Ideias e Truques para o modelismo

JP.Herbie.53

Re: Ideias e Truques para o modelismo

Post by JP.Herbie.53 »

Caro amigo Pedro Cabral. Estive um pouco ocupado mas agora já lhe posso responder para me ajudar se possível. Bom, eu costume fazer da seguinte maneira: (com modelos de plastico,os tais ditos maquettes) :roll:
Primeiro lixo com lixa media para poder tirar o brilho e regularizar a carroçaria. Depois é com lixa fina (lixa de agua) para retirar qualquer riscos. Pronto, dá parte de lixagem é só o que faço. :roll:
Depois vem a parte de aparelho (vá experimentei com e sem, a coisa é quase igual). Ao princípio ficava com a carroçaria com pele de laranja :? , e verifiquei que era má limpeza da carroçaria e resolvi ( :oops: acho que era :oops: ). Claro com o aparelho fica melhor. Depois deixo secar de um dia para o outro (sim, isto é um jogo de paciência).
A tinta: Costume comprar numa loja especializada em tintas para autos (de verdade). É bom visto que pinto da mesma core que o original (penso eu que é melhor)
A tinta é de marca Bernardo Ecenarro e é feita na altura. Já experimentei Dupli-color; Titan, mas o resultado é igual. Não consigo o tal brilho e até já experimentei por laca/verniz por cima, é igual …. :cry:
Isto não é fácil, mas não é fácil mesmo….. :cry:
Eu gostava de aprender para poder usufruir da beleza dos modelos. :shock:
Depois logo explico como pinto os pormenores e com que tinta para ver se estou a fazer o correcto. Muito, muito obrigado a quem queira-me ajudar.
Grande abraço
João Paula :mrgreen:
Um CAROCHA não é um carro nem um transporte mas sim uma GRANDE DOENÇA.........FIXE . JP.

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Um CAROCHA não é um carro nem um transporte mas sim uma GRANDE DOENÇA.........FIXE . JP.

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Sr JP Herbie53

Desculpe ainda não ter dado resposta às suas questões, mas ando em época de frequências.
Logo que possa respondo-lhe.

Mais uma vez as minhas desculpas

Abraço
Pedro Cabral
Vendo Volante para VW, restaurado e pintado de branco.
Preço: 110€ Negociáveis.

Rúben Marcelo
✘✘

Post by Rúben Marcelo »

Fartas-te de estudar Pedro... eu bem vejo... lol

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Boa Noite

Sr JP Herbie53

Eu começo por lixar a carroçaria, com lixa 2000 de água, chega perfeitamente, passo o x-acto, nas linhas da carroçaria para realçar as mesmas. Em relação ao primário, dou-lhe uma demão rápida(de modo a que ainda se note a cor do plástico), depois leva mais duas demão sendo a ultima mais molhada que as outras.
Pinte a carroçaria, e deixe secar bem (eu costumo montar sempre pelo menos 2 kits ao mesmo tempo, ah e começe sempre pela carroçaria). Com o verniz a mesma coisa a primeira muito ao de leve, depois espera uns 15min, leva a segunda mais molhada, deixa secar para aí 1 dia e meio, (se for necessario corrigir algum defeito, despolir a carroçaria toda com lixa de água das mais finas que tiver).
Tem estufa para secar os kits? É que secar os kits cá fora, da uso a que as pinturas fiquem bassas, quer seja verão ou inverno, no tempo que está agora ainda pior por causa das humidades. Aconselho o a fazer uma estufa, com lampadas para aquecer, e uma ventoinha de pc para extrair as particulas(eu já fiz várias). Em relação as tintas não vejo que o problemas seja daí. Eu uso tintas de varias marcas, e as pinturas saem bem. Já me aconteceu tintas acrílicas da mesma marca e reagirem, por exemplo tinta de base, com o verniz final. Quando isto acontece, o melhor é retirar a tinta, com óleo dos travões.
Qualquer dúvida disponha

Boas pinturas

Abraço

Pedro Cabral

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

Boas Pedro

Disculpa de só te responder agora :oops: mas estive num curso e misturado com trabalho e compromissos não sobrava muito tempo, porque o reste dele era para a mulher e os pequenotes , não pode faltar nem 1 minute…. :wink:
:shock: Bom agora sim chamaste-me a atenção . :shock:
Já tinha visto estufas em revista mas são caras. Tens alguma maneira caseira de fazer uma estufa ????? tou de OLHOS abertos, vá diz diz . Isto das maquettes é um mundo espectáculo que eu adore mas estou a começar (a cerca de 2 anos e em modelos de plástico). É pena não haver mais informação e se perguntamos nas lojas (que são poucas) alguma informação ,não nos vendem a loja inteira porque não trazemos nenhum semi-reboque.
Bom espero que me possas ajudar para poder experimentar.
Outra coisa… Como é que pintas o interior ,pormenores de forma a não aparecer riscos desagradáveis aos olhos…
Já tentei com pinceis x.p.t.o. mas fica na mesma e se meto a tinta mais diluida não fica ,como é logico, com a tonalidade desejavel.
:oops: to ma sentir mesmo burro :oops: . Mas gostaria de aprender
Obrigado a todos.
Abraço ,João Paula :mrgreen:

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

Ha , é verdade . Esqueci-me de dizer .
A minha bancada de pintura (não é estufa) ,é uma caixa de pizza familhar da pizzahut :lol: :lol: :lol: :lol:
É muita boa ,visto mão cag..r de tinta o resto dos moveis da garagem..... :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraço

VW1303s

Post by VW1303s »

Boas. Eu tenho um modelo de um Ferrari Enzo, que o meu irmão me deu no Natal. Já andei a procurar e não encontrei nada ( colas, tintas e etc.) Primeiro queria saber onde aqui no Grande Porto comprar isso. Segundo como se deve pintar, com tinta e pincel ou com spray (o carro é de plástico).
As imagens:
-Os cromados:
Image
Image.

-Os "vidros":
Image

-O carro:
Image

-O livro:
Image
Image

-As peças:
Image

Se precisarem de alguma foto digam.

Cumprimentos e Obrigado,
Mauro Ferreira

"Quem poder sentir a graça que o velho mosteiro esconde,
não tem bem que melhor faça,
É ISTO VILA DO CONDE!"

Ventura do Paço, meu avô.

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Boa Noite

JPHerbie53

Experimente fazer uma estufa e seguir os passos que eu lhe indiquei que vai ver que as coisas vão parecer outras :D .
Já fiz 3 estufas, depois à medida que evoluimos, começamos a ser mais exigentes, e o que temos já não nos serve.
Para começar, faria assim: Comprava umas daquelas caixas grandes de plásticos, que se costumam usar para guardar sapatos e coisas assim, pode ser dos 300, ou dos chineses.Depois coloque uma lampada (ou duas :D ), lá dentro. Isto é o mais básico (a minha 1a foi assim que fiz, e deu grandes resultados), depois começei por querer mais espaço e então lá fiz uma grande em madeira, com uma porta e tudo....
esta que tenho neste momento, fiz uma estrutura de ferro e chapa, com uma porta e um trinco, com o chão de pedra(daquelas tijoleiras que se metem nos fornos de cozer pão, que servem para manter a temperatura), depois arranjei uma fonte de alimentação de um pc, e coloquei uma ventoinha, para extrair partículas, e duas lampâdas, posso dizer que é um autentico forno...
A minha base para pintar são latas vazias de tinta, para mim é o ideal, acabo de pintar e vão logo para estufa.
Os vernizes secam num instante, já para não falar que as húmidades lá não entram.
Em relação aos interiores, não percebi ao que se queria referir, pf explique-me melhor para eu o poder ajudar.

Qualquer coisa disponha

Abraço

Pedro Cabral

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

Boa tarde Pedro.

Espectáculo essa da estufa :shock: :shock: . Mas a lâmpada como é que deve ser???? Eu tenho aquelas lâmpadas vermelhas de dar aquecimentos aos animas recém-nascidos (pintos, porcos da índia, hamster). Será que são essas lâmpadas???
:lol: Eu tenho que experimentar essa técnica da estufa, já estou em pulgas :lol: . Em relação aos pormenores dos interiores, não são muitos importantes, mas é que não consigo, com um pincel, deixar as pinturas lisas…, como os pormenores das portas, volante.
Diz-me ,em pormenor, como devo construir a estufa que eu já fico feliz. E vou logo faze-la, a pois…. :wink:
Grande abraço Pedro

SplitBusFan
✘✘✘✘

Post by SplitBusFan »

excelente tópico, ando há dez anos para acabar um projecto destes por causa dum problema de pintura provocado pela ausência de uma estufa dessas.

rolando lima
✘✘✘✘

Post by rolando lima »

Boas !
já que estamos a falar de modelismo, eu tenho um mercedes a gasolina, na escala de ???? (mais tarde vou ver) novo, apenas o meti a trabalhar durante mais ou menos 15 minutos, e nunca mais andou. está parado há anos.
se por acaso alguem estiver interessado nele, eu vendo por um preço barato. está completo com ferramentas nescessárias para trabalhar.
Um abraço.

Homem que nunca errou, foi pessoa que nunca trabalhou.
Uma injecção é outra história!!

Pedro 1300

Post by Pedro 1300 »

Boa Tarde
Para os demais interessados, aqui fica o link, com o tópico, que eu me guiei para fazer as minhas estufas. Como eu já disse depois o pessoal começa a achar que aquela estufa já não serve e toca de fazer outra com mais upgrades.

JPHerbie53, eu uso lampadas normais, não lhe posso dizer nada em relação a essas, mas devem ser muito boas para o efeito.

Qualquer coisa disponham

Abraço

Pedro Cabral

O link: http://www.automodelista.org/viewtopic.php?f=6&t=4894

JP.Herbie.53

Post by JP.Herbie.53 »

Boas Pedro

Grande cite ,este que deste....
Muito bom ,mas tem um pequeno problema .É que já fiz compras no Deborla :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora tenho que montar e experimentar ...
Mais uma vez ,MUITO obrigado Pedro :wink:
Depois digo como ficou ,em relação aos interiors já podes me ajudar nos permenores :shock:

Obrigado
João paula :mrgreen:

RicardoV
✘✘

Post by RicardoV »

JP.Herbie.53 wrote:Boas Pedro

Grande cite ,este que deste....
Muito bom ,mas tem um pequeno problema .É que já fiz compras no Deborla :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora tenho que montar e experimentar ...
Mais uma vez ,MUITO obrigado Pedro :wink:
Depois digo como ficou ,em relação aos interiors já podes me ajudar nos permenores :shock:

Obrigado
João paula :mrgreen:
HeHe... Só aqui um pequeno aparte e um pouquinho de publicidade para subir o ego...

O automodelista.org é um dos grandes fóruns de modelismo estático (viaturas civis), quanto mais por eu ser o fundador do forum (cof cof ..e ainda admin).
Image

Post Reply