Fernando Laidley- Raid Africa em 1955 numa split

MarcoVW61
✘✘✘✘

Re: Volta a africa em carocha

Post by MarcoVW61 »

type82e wrote:tambem tenho uma revista( Grande Reportagem), de á uns anos atraz, isto se a memoria não me falha, em casa com um artigo julgo, Volta a africa em carocha, o tal Oval, vou procurar
Correcto.

Essa "Grande Reportagem" de Maio de 1999 com toda a aventura com o VW Carocha Oval por África intitulada " Vida de Aventuras", é referida no prólogo do livro " África Desaparecida"...

Se fôr possível colocares todo o artigo cá seria fantástico!

Pois essa reportagem não tenho. :roll: :wink:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Miguel Brito wrote:Então somos vários... Também tenho uma colecção de filatelia, com alguns selos do tempo de D. Carlos e tudo...

Excelentes indicações, Marco!
Muito bem!

Também tenho de D. Carlos, "V Reis".

Mas tem cuidado pois existem falsos! Muito bem feitos... :wink:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

surfistaprateado wrote:e eu tenho uma moeda de 1735 hehehehehe !!! :shock:
A moeda mais antiga que possuo, é do 2º Quartel do séc XXVII. ( 1689 ).

Tenho outras de D. José I, D. Maria II até moedas em prata do Império Britânico...

" 2 SOUS " - Moeda em ouro, de origem Francesa - originária da actual Guiana Francesa, que tem como capital Cayenne, na América do Sul. Mas que circulou na Madeira ( como no resto do país...) com valor correspondente em moeda nacional.

Era prática comum "alterar" moedas de outros Reinos, mediante um " carimbo" oficial, atribuíndo-lhe um novo valor de circulação em território Nacional.

Esta moeda é fruto dessa situação.

Entre muitos exemplos que ocorreram...

Mas continuo defensor das colecções "criadas" por nós e não fruto de compra por " atacado" como sei que acontece...Assim sei, que cada moeda foi oferta de tal amigo, ou que esta foi nesta data, etc etc

Isso para mim é que dá sentido e carisma à Minha colecção...

A mais curiosa, é a moeda comemorativa do casamento do Príncipe Carlos e Diana Spencer, tem vindo a valorizar muito, em especial após a infeliz morte de Diana. Foi-me oferecida por um primo que vive na Ádrica-do-Sul.

Bem, se houvesse tempo para tanto que queria organizar...

:roll: :wink:
Last edited by MarcoVW61 on 06 Oct 2007 19:36, edited 1 time in total.

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Alguém tem moedas de 2,50 Esc que me queiram oferecer? :lol:

Em especial de 1974.

Quem não chora...

Abraço :lol: :lol: :lol: :lol:

gazin

rei das coleccoes!!!!!!!!!!!!!lol

Post by gazin »

amigos falando em coleccionismo eu sou o mais fanatico........

tenho mais de 15000 moedas,2500 chavenas com marca de cafe,3500 pacotes de acucar,500 e tal postais.....e mais outras pequeninas.se alguem coleccionar algum destes itens,e quiser trocar..agradeco.

Correcção do crioulo HI5. Vou começar a ser mais seco e acima de 5 ou 6 palavras na dita lingua, vou passar a limpar os posts ao completo!.

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Amigo Gazin e restante malta " coleccionista" vamos abrir um novo tópico sobre coleccionismo? :wink:

Antes de algum moderador nos "puxar" as orelhas? ;) :lol: :lol:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

Miguel Brito wrote:Então somos vários... Também tenho uma colecção de filatelia, com alguns selos do tempo de D. Carlos e tudo...

Excelentes indicações, Marco!
" nã " tem de quê! :wink: :lol:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

surfistaprateado wrote:e eu tenho uma moeda de 1735 hehehehehe !!! :shock:
Muito interessante! :wink:

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

@ Nirvana

Temos de trocar umas ideias, aqui em casa também existe o gosto pelo coleccionismo..
A de filatelia está parada há cerca de 10 anos (por culpa dos emails), enquanto que a de numismática está actualizada.
Mais recentemente (4/5 anos), começamos a de pacotes de açucar.

Ainda não tive coragem de fazer um inventário com tudo :oops:[/quote]

Excelente! :wink:

Tenho um amigo em Aveiro, ex-colega que também faz colecção de pacotes de açucar, vejo que está na "moda" este tipo de colecção.

E deve ser interessante ao fim de uns anos, verificar a proveniência de todos... :wink:

Nirvana
✘✘✘✘✘

Post by Nirvana »

(toiga, fan & HKS.. este é o ultimo post deslocado do tema)

Hoje em dia os pacotes de açúcar estão em voga, porém o meu pai começou essa colecção por motivos de saúde, não pode pôr açúcar no café.

De modo a ajudar, quando encontro algum fora do vulgar, peço um exemplar para guardar :wink:

É uma colecção "despreocupada", e tem sempre a sua piada.. a nossa já conta com duas grandes caixas de "pão-de-ló" cheias de pacotes de açucar :lol:

Alguns sites (que também vou colocar no tópico sobre coleccionismos):
http://www.clupac.com/
http://www.pakotes.com/
http://www.pacotinhos.net/
http://www.pacotesdeacucar.com/
http://www.acucaraves.com/
Ditado VW: Devagar que tenho pressa

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Voltando ao tema inicial, Fernando Laidley: http://sic.sapo.pt/online/noticias/sic+ ... aidley.htm

O primeiro programa: Fernando Laidley

Laidley foi primeiro português a conseguir concretizar a volta inteira a África, em automóvel. Corria o ano de 1955 e, num “carocha” em segunda mão, a aventura arriscada durou quase um ano. A atravessar desertos, rios sem ponte, picadas intransitáveis na época das chuvas.

O autor da ideia escrevia todas as semanas uma crónica num jornal, e a expedição era seguida em Portugal, e nas então colónias portuguesas, como um folhetim.

Depois do sucesso deste empreendimento, muitos outros se seguiram. Num deles, o aventureiro trouxe para Lisboa um leão bebé, que ficou a viver no telhado do prédio durante dois anos, com vista para a selva urbana.

A história da vida com o leão em Lisboa e de todas as expedições realizadas estão bem documentadas por gravações feitas pelo viajante, numa câmara de 16 mm.

São imagens de uma África que já não existe e que se recuperam neste programa como preciosidades encontradas num baú.

----------
Já repararam no nome do mais recente inscrito no fórum? O nome é Carlos Laidley...
Até já estou arrepiado. Será familiar? Tomara que sim!
"Um carocha por dia, dá vigor e alegria!"

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Outra referência essencial: o livro "África Desaparecida".

http://www.criticaliteraria.com/9725644581

Descrição da editora

África Desaparecida: Não me lembro do dia em que ocorreu a ideia de que as viagens do Fernando Laidley em África podiam ser hoje um manual ilustrado do que era África há quase meio século. Lembro-me apenas que a ideia deste livro começou a germinar a partir de conversas com amigos que, como eu, têm uma grande paixão por África. Todas as pessoas a quem contei a história do Fernando Laidley ficaram espantadas com a proeza deste português de ascendência britânica. Fernando Laidley conseguiu, em condições rudimentares, ser o primeiro homem a contornar a África de automóvel e o primeiro a fazer a ligação automóvel entre Luanda, a antiga Lourenço Marques e Bissau. Este feito, só por si digno de referência histórica, permitiu-lhe reunir um riquíssimo espólio fotográfico sobre África.

Miguel Brito
✘✘✘✘✘

Post by Miguel Brito »

Quando quiserem irritar-se com alguém, dêem um par de estalos a esta patricia joyce!

http://www.leitura.gulbenkian.pt/index. ... 0&print=no

Madames a lerem livros de homens, é no que dá...

MarcoVW61
✘✘✘✘

Post by MarcoVW61 »

...Em relação ao meu " post ", onde faço referência à jornalista da SIC-N,responsável pelo programa " Alice no País dos Viajantes " , permitam-me a correcção no seu nome:

TERESA Conceição e não Fernanda Conceição...

:wink:

Não quero baptizá-la novamente! :wink:
Não que não desejasse, pois a dita Jornalista até é muito gira! :wink: :roll: :lol:

Ricardo Serpa

Post by Ricardo Serpa »

Tenho o "Roteiro Africano" e "Uma Aventura na Asia"

Em edições originais de 195...

Remetem-nos para outro tempo, cuidado com as opiniões politicas, são altamente pro-regime pré-cravos.

Há 20 anos estive com o Sr Fernando Laidley em casa dele com outros associados do então Volkswagen Clube de Portugal.

O carocha pelo que nos foi contado na altura:

Partiu 3 vezes o motor durante a viagem.
Foi refeito em Marrocos para chegar com bom aspecto a Portugal.
Após ter passado ao estado civil foi vendido como usado na época a alguem que nem sonharia as aventuras por que passou.

Nos anos 70 um dia o autor numa sessão de cinema na ilha Terceira nos Açores antes do filme passaram um documentario sobre as aventuras dele quando apareceu uma foto do carro alguem se levantou da assistencia e disse que era o seu carro.....

Bom o Vw ar clube teve em tempos edições originais oferecidas pelo autor para gerar fundos para o clube agora imagino que já estejam todas vendidas.

Procurem no amazon e nos alfarebistas que encontram.

Um abraço

Ricardo Serpa
VW ar para amar Mercedes para andar
CF Carro Formidável viewtopic.php?t=81
Amarelo Espampanante viewtopic.php?t=3044
Daily Drive Mercedes 200E 1994

Post Reply