tambem tenho direito á seguradora. a carrinha tem seguro de 150 euros, mas tenho de ter mais algum carro que ande no quotidiano.
entretanto se eu quiser um seguro do vitorino, tenho de ter mais algum carro segurado ou posso ter o meu independente?
entretanto se eu quiser um seguro do vitorino, tenho de ter mais algum carro segurado ou posso ter o meu independente?
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Boas
Ainda no seguimento deste tema, não nos podemos esquecer que o preço estará sempre ligado ao um conjunto de oberturas e/ou serviços contratados. Não podemos simplesmente dizer que este ou aquele seguro não cobre "nada", se depois não estamos dispostos a contratar (comprar) determinadas coberturas.
Efectivamente a maioria dos seguros ditos "clássicos" cumprem o minimo exigido por lei, o que do meu ponto de vista vai de encontro à utilização que nos todos damos ao nosso clássico, no entanto, se valorizarmos outras coberturas, não será melhor abrir os cordões à bolsa ?
Por ultimo, e em igualdade de circunstâncias, claramente sou de opinoão que deveremos contratar a nossa cobertura junto de um clube, que possa vir a testar a realidade dos nossis carros, seja conhecedor e representativo face ao entendimento das companhias em caso de sinistro.
Saudações VW Ar
Jlima
Ainda no seguimento deste tema, não nos podemos esquecer que o preço estará sempre ligado ao um conjunto de oberturas e/ou serviços contratados. Não podemos simplesmente dizer que este ou aquele seguro não cobre "nada", se depois não estamos dispostos a contratar (comprar) determinadas coberturas.
Efectivamente a maioria dos seguros ditos "clássicos" cumprem o minimo exigido por lei, o que do meu ponto de vista vai de encontro à utilização que nos todos damos ao nosso clássico, no entanto, se valorizarmos outras coberturas, não será melhor abrir os cordões à bolsa ?
Por ultimo, e em igualdade de circunstâncias, claramente sou de opinoão que deveremos contratar a nossa cobertura junto de um clube, que possa vir a testar a realidade dos nossis carros, seja conhecedor e representativo face ao entendimento das companhias em caso de sinistro.
Saudações VW Ar
Jlima
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E eu continua com a mesma pergunta: e os alterados? Como se proteger a si e aos outros quando andamos em veículos com especificações foram do molde de origem... Por exemplo, andar com o Judson é no fundo 100% ilegal, mesmo de que o VW Ar Clube tenha dito que o carro esta como de época... Como se passara se tiveres um acidente responsável com o Judson a soprar atrás? Que garantia te traz o documento do VW Ar Clube (não estou a duvidar do Clube, mas a recear da atitude do seguro caso acontece algum precato) As seguradoras estão quase sempre prontas a evocar a mínima falha para invalidar os contracto...
Haverá a possibilidade de conseguir um seguro “particular” que tenha a ver com alterados com um uso assimilado a um clássico?
Haverá a possibilidade de conseguir um seguro “particular” que tenha a ver com alterados com um uso assimilado a um clássico?
- Miguel Brito
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Ainda há outra opção de seguros: disfarçados de mulher, até porque é Carnaval, e assim contratarem seguros mais baratos...
http://www.sheilaswheels.com/index.jsp?ref=SWMB01
http://www.sheilaswheels.com/index.jsp?ref=SWMB01
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Boas
Vou tentar ajudar.
Qualquer alteração às caracteristicas de origem aos nossos VW´s, não constantes das fichas de homologação e aceites pela DGV, correm por conta e risco dos seus proprietários.
No que toca à eventual cobertura em danos próprios ( chamado contra todos os riscos ) dos nossos VW´s e eventuais alterações/extras, essa cobertura ficará sempre dependente da aceitação por parte da Companhia, o que em caso afirmativo ( o que eu dúvido ) levará a que a mesma tenha que assumir/pagar as coberturas contratualizadas.
Relativamente ao seguro obrigatório de responsabilidade civil contra terceiros, essa questão não se põe, uma vez que o mesmo se aplica apenas nos danos causados a terceiros.
Deste modo, se queremos salvaguardar o nosso património e as benfeitorias efectuadas no mesmo, aconselho a documentarem ( fotos, orçamentos, facturas/recibos ) tais investimentos, que e em caso de tribunal atesta o "valor" real dos nossos Clássicos e não o valor comercial dos mesmos, o que poderá vir a ajudar em caso de sinistro causado por terceiros.
Saudações VW Ar
JLIMA
Vou tentar ajudar.
Qualquer alteração às caracteristicas de origem aos nossos VW´s, não constantes das fichas de homologação e aceites pela DGV, correm por conta e risco dos seus proprietários.
No que toca à eventual cobertura em danos próprios ( chamado contra todos os riscos ) dos nossos VW´s e eventuais alterações/extras, essa cobertura ficará sempre dependente da aceitação por parte da Companhia, o que em caso afirmativo ( o que eu dúvido ) levará a que a mesma tenha que assumir/pagar as coberturas contratualizadas.
Relativamente ao seguro obrigatório de responsabilidade civil contra terceiros, essa questão não se põe, uma vez que o mesmo se aplica apenas nos danos causados a terceiros.
Deste modo, se queremos salvaguardar o nosso património e as benfeitorias efectuadas no mesmo, aconselho a documentarem ( fotos, orçamentos, facturas/recibos ) tais investimentos, que e em caso de tribunal atesta o "valor" real dos nossos Clássicos e não o valor comercial dos mesmos, o que poderá vir a ajudar em caso de sinistro causado por terceiros.
Saudações VW Ar
JLIMA
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- Joined: 24 Jan 2007 13:52
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Todos colocaram informação esclarecedora e importante.
Só mais uma ainda:
a questão da PROVA DO REAL VALOR DO CLÁSSICO, só se coloca perante uma situação de PERDA TOTAL, quando a reparação é definitivamente impossível de levar a cabo.
Aqui o certificado, facturas de peças, mão de obra, serão determinantes para a correcta fixação do valor de indemnização.
Quando a REPARAÇÃO é possível, a seguradora é obrigada a repôr o bem, conforme estava antes do sinistro, seja qual fôr o valor das peças, mão de obra, etc.
Este é o princípio que tem de ser observado.
E infelizmente é o mesmo princípio que a maioria das seguradoras tenta, a todo o custo, infringir.
A argumentação que o valor da reparação é superior ao valor comercial do veículo, rende-lhes milhões de EUR porque muitas pessoas, por desconhecimento, boa fé, falta de correcto aconselhamento dos agentes, por receio de recorrerem a acções judiciais, acabam por aceitar os valores ridículos de indemnização que lhes são propostos.
Há uns anos atrás, no meu 1303 S, a seguradora do veículo que me bateu não aceitava o orçamento de reparação. Argumentava que o valor comercial não justificava a reparação. Exigi-a sob pena de intentar uma acção judicial, pelo que aceitaram. Novo problema. Queriam que comprasse pára choques traseiro, tampa de mala, os dois farolins, tudo de concorrência e não colocasse a borracha do pára choques !!!
Desbloqueei a situação com nova carta ao departamento jurídico comunicando que, definitivamente, ia intentar a acção judicial.
Só mais uma ainda:
a questão da PROVA DO REAL VALOR DO CLÁSSICO, só se coloca perante uma situação de PERDA TOTAL, quando a reparação é definitivamente impossível de levar a cabo.
Aqui o certificado, facturas de peças, mão de obra, serão determinantes para a correcta fixação do valor de indemnização.
Quando a REPARAÇÃO é possível, a seguradora é obrigada a repôr o bem, conforme estava antes do sinistro, seja qual fôr o valor das peças, mão de obra, etc.
Este é o princípio que tem de ser observado.
E infelizmente é o mesmo princípio que a maioria das seguradoras tenta, a todo o custo, infringir.
A argumentação que o valor da reparação é superior ao valor comercial do veículo, rende-lhes milhões de EUR porque muitas pessoas, por desconhecimento, boa fé, falta de correcto aconselhamento dos agentes, por receio de recorrerem a acções judiciais, acabam por aceitar os valores ridículos de indemnização que lhes são propostos.
Há uns anos atrás, no meu 1303 S, a seguradora do veículo que me bateu não aceitava o orçamento de reparação. Argumentava que o valor comercial não justificava a reparação. Exigi-a sob pena de intentar uma acção judicial, pelo que aceitaram. Novo problema. Queriam que comprasse pára choques traseiro, tampa de mala, os dois farolins, tudo de concorrência e não colocasse a borracha do pára choques !!!
Desbloqueei a situação com nova carta ao departamento jurídico comunicando que, definitivamente, ia intentar a acção judicial.
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Já agora, onde é que poderemos encontrar legislação sobre essa obrigatoriedade das companhias, Kastenwagen? Já tivemos cá na Madeira umas duas ou três situações dessas e as companhias dizem sempre: "E onde está isso escrito?"... 

Um abraço do meio do Atlântico
Hugo Pereira
"Tens o carro do ano?
Eu tenho o Carro do Século"
""Patina" my ass, that's rust!"
Hugo Pereira
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- Joined: 24 Jan 2007 13:52
- Location: Porto
Está na Lei, no Código Civil e é um princípio fundamental.
Jurídicamente é importantíssimo precisamente para, em sede judicial, determinar que quem estiver obrigado a reparar um dano, deve reconstituir a situação que existiria, se não tivesse ocorrido o facto que obriga à indemnização.
É evidente que este princípio tem de ser interpretado e aplicado aos casos concretos, para isso é que há os juristas.
É tambem evidente que no Código Civil, não vem descrito o caso concreto das seguradoras, letra por letra, daí a razão dos funcionários das seguradoras perguntarem onde está escrito...
E muito menos esse princípio vem descrito nas letras minusculas dos contratos de seguros...
Mas se o lesado informar a seguradora que vai intentar a acção judicial, esta sabe muito bem que a decisão será desfavorável.
Jurídicamente é importantíssimo precisamente para, em sede judicial, determinar que quem estiver obrigado a reparar um dano, deve reconstituir a situação que existiria, se não tivesse ocorrido o facto que obriga à indemnização.
É evidente que este princípio tem de ser interpretado e aplicado aos casos concretos, para isso é que há os juristas.
É tambem evidente que no Código Civil, não vem descrito o caso concreto das seguradoras, letra por letra, daí a razão dos funcionários das seguradoras perguntarem onde está escrito...
E muito menos esse princípio vem descrito nas letras minusculas dos contratos de seguros...
Mas se o lesado informar a seguradora que vai intentar a acção judicial, esta sabe muito bem que a decisão será desfavorável.
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- Joined: 24 Jan 2007 19:17
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